Aqui estão 17 plantas para se ter no banheiro que funcionarão bem nesse ambiente:
Mesmo que haja bastante ar quente e úmido durante a hora do banho, o quarto pode ficar muito mais frio quando deixado vazio por horas, especialmente à noite. Essas grandes flutuações de temperatura não são ideais para muitas plantas.
Nem todas as plantas têm alta umidade: as suculentas preferem condições mais secas e apodrecem se mantidas constantemente úmidas; sempre-vivas e semelhantes podem desenvolver oídio em alta umidade.
Muitos banheiros têm baixos níveis de luz solar, se é que têm janelas. Não desista se for esse o caso da sua casa de banho. Lâmpadas fluorescentes fornecem muita luz em comprimentos de onda que as plantas podem usar.
Esses três fatores – pouca luz, alta umidade e variações de temperatura – precisam ser considerados ao escolher plantas para um banheiro.
17 plantas para se ter no banheiro:
Asparagus densiflorus (Aspargo pluma ou Aspargo rabo de gato)
Essa espécie de samambaia adora a umidade de um banheiro. Ele se sai bem com luz moderada ou forte, então um ponto perto de uma janela é o melhor. Os aspargos podem parecer macios ao toque, mas os caules têm espinhos, portanto, tome cuidado. Pode crescer até 60 centímetros de altura, mas com galhos que podem se espalhar lateralmente por até 1,80 metro.
AVISO: Esta planta é altamente tóxica – mantenha longe de animais de estimação e crianças pequenas.
Variedades de cores: folhagem verde pálida
Exposição ao sol: luz artificial brilhante ou luz solar de janela.
Necessidades do solo: vaso bem drenado
17 plantas para se ter no banheiro:
Bambu
Cultivar bambu em recipientes é uma boa maneira de controlar as plantas, que podem crescer invasivamente quando plantadas no jardim. Mas, mesmo confinados em contêineres, as plantas de bambu podem ficar grandes, exigindo replantio a cada ano. As variedades aglomeradas precisarão de replantio com menos frequência do que aquelas que funcionam. Alimente o bambu com um fertilizante diluído com alto teor de nitrogênio semanalmente durante a estação de crescimento, reduzindo para mensalmente no inverno.
Variedades de cor: Folhagem verde pálida a escura; formulários variados disponíveis
Exposição ao sol: precisa de seis horas de luz solar diariamente
Necessidades do solo: prefere o envasamento arenoso, mas tolera a maioria das misturas de solo para envasamento
17 plantas para se ter no banheiro:
Begônia
Muitos tipos de begônias crescem bem em recipientes e gostam do calor e da umidade de uma prateleira de banheiro. Em particular, as begônias rex, com sua folhagem vistosa, crescem bem dentro de casa. Begônias gostam de condições úmidas, mas não de solo alagado, o que pode causar apodrecimento das raízes. Begônias apreciadas por suas flores precisam de um ponto de luz no banheiro, com um pouco de luz direta do sol matinal.
Variedades de cores: folhagem verde-clara, verde-escura, bronze ou variegada. Algumas variedades são cultivadas para belas flores, enquanto outras se concentram na folhagem.
Exposição ao sol: Para a floração, um pouco de luz solar direta; para folhagem, luz filtrada brilhante.
Necessidades do solo: Begônias se dão melhor em misturas de envasamento de uso geral.
17 plantas para se ter no banheiro:
Bromélias (vários gêneros)
Bromélias são espécimes incomuns, elas prontamente produzem flores duradouras em locais onde a maioria das plantas domésticas não floresce. As bromélias florescem com flores amarelas, rosa ou vermelhas no inverno, e as flores duram várias semanas. As bromélias incluem vários gêneros de plantas diferentes e dezenas de espécies, muitas das quais são epífitas (extraindo umidade do ar em vez de do solo). São ideais para se aquecer na umidade do banheiro, mas também precisam de boa circulação de ar. Alimente-os com um fertilizante de orquídea. (Embora não sejam orquídeas, precisam do mesmo tipo de nutrientes.)
