Ambientes diversos

Decoração oriental: como fazer

Para os criativos e apaixonados por decoração e pela cultura oriental, o IdeiaDecorar trás uma boa notícia: a decoração asiática é uma tendência! E a melhor parte ainda é que esse estilo, assim como a cultura da região, é muito amplo e pode ser adaptável a vários gostos e perfis. Aproveite e siga todas as dicas de Decoração Oriental: como fazer aqui no IdeiaDecorar!

Minimalismo e simplicidade

Entre as influências da decoração oriental, a temática de motivos japoneses e chineses são uma das mais populares, através da influência e do fascínio que a cultura tem no mundo. Aqui, o minimalismo e a simplicidade são as palavras principais. Este conceito favorece o uso de camas baixas e outros móveis baixos, cúpulas redondas, banquinhos para as refeições e tatames onde pode circular sempre sem sapatos, como manda a tradição nipônica. Num ambiente onde menos é mais, use muitas almofadas para garantir sempre seu conforto em qualquer situação

Uma decoração de estilo chinês vai usar cores vibrantes, como o dourado, o vermelho, ou uma combinação destas cores com o preto. Na tradição chinesa, a presença de motivos como dragões e pássaros, símbolos da vida e da natureza, é uma constante e dá um ar exótico e diferente a uma sala ou um  quarto.

E, como não podia deixar de ser, os vasos de porcelana ricamente decorados, que maravilhavam os colonizadores europeus de séculos passados continuam a ser um exemplo de charme e sofisticação.

China e o Japão partilham uma história de vizinhança próxima e por isso existem algumas semelhanças em ambos os estilos decorativos. Em ambas as tradições, muito antigas e sofisticadas, o uso de objetos em madeira como o bambu ou o ratan são muito frequentes, e a influência dos motivos chineses como os dragões ou os pássaros, do uso de banquinhos ou até mesmo dos vasos de porcelana não é estranha ao conceito japonês. A principal diferença estará mesmo no minimalismo para onde evoluiu a cultura japonesa, em oposição ao detalhe e ao uso de cores vibrantes da cultura continental chinesa.

Confira as inspirações que separamos especialmente para vocês: