Decoração de apartamento pequeno

10 coisas que ninguém lhe conta sobre a decoração de um apartamento pequeno

Decoração de apartamento pequeno: Os apartamentos pequenos têm suas vantagens – aluguel mais baixo, muitas vezes uma proximidade com áreas movimentadas do centro da cidade e um certo charme aconchegante insubstituível. Isto é, se você souber decorar.

Um equívoco que muitas vezes as pessoas caem ao decorar apartamentos pequenos é que todo o foco deve estar na funcionalidade, e não no design. Esse sentimento não poderia estar mais longe da verdade. Seu apartamento pode ter pouco espaço, mas isso não significa que tenha que ter pouco estilo.

Em vez disso, encontrar o equilíbrio certo entre os dois é extremamente importante para criar um espaço no qual você se sinta confortável em um futuro próximo. Você precisa se concentrar em encher sua casa com itens que atendam às suas necessidades, ao mesmo tempo em que destaca sua estética pessoal.

Siga estas dicas de decoração de apartamento pequeno que garantem que você aproveite ao máximo o espaço que você tem e, ao mesmo tempo, deixe sua personalidade transparecer. Embora você possa achar que é difícil decorar um apartamento pequeno, veja como viver bem em um apartamento pequeno com essas dicas!

  1. Decoração de apartamento pequeno: Delinear cuidadosamente áreas separadas

À primeira vista, pode parecer que o conceito de espaço aberto é o caminho a percorrer para a decoração de apartamento pequeno. No entanto, isso pode ser opressor para os olhos e, com o tempo, a falta de definição do espaço pode fazer com que as coisas pareçam confusas.

  • Faça o seu melhor para definir áreas separadas e dar a cada área um propósito específico.
  • Coloque prateleiras para casacos e sapatos perto da porta para completar a sua entrada.
  • Posicione um buffet entre a cozinha e a área de jantar para servir com facilidade e arrumação extra.
  • Recue o sofá até o pé da cama para chamar a atenção imediatamente para a sala de estar.

Se você tem um interesse ou hobby em particular, não tenha medo de deixar que eles desempenhem um papel fundamental na separação do espaço e, ao mesmo tempo, mostrar quem você é.

Um bicicletário interno deixa sua bicicleta como se fosse uma parte interna da sala, em vez de apenas sendo armazenada. Ou você pode usar plantas de um jardim interno para indicar mudanças no uso do espaço.

  1. Decoração de apartamento pequeno: Investir em móveis de uso duplo

Ao lidar com um espaço pequeno, cada centímetro conta. Aproveite ao máximo o espaço que você tem investindo em peças de mobiliário que farão uma dupla função. Em vez de tentar trabalhar seu espaço ao redor dos móveis, concentre-se em comprar peças que funcionem com você. Os quartos são perfeitos para ter móveis polivalentes.

Considere uma cama com gavetão que pode ser dobrada em um sofá ao assistir TV, um pufe oco que pode ser usado para armazenamento ou uma mesa de jantar com uma folha embutida que tornará muito mais fácil entreter os convidados.

Qualquer que seja a mobília para uso duplo que você escolher, certifique-se de selecionar peças que sejam adequadas ao seu espaço.

  1. Decoração de apartamento pequeno: Repense os espaços não utilizados

Depois de viver no mesmo espaço por um período considerável de tempo, pode ser fácil ficar preso em uma rotina em relação ao modo como você o usa. Mas, você já considerou a possibilidade de que talvez não esteja usando seu espaço da maneira mais eficaz possível?

Desafie-se a olhar ao redor do seu apartamento e identificar todos os “espaços mortos” ou espaços que não estão servindo a um propósito útil. Pense em cantos não utilizados e paredes em branco. Em seguida, tente pensar em maneiras de usar esses espaços a seu favor.