Variedades de cores: as bromélias têm folhagem verde escura e flores rosas ou vermelhas.
Exposição ao sol: A luz indireta é melhor, eles toleram algumas horas de luz solar direta todos os dias, mas não os coloque sob o sol quente da tarde: pode queimar as folhas.
Necessidades do solo: Depende do gênero e da espécie; geralmente se dão bem em uma mistura de envasamento suculenta.
17 plantas para se ter no banheiro:
Planta de ferro fundido (Aspidistra elatior)
Chamada de planta de ferro fundido porque é muito difícil de matar, a Aspidistra elatior é uma excelente planta de casa de baixa manutenção. Uma planta tropical que cresce de 2 a 3 metros de altura, esta é uma das raras plantas caseiras que tolera a sombra. As variedades variegadas precisam de mais luz do que os espécimes verdes sólidos. Também não requer muita umidade, o que o torna bom para banheiros de hóspedes que não são usados com frequência.
Variedades de cor: Folhagem verde-médio; raramente flores quando cultivadas como planta de casa
Exposição ao Sol: Baixa, luz indireta; tolera sombra total
Necessidades do solo: mistura de envasamento turfosa e bem drenada
17 plantas para se ter no banheiro:
Sempre verde (Aglaonema)
Poucas plantas são tão complacentes e adaptáveis como as sempre verde, compreendendo cerca de 20 espécies dentro do gênero Aglaonema. Essas plantas perenes tropicais de folhas grandes prosperarão mesmo se você se esquecer de regá-las e alimentá-las. Embora adorem umidade, também toleram o ar seco, desde que você os mantenha longe de correntes de ar frio, que podem danificar as folhas. Eles crescem de 25 a 1,2 metros de altura, dependendo da variedade; algumas têm variegação cinza-esverdeada e até rosa.
Variedades de cores: Verde escuro; algumas variedades são variadas
Exposição ao Sol: Baixa, luz indireta; não gosta de nenhum sol direto
Necessidades do solo: mistura de envasamento rica e bem drenada
17 plantas para se ter no banheiro:
Cróton
Você encontrará plantas cróton em uma variedade de folhagens coloridas. Essas sempre-vivas tropicais de folha larga crescem lentamente, mas podem chegar a 1,80 m de altura e 1,20 m de largura, portanto, certifique-se de ter espaço para uma. Os crótons precisam de luz, mas indireta, e de muita umidade, embora não gostem de ficar em solo úmido. Espere até que os cinco centímetros superiores do solo estejam secos antes de regar. Reduza a rega no final do outono e no inverno.
Variedades de cores: verde ou combinações de amarelo, rosa, laranja, vermelho, bronze, roxo e verde
Exposição ao sol: luz brilhante e indireta
Necessidades do solo: mistura de envasamento bem drenada e húmida
17 plantas para se ter no banheiro:
Comigo-ninguém-pode
Comigo-ninguém-pode, também conhecidas pelo nome botânico de dieffenbachia, se dão melhor com o mínimo de cuidado. As plantas devem ser regadas quando o solo parecer seco (observe alguns centímetros abaixo da superfície). Vai precisar de mais luz durante os curtos dias de inverno e luz salpicada no verão. Gire sua muda todo mês, para que ela cresça uniformemente em todos os lados. Essas plantas podem crescer vários metros de altura.
Variedades de cores: combinações de folhagem verde e amarela / branca
Exposição ao sol: luz brilhante e indireta
Necessidades do solo: mistura de envasamento solta e de drenagem rápida
17 plantas para se ter no banheiro:
Samambaias (vários gêneros)
As samambaias são uma família única de plantas que amam a sombra que se reproduzem por meio de esporos, em vez de flores e sementes. Muitas samambaias são ótimas plantas domésticas. A maioria consegue lidar com as flutuações de temperatura em um banheiro, e eles adoram a umidade. Alguns podem até ser cultivados perto do chuveiro, onde são regularmente encharcados. Algumas samambaias recomendadas para o banheiro incluem samambaia de Boston, avenca, samambaia de ninho de pássaro e samambaia de botão.
Variedades de cores: verde claro a escuro, dependendo da espécie
Exposição ao sol: depende da espécie
Necessidades do solo: depende da espécie; mais prosperam em uma mistura de envasamento úmido e bem drenado
17 plantas para se ter no banheiro:
Gardênia
As gardênias mais frequentemente cultivadas como plantas de interior são gardênias jasminoides. Essas sempre-vivas tropicais de folha larga não são particularmente fáceis de cultivar dentro de casa, uma vez que respondem mal a correntes de ar frio ou rajadas repentinas de calor, mas podem funcionar bem nas condições úmidas de um banheiro, desde que recebam luz forte o suficiente. Estas podem ser plantas grandes, crescendo até 1,80 metro de altura, mas podem ser mantidas menores com podas frequentes. Alimente com um fertilizante ácido.
Variedades de cor: Folhas verdes escuras; flores brancas
Exposição ao sol: precisa de seis a oito horas de luz solar para flores
Necessidades do solo: mistura de envasamento bem drenada, rica em turfa, prefere solo ácido
17 plantas para se ter no banheiro:
Orquídeas (família Orchidaceae, vários gêneros)
As plantas conhecidas como orquídeas compreendem centenas de espécies em dezenas de gêneros da família de plantas Orchidaceae. Muitas orquídeas são ideais para banheiros que não ficam muito frios. Algumas espécies são plantadas no solo, enquanto outras são epífitas (plantas aéreas) que absorvem a umidade do ar. As orquídeas podem florescer por semanas e, como são plantas pequenas, você pode agrupar várias para dar um show. Alguns preferem luz moderada; outros precisam de luz forte.
Variedades de cores: rosa, vermelho, roxo, branco, dependendo da variedade
Exposição ao sol: depende da variedade, mas precisa de luz para florescer
Necessidades do solo: depende do tipo, mas geralmente é uma mistura de casca projetada para orquídeas
17 plantas para se ter no banheiro:
Lírio da paz
Os lírios da paz são plantas elegantes que requerem cuidados mínimos. Eles se dão melhor com a rega regular e apreciam a umidade no banheiro. Não permita que o solo permaneça seco por longos períodos de tempo. Os lírios da paz se dão bem com luz limitada; no entanto, se sua planta não estiver florescendo, ela pode precisar de um local um pouco mais claro. Ao alimentar, use uma mistura de fertilizante muito diluída.
Variedades de cores: Folhagem verde brilhante; flores brancas
Exposição ao sol: luz brilhante e filtrada
Necessidades do solo: mistura de envasamento bem drenada
17 plantas para se ter no banheiro:
Imbé (Philodendron)
Os filodendros são plantas verdadeiramente tropicais que adoram as condições do banheiro. Existem variedades que trepam ou trilham com caules de até 6 metros de comprimento, e outras que crescem em pé até vários metros. Ambos os tipos são relativamente fáceis de cultivar. Se você regar esta planta muito ou pouco, a planta irá informá-lo, deixando cair suas folhas. Prefere solo sempre úmido. Os filodendros precisam de luz indireta brilhante; muita sombra torna os caules finos.
Variedades de cores: Folhagem verde-escura; alguns cultivares têm folhas variegadas
Exposição ao sol: luz brilhante e indireta
Necessidades do solo: mistura de envasamento à base de solo
17 plantas para se ter no banheiro:
Jiboia (Epipremnum aureum)
Muito semelhante à variedade de folhas do coração de Philodendron, a jiboia é uma planta quase indestrutível. Cresce como videiras compridas e pode começar a ficar esguio à medida que se alonga. Plantas com caules de 2 a 3 metros de comprimento são comuns. Regue sempre que o solo parecer seco. A jiboia irá prosperar com pouca luz ou luz brilhante indireta. Nota: Todas as partes desta planta são venenosas se ingeridas.
