Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa

Cansado de toda aquela bagunça que simplesmente não ajudam você a se sentir relaxado? Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa e veja tudo melhorar.

Ao contrário da maioria dos estilos de interiores, o feng shui não é realmente sobre marcar certas caixas decorativas e se ater a elementos específicos (embora, não nos leve a mal: certos recursos e temas podem ajudar).

Pelo contrário, é a filosofia de criar um equilíbrio harmonioso em sua casa para inspirar uma sensação de calma e tranquilidade em sua vida cotidiana.

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa: Vamos começar entendendo esse conceito poderoso.

O que é feng shui em design de interiores?

Feng shui significa literalmente “vento água” e é uma filosofia chinesa antiga que se concentra em encontrar um equilíbrio entre os diferentes elementos, posicionando-os de forma a otimizar “chi” (energia).

É por isso que, quando se trata de design de interiores, o feng shui é mais para se livrar da desordem e reorganizar seus móveis existentes, em vez de aderir a um estilo de decoração específico.

Não é à toa que também é conhecido como ‘a arte da colocação’!

O que você vai adorar no feng shui:

  • A sensação de paz e equilíbrio que você sentirá quando sua casa receber “feng shui”
  • A conexão com a natureza que você desenvolverá
  • A beleza da simplicidade que você aprenderá a encontrar em seus móveis e na vida cotidiana
  • O fato de você não estar restrito por regras e tendências decorativas

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa: Como faço para usar o feng shui?

Para fazer feng shui em sua casa da melhor maneira possível para você pessoalmente, comece por compreender os cinco elementos desta filosofia.

Familiarize-se com os 5 elementos principais do feng shui

Embora o termo se concentre no vento e na água, o feng shui não estaria completo sem estes cinco elementos:

  • A madeira simboliza o crescimento e a vitalidade: adicione móveis de madeira e plantas para estimular o seu crescimento pessoal
  • O metal simboliza o conhecimento e a lógica, e você pode incorporá-los por meio de armações de metal e detalhes
  • A Terra simboliza o equilíbrio que é central para esta filosofia: de pedras a obras de arte e cristais, introduza este elemento em sua casa para se sentir mais estável e ancorado
  • A água simboliza tranquilidade e sabedoria: superfícies reflexivas, fontes e aquários podem ajudá-lo a encontrar clareza e relaxamento
  • O fogo simboliza a energia em sua forma mais pura, bem como a paixão, e é por isso que velas e alguns objetos vermelhos permitirão que você celebre a transformação

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa: Livre-se da desordem antes de mover seus móveis

Embora haja muito mais do que isso, o minimalismo está no cerne de uma casa de feng shui.

Isso porque, se você se lembra, essa filosofia se concentra em manter um bom fluxo e equilíbrio de energia em sua casa, permitindo que o chi se mova livremente de um cômodo para o outro.

Adivinha? A desordem atrapalha! Ela interrompe esse fluxo natural e a transforma em energia negativa.

É por isso que a melhor maneira de iniciar seu processo de feng shui é organizar primeiro. Você não pode começar a reorganizar seus móveis e pertences se eles incluírem toneladas de itens supérfluos.

Não se preocupe: isso não significa que você precisa se acostumar com uma sala quase vazia. É simplesmente sobre ser intencional com cada peça de mobiliário ou item que você possui: deve ser funcional ou, se puramente decorativo, realmente significativo (mas tente manter o último ao mínimo).

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa: Priorize móveis mais simples

Como o feng shui é mais sobre reorganizar seus itens existentes, em vez de comprar novas peças específicas que seguem um certo estilo, é importante estender o processo de organização aos seus móveis.

No entanto, se você está planejando decorar uma casa nova do zero ou mudar sua decoração atual, recomendamos que você escolha peças com linhas simples e limpas, sem elementos decorativos excessivos.

Assim como a organização, isso também o ajudará a evitar uma sensação de desordem, mantendo um fluxo visual livre de distrações.

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa: A paleta de cores

Para usar o feng shui em sua paleta, crie uma inspirada nos cinco elementos desse estilo, como:

  • o marrom e verde da madeira
  • os cinzas e brancos do metal
  • tons de terra como amarelo, laranja e bege
  • os tons de azul e azul claro da água
  • o vermelho flamejante do fogo

Claro, isso não significa que você deve incluir todos eles em todos os cômodos!

