8 regras de decoração para organizar os móveis

Aqui está um guia simples com 8 regras de decoração para organizar os móveis enquanto arruma o seu ambiente:

Organizar os móveis da casa é a decisão mais desconcertante, embora muito importante, no que diz respeito ao design da casa. Estética pessoal, layout, espaço, design de móveis – há muitas coisas a se considerar ao fazer a colocação dos móveis. A maneira como você organiza os móveis pode fazer ou destruir toda a aparência de um cômodo.

A reorganização dos móveis existentes é uma forma de não exigir que você compre coisas ou móveis novos para tornar sua casa mais alegre e convidativa. Você certamente não precisa ser um designer de interiores para fazer isso. No entanto, requer algum planejamento e raciocínio básicos.

8 regras de decoração para organizar os móveis:

  1. A medição é a chave!

Comece medindo sua área útil, bem como as dimensões de seus móveis. Isso o salvará da dor de mover peças pesadas repetidas vezes. Planeje o espaço do chão de acordo com as medidas. Você pode fazer isso em um pedaço de papel milimetrado ou criá-lo em algum programa de computador. Se estiver fazendo em um papel quadriculado, faça os arranjos de prática com os recortes de papel, em vez de mover fisicamente os móveis. Nada mais decepcionante e cansativo do que descobrir que o novo sofá, que acaba de ser entregue para a sua sala, é grande demais para o canto planejado.

8 regras de decoração para organizar os móveis:

  1. Comece com um ponto focal

Cada cômodo da sua casa precisa de um ponto focal. Decida primeiro o ponto focal, uma vez que o resto da mobília deve ser colocado ao redor dele. Por exemplo, uma mesa de jantar pode ser o ponto focal da sala de jantar e a sala de estar pode ter uma televisão como ponto focal. Esses são apenas alguns elementos que fazem a maior declaração em uma sala e atuam como uma âncora.

8 regras de decoração para organizar os móveis:

  1. Deixe fluir

Você consegue ver um caminho claro de uma porta para outra na sala? É fácil para você entrar e sair da área de estar da sala? Estas são algumas questões que precisam ser atendidas ao mapear a sala. Deve haver pelo menos 60 a 90 centímetros de espaço entre as peças pesadas, como sofás e camas, para tornar o quarto ainda mais convidativo. Também uma boa dica é liberar as entradas da sala para torná-la mais espaçosa.

8 regras de decoração para organizar os móveis:

  1. Defina as áreas

A etapa mais importante ao decidir como organizar os móveis em diferentes cômodos e cantos de sua casa é estabelecer a finalidade de cada cômodo. Pode ser para reuniões íntimas, como assistir TV ou sessões de jogos com seus amigos, que podem exigir um local confortável para assistir. Se for para entreter grandes multidões, você pode precisar garantir que cada assento tenha uma mesa ao seu alcance (de preferência com o braço) para que seus convidados não tenham que se levantar toda vez que quiserem colocar sua bebida. Use algumas mesas laterais para esse fim.

8 regras de decoração para organizar os móveis:

  1. Zonas de conversa

Pode ser muito desconfortável ter conversas em salas extragrandes. Certifique-se de não deixar espaço extra indesejado entre dois assentos ao colocar seus móveis. Tente manter o espaço com menos de 2,10 a 2,5 metros. Isso permitirá que as pessoas tenham uma conversa tranquila sem a necessidade de gritar do outro lado da sala. Se houver uma sala alongada, tente ter dois pontos de conversa, mantendo o segundo ponto mais simples do que o primeiro.

8 regras de decoração para organizar os móveis:

  1. Amplie seu tapete

Se você quer que seu ambiente pareça maior e luxuoso, não se esqueça de colocar tapetes grandes sob os móveis grandes. Certifique-se de que a área de estar tem um tapete por baixo para dar uma aparência aconchegante e íntima. Isso dá a ilusão de um espaço maior e também suaviza todo o visual da sua casa.

8 regras de decoração para organizar os móveis:

  1. Simetria e equilíbrio

Encontrar o equilíbrio certo é muito importante quando você reorganiza os móveis ou coloca outros novos em salas diferentes. O posicionamento correto de diferentes tipos, formas e tamanhos de móveis é extremamente crítico. Se não for feito direito, seu ambiente pode acabar parecendo muito bagunçado e gasto. Certifique-se de que os móveis agrupados não apenas se complementam, mas também são funcionais.

8 regras de decoração para organizar os móveis:

  1. Por último, mas não menos importante, experimente!

Depois de fazer todo o arranjo, se você ainda sentir que precisa adicionar mais algumas peças novas para completar a aparência de seus móveis antigos reorganizados – invista sempre em peças chaves que vão durar por muitos anos.

Relacionado:

Ideias para decoração de sala de estar e jantar

Ônibus de dois andares é transformado em casa dos sonhos

Bárbara Frâncio
Designer de interiores e redatora apaixonada por meus pets. Colaboradora ativa do ideiadecorar.com.

#pets #decor
Publicado em:
29 de setembro de 2021