Qual tema de decoração é perfeito para sua casa?

Qual tema de decoração é perfeito para sua casa? Você já se perguntou isso? Pois bem! Quando você está decorando sua casa, seja ela um único cômodo ou toda a sua casa, ater-se a um tema específico pode parecer assustador.

Mas, para um visual bonito e bem montado, é importante escolher um tema de decoração para sua casa.

Compreender temas diferentes pode ser um pouco confuso. Contemporâneo e de meados do século, boho e eclético, minimalista e moderno – podem parecer muito semelhantes, mas há muitas diferenças.

Para tornar mais fácil para você, desconstruímos 8 temas de decoração de tendência com seus elementos. Vá em frente e decore sua casa para obter o visual desejado!

Tema de decoração nº 1: vitoriano

O estilo vitoriano é considerado um dos mais elegantes e está na moda há muito tempo. O tema vitoriano é atemporal. Inclui muitas opções de cores e padrões.

Obter a aparência:

  • Comece pintando suas paredes em cores suaves (rosa pálido, lavanda, azul, etc.) Faça uma parede sua parede de destaque, adicionando um papel de parede floral em cores claras.
  • Use tapetes de design complexo e cortinas que vão até o chão.
  • Outra maneira fácil de obter a aparência vitoriana é adicionando elementos de decoração em madeira entalhada, como espelhos, relógios de parede e molduras. Adicionar vasos com flores em cristal ou metálico tornará sua decoração mais elegante.
  • Para os retoques finais, nada grita mais vitoriano do que lustres, candelabros e luminárias de cerâmica com abajures florais. Adicione luzes quentes em todos os cantos e você terá uma bela casa com temática vitoriana!

Tema de decoração nº 2: marroquino

Este tema tem muita influência árabe e europeia com cores vivas e belos padrões. Embora o foco deste tema seja mais no lado arquitetônico, é fácil conseguir esse visual adicionando apenas alguns elementos de decoração.

Obter a aparência:

  • O esquema de cores deste tema não é muito rígido. Azul é a cor mais comumente usada neste tema. Você pode usar cores suaves e brilhantes.
  • O tema marroquino envolve o uso de acessórios de decoração de grande destaque, como vasos, lâmpadas marroquinas, potes, etc.
  • Use placas decorativas e grandes espelhos como decoração de parede.
  • Na hora de usar tecidos (cortinas, estofados, lençóis, almofadas, etc.), misture cores e estampas.
  • Pufes de couro e grandes sofás em forma de L irão completar este visual.

 Tema de decoração nº 3: indiano

O tema indiano contemporâneo envolve cores, estampas, motivos e texturas. Este tema é muito flexível e inclina-se muito para o artesanato e as estampas e padrões tradicionais.

Obter a aparência:

  • A primeira coisa a fazer é ser generoso no uso de cores. As cores mais utilizadas neste tema são tons de vermelho, rosa, laranja e amarelo.
  • Adicione plantas em todos os cantos de sua casa. De preferência, use vasos de barro para as plantas. Grandes espelhos com moldura de madeira e molduras para fotos serão ótimos acessórios para este tema. Se você é um fã de obras de arte, adicionar arte tribal ou folclórica dará um toque especial à sua decoração de interiores.
  • Use tecidos naturais com blocos de mão ou estampas ikat. Você pode até mergulhar na grande variedade de tecidos estampados à mão que estão disponíveis em diferentes estados da Índia e escolher o seu favorito.
  • Para completar o visual, adicione lâmpadas artesanais, tapetes, acessórios de decoração, etc.

 Tema de decoração nº 4: Contemporâneo

O tema contemporâneo pode ser um pouco difícil de entender por causa de sua natureza em constante evolução. Para simplificar, o contemporâneo nada mais é do que a tendência atual, mas não é tão rigoroso quanto o tema da decoração moderna. Este tema é sobre linhas elegantes e tons neutros.

Obter a aparência:

  • Se você quiser escolher cores para este tema de decoração, é melhor manter cores neutras como bege, branco e cinza e adicionar um toque de cor usando elementos de decoração.
  • Você pode criar uma parede de galeria usando um estilo monocromático com molduras simples. Adicionar acessórios como luminárias, lâmpadas, mesas e cadeiras em formas geométricas dará um visual mais contemporâneo.
  • Brinque com os padrões em capas de almofadas, travesseiros e mantas e mantenha a cor de base neutra.
  • Não se esqueça de adicionar peças de decoração de destaque, como vasos, suportes para livros, etc.