Variedades de cores: folhagem verde à amarelo marmorizado
Exposição ao sol: luz forte a sombra quase total
Necessidades do solo: mistura turfosa para envasamento
17 plantas para se ter no banheiro:
Espada-de-são-jorge
As espada-de-são-jorge são plantas de crescimento fácil que são uma boa alternativa às plantas suspensas. Dependendo da variedade, as plantas maduras podem variar de 0.20 a 1,2 metros de altura. Se as folhas começarem a se abrir, segure-as juntas com um barbante para mantê-las crescendo em pé. As espadas-de-sã0-jorge preferem luz forte, mas podem lidar com condições menos do que ideais. As variedades variegadas precisam de mais luz, ou podem voltar a ser totalmente verdes. As plantas em vasos são frequentemente movidas para locais com sombra ao ar livre no verão. Regue quando os 5 centímetros superiores do solo estiverem secos.
Variedades de cores: Folhas verdes profundas com listras verde-acinzentadas
Exposição ao sol: luz brilhante e quente; evite luz solar direta
17 plantas para se ter no banheiro:
Clorofito ou gravatinha e paulistinha. (Chlorophytum comosum)
As clorofitos gostam de crescer em locais apertados, então não use um recipiente muito maior do que a raiz. Eles formam pequenas plântulas ao longo de seu perímetro que podem ser cortadas e cultivadas por conta própria assim que as raízes forem formadas. Essas plantas pouco exigentes podem lidar com a luz forte, mas as folhas queimam em pleno sol. Eles preferem temperaturas relativamente frias (mas não frias). Geralmente crescem 60 centímetros de largura e 60 a 90 centímetros de comprimento em recipientes.
Variedades de cores: folhagem verde, às vezes listrada de branco
Exposição ao sol: luz solar brilhante e indireta
Necessidades do solo: mistura de envasamento solta e de drenagem rápida
17 plantas para se ter no banheiro:
Ficus benjamina
Se você tem espaço para uma pequena árvore, esta é uma bela planta para enfeitar seu banheiro. No entanto, ele não gosta de mudanças bruscas de temperatura. As correntes de ar frio podem fazer com que as folhas caiam, mas ele deve se recuperar. Embora goste de umidade, o ficus não gosta de ser regado em excesso e ficar em solo úmido. Espere para regar até que os primeiros centímetros do solo pareçam secos. Ficus preferem luz indireta brilhante e precisam de mais luz dentro de casa do que quando cultivados fora.
Variedades de cor: Folhas verdes brilhantes; algumas variedades são variadas
Exposição ao Sol: Luz brilhante; gosta de um pouco de luz solar quando cultivado em ambientes fechados
Necessidades do solo: mistura de envasamento rica e de drenagem rápida
Considere o tipo de banheiro
As plantas para banheiros são frequentemente escolhidas com o pressuposto de que precisam tolerar condições de umidade.
No entanto, a umidade constante está realmente presente apenas nos banheiros primários ou familiares, onde o chuveiro ou a banheira são usados com frequência.
Em um banheiro de hóspedes ou lavabo, as condições podem ser relativamente secas na maior parte do tempo, além de ser mais escuro do que em um banheiro familiar.
Certifique-se de considerar a natureza do banheiro e escolher plantas que sejam adequadas a essas condições. As plantas para um banheiro de hóspedes precisam ter uma boa tolerância para condições mais secas e escuras.
.
As plantinhas são grandes responsáveis por trazer um clima de lar e aconchego bem como dar uma sofisticada na decoração de um ambiente, além desses benefícios as plantas acalmam, deixam os ambientes mais frescos e claro, melhoram a qualidade do ar. Quer ter mais plantinhas em casa além do banheiro? Veja 10 plantas fáceis para cultivar dentro de casa.