Transforme um grande parapeito de janela em um espaço de trabalho para quando você precisar levar negócios para casa durante a noite. Compre uma estante de canto para ter um lugar para guardar os itens essenciais do seu bar. Coloque alguns cestos em cima da geladeira e use-os para esconder seus pratos menos usados.

  1. Decoração de apartamento pequeno: Fique na vertical com o armazenamento

Ao planejar a melhor maneira de usar um espaço, é fundamental pensar tanto na vertical quanto na horizontal. Sistemas de armazenamento altos e estreitos são sua melhor aposta ao tentar obter o máximo de armazenamento com a menor quantidade de espaço.

Coloque duas estantes idênticas em cada lado de uma porta para uma aparência de estante embutida. Ou um grande centro de entretenimento que vai do chão ao teto serve como uma grande divisória entre as áreas de dormir e de estar.

Se você realmente deseja levar o armazenamento para o próximo nível, considere usar o espaço disponível na parede como um esconderijo para móveis dobráveis. Camas embutidas têm uma má reputação, mas essa tecnologia transformável já percorreu um longo caminho desde os motéis baratos do passado.

  1. Decoração de apartamento pequeno: Encontre um Sistema de Organização

Todo mundo sabe que o armazenamento é rei quando se trata de viver em pequenos apartamentos. Você precisa de veículos para ajudá-lo a ocultar a desordem inevitável. Mas, quando se trata de uso prático e ser capaz de encontrar o que você precisa, todo o armazenamento do mundo não será útil para você se estiver tão bagunçado por dentro que você não consegue dizer o que está sendo armazenado. Invista em alguns organizadores que ajudarão a mantê-lo no caminho certo.

Os cabides na parte de trás da porta oferecem bolsos que podem ser usados ​​para armazenar qualquer coisa, desde produtos de limpeza até lanches extras. O revestimento das prateleiras com pequenos cestos cria uma aparência uniforme, ao mesmo tempo que esconde qualquer desordem.

Depois de possuir algumas ferramentas de organização, a chave é realmente utilizá-las. De acordo com um estudo de Phillippa Lally, pesquisadora de psicologia da saúde da University College London, leva em média 66 dias para formar um hábito. Estabeleça uma meta para devolver os itens aos seus devidos lugares imediatamente após usá-los por esses 66 dias. Após o período de readequação, manter seu apartamento organizado será muito fácil.

  1. Decoração de apartamento pequeno: Escolha uma paleta de cores claras

Mantenha as coisas leves ao escolher as cores para o seu apartamento. Enquanto as cores ricas e mais escuras tendem a fazer os espaços parecerem menores aos olhos, os tons claros abrem as coisas. Experimente usar a paleta de cores certa para seus interiores ao escolher as cores para seu pequeno apartamento.

Ao escolher sua paleta, concentre-se em usar três cores: dois tons claros e brilhantes que decoram a maior parte do espaço. Em seguida, adicione uma cor de destaque mais escura para garantir que as coisas permaneçam visualmente interessantes.

Se você absolutamente não pode viver em um mundo com tão poucas cores ousadas, você ainda pode obter sua correção com móveis. Escolha uma cor principal e compre ou pinte todos os móveis dessa área na mesma tonalidade. Em seguida, escolha uma segunda cor ousada para os destaques da sala. No entanto, você pode querer limitar o seu toque de cor a uma seção do apartamento. Muitas cores de declaração em um espaço minúsculo podem ser opressores.

  1. Decoração de apartamento pequeno: Adicione curvas com móveis e decoração

Como a maioria dos apartamentos minúsculos tende a ser em forma de caixa, use seus móveis para adicionar algumas curvas de volta. Móveis curvos evitam que as coisas pareçam monótonas.

Pense em usar uma mesa de jantar redonda ou um conjunto de sofá e cadeira com laterais angulares.