 Tema de decoração nº 5: minimalista

O conceito de minimalismo se tornou muito popular ao longo dos anos. Espaços negativos, simplicidade, itens funcionais e linhas simples – isso é o que você precisa ter em mente se estiver planejando escolher um tema de decoração minimalista.

Obter a aparência:

  • Use tons suaves para pintar suas paredes. A melhor coisa a fazer é aderir a um esquema de cores do mesmo matiz para trazer alguma dimensão.
  • Escolha seus elementos de decoração e móveis com muito cuidado. Certifique-se de que cada item é funcional ou multifuncional, simples e tem linhas limpas.
  • Deixe a luz natural entrar. Isso ilumina o espaço imediatamente e emite uma vibração positiva.
  • Quando se trata de minimalismo, menos é mais.

Tema de decoração nº 6: Boêmio

O tema da decoração boêmio é popular entre a geração do milênio. É divertido e fácil, sem regras rígidas e definidas que precisam ser seguidas. Se tivéssemos que descrever o tema boêmio em três palavras, seria um espírito livre, colorido e pessoal.

Obter a aparência:

  • Comece pintando suas paredes na cor que desejar. Você pode até usar decalques de parede, papéis de parede ou pintar uma mandala para criar uma parede de destaque.
  • Ir verde! Use muitas plantas e suculentas para trazer o aspecto da natureza ao tema boêmio.
  • Faça camadas de seus tecidos e use diferentes texturas para criar alguma profundidade. Um monte de almofadas e um cobertor aconchegante em seu sofá resolverão o problema. Misture e combine estampas e padrões. Isso dá ao tema uma beleza caótica!
  • Cubra o chão com tapetes bonitos e use cortinas transparentes fluidas que vão até o chão. Preencha cada espaço e personalize-o com suas peças de decoração favoritas que você possa ter colecionado durante sua viagem ou visitas ao mercado de pulgas.
  • Adicionar elementos de decoração e iluminação, como velas perfumadas, luzes de fada, apanhadores de sonhos e macramê, irá unir o visual.

Tema de decoração nº 7: Eclético

Este tema ainda não é muito comum ou popular. É futurista, inesperado, ousado e único – basicamente, uma mistura descolada de diferentes estilos e épocas. Uso de formas únicas, cores ousadas, móveis e decoração descoordenados é o que torna um tema de decoração eclético!

Obter a aparência:

  • Assim como o tema boêmio, você pode pintar suas paredes em qualquer cor sólida que desejar, de branco e preto a rosa neon. Literalmente, qualquer cor! Opte por luminárias, lâmpadas e acessórios que tenham um formato único. Adicione pops de cores usando elementos de decoração.
  • Você pode até pintar seus móveis, bancadas e tampos de mesa para combinar com seu esquema de cores.
  • Ao decorar sua casa usando este tema específico, adicione peças de decoração únicas e inesperadas. Você pode fazer DIY uma arte abstrata de parede, usar uma escada como espaço de armazenamento, adicionar cestas coloridas como gavetas em uma prateleira. Deixe sua criatividade fluir!

 Tema de decoração nº 8: Industrial

O tema da decoração industrial tem uma vibe muito crua e vintage. Esse visual geralmente tem canos, vigas e painéis expostos, paredes de tijolo ou concreto, piso de madeira ou concreto e elementos simples de decoração vintage. Os materiais primários usados ​​para alcançar este tema são geralmente madeira, metal e couro.

Obter a aparência:

  • O esquema de cores é muito neutro, principalmente com tons de cinza. Você pode dar às suas paredes um acabamento áspero com uma cor cinza-cimento.
  • Use luminárias de metal, lâmpadas e elementos decorativos. Para uma aparência industrial clássica, use lâmpadas de filamento.
  • Use tecidos pesados ​​em tons de marrom, cinza ou preto. Cores sólidas, listras e padrões simples são o que combina melhor com este tema.
  • Adicione elementos de decoração simples que tenham uma aparência vintage ou robusta. Uma regra simples a seguir se você quiser esse visual é não esconder falhas ou arestas.

Relacionado:

10 dicas para decorar seu apartamento alugado

Igreja abandonada é transformada em um loft incrível

Bárbara Frâncio
Designer de interiores e redatora apaixonada por meus pets. Colaboradora ativa do ideiadecorar.com.

#pets #decor
Publicado em:
30 de setembro de 2021