Como começar a decorar a casa nova? 8 dicas

Quer saber como começar a decorar a casa nova? Fica de olho nessas 8 dicas valiosas!

Mudar-se para uma nova casa pode ser uma das grandes alegrias da vida, mas também pode ser um momento de incerteza, especialmente quando se trata de decoração.

Como você faz com que seu espaço tenha a melhor aparência ao mesmo tempo em que reflete seu senso pessoal de estilo? Faça bem e você terá um lar confortável e feliz. Faça mal e você vai acabar com uma miscelânea de móveis, tecidos e cores de tintas que nunca se solidificam em um todo agradável.

Com um pouco de planejamento e seguindo os mesmos passos usados ​​por designers de interiores profissionais, você terá uma chance muito maior de sucesso.

Como começar a decorar a casa nova?

Para chegar à linha de chegada, você primeiro precisa saber para onde está indo.

Como começar a decorar a casa nova: Não comece na loja de móveis

Muitos ouviram o conselho de evitar fazer compras quando estiver com fome, porque isso leva a escolhas erradas.

O mesmo vale para lojas de móveis – não vá às compras em pânico, só porque você tem uma casa vazia. Sim, você precisa de um sofá. Mas se você escolher o modelo listrado rosa só porque gosta na loja, sem fazer medições ou pensar no resto do cômodo, você está preso nele. O resto da sala terá que ser construído em torno desse sofá e, se for muito grande para o espaço, ficará para sempre estranho.

Comece pelo cômodo que deseja mobiliar, munido de uma fita métrica e um bloco de notas.

Como começar a decorar a casa nova: Conheça suas medições

Combinar a escala dos móveis com a escala de uma sala é fundamental.

Um sofá secional profundo pode facilmente dominar uma pequena sala e cadeiras esbeltas podem se perder em um loft aberto.

Antes de começar a projetar, meça o comprimento e a largura de cada cômodo que você pretende decorar, junto com a altura do teto e os elementos que podem atrapalhar – escadas, colunas, vigas e outras obstruções.

Também é uma boa ideia medir as aberturas das janelas, junto com o espaço da parede abaixo, acima e nas laterais de cada uma, para se preparar para as coberturas das janelas.

O primeiro erro que a maioria das pessoas comete é comprar coisas do tamanho errado – sofás que não cabem na sala, sofás que não passam pelas portas, mesas que são muito pequenas, escrivaninhas que são muito grandes, mesinhas de cabeceira que ficam pendurados na porta.

Medir cuidadosamente o seu espaço pode ajudar a evitar tais problemas.

Como começar a decorar a casa nova: Crie uma planta baixa

Depois de ter as medidas de seu cômodo, é hora de colocá-las em uso com uma planta baixa que oferece uma visão panorâmica de toda a casa.

Todo trabalho deve começar com uma planta baixa. Você precisa conhecer o espaço.

E não precisa ser nada profissional não, viu?

Uma opção é desenhar uma planta baixa à moda antiga, com papel, lápis e régua. No entanto, a maioria dos designers profissionais usa um software de desenho como o AutoCAD.

Entre esses dois extremos estão os aplicativos que visam tornar mais fácil para os proprietários criarem plantas baixas simples (alguns até automatizam as medições com a câmera do seu smartphone, mas verifique novamente esses números).

Depois de ter o contorno do espaço, comece a experimentar com a colocação de móveis, certificando-se de que a pegada de cada peça é dimensionada para corresponder ao tamanho do desenho.

Como começar a decorar a casa nova: Decida como você quer viver

Esta é a parte complicada e não existem respostas certas ou erradas.

Os quartos podem ser tradicionais ou modernos, formais ou descontraídos e visualmente quentes ou frios. No melhor de sua capacidade, você deve tentar discernir como gostaria de viver em um determinado espaço,

O que você vai estar fazendo? Quantas pessoas vivem lá? Existem crianças? Quais são suas ambições para como você gostaria de viver?

A decoração de uma casa para alguém que regularmente oferece grandes jantares, por exemplo, deve ser diferente de uma casa para alguém que come fora em restaurantes todas as noites. A pessoa que planeja hospedar eventos generosos deve ter uma sala de estar diferente daquela que sonha apenas em ficar na frente da TV.

Como começar a decorar a casa nova: Copie os profissionais!

Procure em livros e revistas de design, bem como em recursos online como Pinterest e Instagram (inclusive o @ideiadecorar tem inspirações ótimas!) para aprimorar seu estilo pessoal. Descubra o estilo ao qual você mais responde.

Assim que tiver imagens de que goste, estude os detalhes.

Veja onde a estampa é usada versus onde os sólidos são usados ​​e onde a cor pode ser usada com sucesso ou não. Também ajudará a informar tudo, desde o tipo de mobiliário de que você gostaria até uma estratégia potencial para revestimentos de janelas.

Como começar a decorar a casa nova: fita adesiva

Para levar ideias em uma planta baixa um passo adiante, use fita adesiva no espaço real para delinear onde os móveis serão colocados no chão e contra as paredes.

Use no chão para isolar diferentes elementos. Onde estará o tapete? A que distância a mesa de centro está? Quando você tem tudo “desenhado” no chão você começa a visualizar o espaço e ver se é capaz de andar por ele.

Como começar a decorar a casa nova: Desenvolva um Orçamento

Não há como contornar a matemática: se você gastar em uma cadeira inesperadamente cara, você terá menos dinheiro disponível para o resto da casa.

Você quer ter certeza de que está sendo estratégico sobre como gasta seu dinheiro não é mesmo? Um orçamento fornece um roteiro de como dividir os custos das coisas entre os ambientes.

Você ainda pode abrir uma exceção se encontrar uma mesa de jantar única, mas, para pagar por ela, você deve pensar onde mais pode cortar.

Como começar a decorar a casa nova: Planeje as fases

Acabamentos, pinturas e revestimentos são um trabalho complicado. Se possível, é melhor ter esse tipo de trabalho concluído antes de mover qualquer móvel ou acessório para o espaço.

Se não puder ser evitado, sele os móveis grandes sob panos de plástico e acessórios em caixas com fita adesiva para protegê-los.

E se você está se mudando para um espaço pequeno, dá uma olhada nas 10 coisas que ninguém lhe conta sobre a decoração de um apartamento pequeno para evitar ainda mais a chance de errar na decoração.

Bárbara Frâncio
Designer de interiores e redatora apaixonada por meus pets. Colaboradora ativa do ideiadecorar.com.

#pets #decor
Publicado em:
14 de setembro de 2021