Depois de encontrar as peças que atendem às suas necessidades e ao seu estilo pessoal, certifique-se de complementar essas curvas usando formas semelhantes em seus acessórios. Em vez de escolher um espelho de banheiro simples e retangular, opte por um redondo que seja marcante. Em vez de se contentar com abajures retos, experimente alguns abajures de mesa que têm um formato mais arredondado.

Se houver alguma forma natural em seu apartamento, certifique-se de aumentá-la. Transforme uma janela curva em um local de leitura aconchegante, adicionando uma cadeira e uma estante de livros ao lado. Faça das vigas expostas um ponto focal, adotando um esquema de design industrial.

  1. Decoração de apartamento pequeno: Profundidade

Uma coisa que falta em pequenos espaços é profundidade, já que há muito espaço para o olho absorver. Felizmente, você pode compensar essa profundidade facilmente por camadas em seu design.

Adicione alguns tapetes para ajudar a cobrir o piso nada luxuoso (se não souber como escolher, veja essas dicas). Divida sua cama com vários cobertores e almofadas para adicionar profundidade, mantendo você aquecido e aconchegante.

É importante notar que a disposição em camadas não é apenas empilhar um elemento de design em cima do outro. É também sobre como criar contraste. Então, ao selecionar os itens que gostaria de colocar em camadas em todo o seu apartamento, escolha peças que tenham materiais, texturas e padrões variados. Por exemplo, se o seu sofá for muito neutro, escolha almofadas com estampas ousadas.

  1. Decoração de apartamento pequeno: Abrace a tendência de design flutuante

Móveis grandes e volumosos podem fazer um apartamento pequeno parecer fechado. A incorporação de elementos flutuantes em seu design pode abrir as coisas, permitindo que o olho viaje por todo o espaço, ao mesmo tempo que fornece a mesma funcionalidade.

Tente usar prateleiras flutuantes no lugar de uma estante de livros ou uma pia flutuante no lugar de uma penteadeira tradicional. Em termos de móveis, peças com pernas parecem ocupar menos espaço do que aquelas que ficam diretamente no chão.

Junte tudo em uma aparência coesa, incorporando design flutuante em sua decoração. Crie uma exibição em estilo de galeria comprando algumas prateleiras flutuantes em tamanhos variados. Divirta-se escalonando-os para criar um arranjo único. Em seguida, procure uma variedade de pinturas, fotografias, estátuas e acessórios para preencher o espaço. Em nenhum momento, você terá sua própria instalação de arte – veja mais dicas aqui.

  1. Decoração de apartamento pequeno: Organize seu apartamento regularmente

É natural acumular desordem depois de morar no mesmo lugar por algum tempo. No entanto, ao morar em um apartamento pequeno, a desordem é muito mais aparente porque há menos lugares para se esconder a bagunça.

Uma ou duas vezes por ano, faça um esforço para vasculhar seus pertences e reavaliar o que deve ser guardado. Você ficará surpreso com quantos itens são menos do que o necessário e como sua casa parece mais clara depois de terminar.

Para aqueles que têm dificuldade em combater a desordem, eu vou compartilhar apenas uma dica essencial:

  • Defina um prazo, abordando uma área da organização por vez, começando pela área mais desordenada. Manter as tarefas organizacionais pequenas os ajudará a parecer mais gerenciáveis ​​e a evitar a fadiga.
  • Siga esse cronograma de limpeza para facilitar ainda mais o seu dia-a-dia!

Morar em um apartamento pequeno não significa que você tem que abrir mão do design de interiores por uma questão de funcionalidade. Em vez disso, você deve tentar encontrar um equilíbrio entre os dois focos. Consulte este artigo para fazer a decoração de pequeno apartamento para ter certeza de que ele atende às suas necessidades ao mesmo tempo que parece elegante.

 

Bárbara Frâncio
Designer de interiores e redatora apaixonada por meus pets. Colaboradora ativa do ideiadecorar.com.

#pets #decor
Publicado em:
6 de setembro de 2021