Para obter os resultados mais harmoniosos, escolha tons neutros para suas cores primárias e, potencialmente, secundárias e escolha um ou dois realces mais brilhantes para cada ambiente.

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa: Pense verde

Além de incorporá-lo em sua paleta quando puder, não se esqueça de trazer o elemento madeira à vida com algumas plantas reais.

Eles vão aumentar o seu senso de equilíbrio ao purificar o ar, porque fornecem oxigênio e porque absorvem toxinas e a poluição elétrica causada por seus aparelhos.

Mas aqui está a parte complicada: muitas plantas podem acabar parecendo uma bagunça!

Uma solução prática é escolher menos, mas maiores.

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa: Abrace a luz

À primeira vista, suas janelas parecem representar um problema, pois envolvem dois aspectos contrastantes do feng shui:

  • Contando com a luz natural tanto quanto possível
  • Evitando que sua energia saia de casa

Um dilema? Na verdade, não: o truque é optar por cortinas transparentes que deixam entrar muita luz enquanto mantêm a energia dentro de casa.

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa: Use as formas certas

De móveis a peças decorativas, tente priorizar formas com linhas limpas (como quadrados e retângulos) ou naturais imperfeitos como formas de seixo.

Recomendamos evitar uma abundância de triângulos e círculos, a menos que eles possam ajudá-lo a atingir uma sensação específica; por exemplo, uma mesa de centro redonda facilitará a conversa e ajudará você e seus convidados a se sentirem conectados quando estiverem sentados na sala de estar.

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa: Use materiais naturais e reflexivos

Para promover ainda mais equilíbrio com os cinco elementos do feng shui, concentre-se nos materiais naturais tanto quanto possível.

Você certamente não pode errar com móveis de madeira e peças decorativas.

Outros materiais importantes do feng shui são:

  • Superfícies espelhadas
  • Tapetes feitos de fibras naturais como sisal e juta
  • Cristais
  • Louça de barro

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa: Algumas regras importantes

Embora você possa aplicar as práticas e dicas mais genéricas que cobrimos até agora a qualquer parte da sua casa, lembre-se de manter estes pontos em mente para alguns cômodos específicos:

  • Sua entrada é talvez a parte mais importante de uma casa de feng shui, uma vez que é o portal para o seu chi: deve ser limpa e livre de entulho ou obstáculos, como sapatos no chão. Além disso, a primeira coisa que você vê ao voltar para casa definirá o tom para o resto da sua casa, então torne-a memorável e significativa (por exemplo, adicionando uma planta ou uma obra de arte especial)
  • Tente enfatizar o elemento comum de comer juntos em sua sala de jantar e considere tornar sua mesa mais atraente com um vaso de flores recém-colhidas
  • A posição de comando é fundamental na sua sala e quarto: consiste em colocar peças de mobiliário como camas e sofás de forma a garantir uma visão clara do resto da divisão e, principalmente, da porta. Isso reforçará a sensação de segurança e controle. Por exemplo, você deve colocar a cabeceira da cama contra a parede e deixar um mínimo de 80 cm nas laterais
  • Outra prática do feng shui envolve manter a tampa do vaso sanitário fechada sempre que não estiver usando, para evitar que seu chi escape ou seja comprometido

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa: Elementos marcantes de uma casa com feng shui

Esperamos que as coisas estejam mais claras agora: feng shui não é um estilo específico, mas uma forma de reorganizar seus pertences mais significativos.

Ainda assim, não podemos argumentar contra o fato de que certos elementos podem trazer mais energia positiva para sua casa e dar a ela um impulso de feng shui:

  • Portas abertas ou painéis deslizantes
  • Salas de plano aberto
  • Plantas grandes
  • Água
  • Tapetes
  • Velas
  • Difusores de óleo essencial para aromaterapia
  • Se for relevante, lembretes espirituais, como uma pequena estátua de Buda

Veja também algumas dicas de decoração oriental que são muito amplas e pode ser adaptável a vários gostos e perfis.

Bárbara Frâncio
Designer de interiores e redatora apaixonada por meus pets. Colaboradora ativa do ideiadecorar.com.

#pets #decor
Publicado em:
9 de setembro de 2021