Como usar estampa floral de maneira moderna

Estampas florais são uma adição elegante a qualquer espaço. No entanto, eles têm a reputação de ser um tipo de padrão associado a estilos de casa mais antigos. Mas então, como usar estampa floral de maneira moderna?

As cozinhas country tendem a usar flores no papel de parede. Os estilos vitorianos têm estampas florais em tudo. Mesmo espaços retro às vezes vão para estampas florais funky e artísticas. Mas se você quer um espaço moderno, não precisa desistir completamente dos florais. Você pode incorporar florais nos espaços mais contemporâneos.

Com algumas dicas, qualquer pessoa pode começar a trabalhar com florais. O truque é entender como trabalhar com eles em termos de padrão, cor, textura e escala. Então, você poderá comprar itens de decoração como colchas com estampas florais, móveis, papel de parede e vasos para colocar esse padrão em sua casa com facilidade. E ao aprender como posicionar estrategicamente os itens certos, essa tarefa deve levar apenas algumas horas, em média.

Como usar estampa floral: Foco na estampa

Photographee.eu / Shutterstock

 

No cerne da tendência floral está o fato de se tratar de padrões. E quando se trata de estampas florais, você tem uma grande variedade de padrões para escolher. O que é parte do que torna a decoração com flores uma tarefa tão difícil. Mas, ao optar por uma abordagem mais moderna das estampas florais, você basicamente tem duas maneiras de fazer isso: grande e ousada para um look mais marcante ou flores menores para um look mais acentuado.

Se você optar por uma impressão grande e em negrito, você vai querer encontrar um estilo que se incline para a criação de uma parede de destaque usando papel de parede. A impressão deve ter closes de flores grandes e detalhadas. Use essa impressão em uma parede, mantendo o resto das paredes com cores sólidas para não dominar o espaço. Você pode ver um exemplo na foto acima.

A outra opção é para estampas com flores menores. Para mantê-lo moderno, no entanto, tente encontrar estampas mais abstratas. Casas de campo mais antigas eram conhecidas por estampas florais menores com um desenho de flores naturais. Indo mesmo um pouco abstrato manterá a aparência mais moderna. Impressões menores funcionam bem em itens de destaque, como travesseiros e vasos.

Como usar estampa floral: Preste atenção à cor

3523studio / Shutterstock

 

Como o ponto acima, você normalmente pode ir de duas maneiras com a cor floral em um estilo moderno: ousado e atrevido ou neutro.

Se você escolher uma cor ousada, use-a mais como um item de destaque. Por exemplo, você pode fazer uma parede com flores ousadas enquanto deixa as outras paredes neutras. A combinação de florais com tons neutros também confere uma sensibilidade mais moderna. Você também pode incorporar as cores da estampa floral no resto da sala como peças menores de destaque, como as flores na mesa na foto acima. Outra opção é usar estampas de flores ousadas em itens como almofadas, que funcionarão como detalhes menores.

A outra opção é ir para impressões neutras. Geralmente, eles apresentam algum tipo de impressão floral cinza ou preta sobre um fundo branco. Isso lhe dará a cor neutra e a geometria rígida de espaços mais modernos.

Como usar estampa floral: Pense em textura

OSORIOartista / Shutterstock

 

Outra forma importante de brincar com estampas florais é incorporá-las à textura natural da sala. Por exemplo, você pode colocar flores em uma cabeceira tufada, uma almofada com uma franja na borda ou um vaso geométrico. Os padrões de flores já têm bastante textura visual, então são um ajuste natural para itens já texturizados.

Outra maneira de trabalhar com florais é usá-los para criar textura em um espaço monocromático, que é um esquema de cores popular em casas modernas. Por exemplo, você pode usar um papel de parede floral neutro para obter alguma textura visual, como na foto acima. Mais espaços neutros de alto contraste também ficam bem com padrões florais de cores neutras para adicionar textura visual.

Como usar estampa floral: Foco na escala

Photographee.eu / Shutterstock

 

Outro aspecto importante a observar é a escala da estampa floral que você está usando em termos da sala como um todo. Por exemplo, se você estiver usando papel de parede ou uma colcha com estampa floral, isso significa que a estampa está em uma escala maior. Ou você pode apenas ter alguns pequenos detalhes florais na cabeceira da cama, o que significa que eles estão em uma escala menor.

Se a sua estampa floral for em uma escala maior, convém projetar o resto da sala para ter uma aparência limpa usando cores sólidas para que nada entre em conflito com a estampa floral. Mas estampas florais em menor escala podem ser usadas em itens semelhantes em toda a sala, como diferentes almofadas ou vasos na estampa escolhida.

E lembre-se, metade da escolha de uma estampa floral é como ela fala com você. Se você acha que um tem uma vibração mais moderna, mas não consegue explicar, é por que pode ser o padrão para você.

Relacionado:

10 plantas com flores para cultivar dentro de casa

Ônibus de dois andares é transformado em casa dos sonhos

 

Bárbara Frâncio
Designer de interiores e redatora apaixonada por meus pets. Colaboradora ativa do ideiadecorar.com.

#pets #decor
Publicado em:
1 de novembro de 2021