Ideias para decoração de sala de estar e jantar

Ideias para decoração de sala de estar e jantar: As principais áreas de estar, sejam eles ambientes separados ou combinados em um espaço de conceito aberto, criam o cenário para a vida com a família e amigos.

Brad Dickson para The New York Times

Ideias para decoração de sala de estar e jantar: Crie a paleta

Você pode ver cores, padrões e acabamentos de metal online, mas as imagens digitais são meras aproximações de como as coisas reais são.

Sempre que possível, solicite cartelas de cores, amostras de tecido e amostras de materiais para ter certeza de que os produtos acabados atenderão às suas expectativas. Você pode pedir amostras da maioria dos fornecedores e é sempre melhor.  “Algumas cores se misturam”, quando visualizadas em uma tela, e pode ser difícil diferenciar tons frios e quentes.

Não olhe apenas para as amostras isoladamente. Prenda-os em uma placa ou coloque-os em uma bandeja para ver se funcionam bem juntos. Todos os verdes jogam bem juntos. Todos os azuis lutam. Colocar amostras lado a lado é a maneira de ver se cores e padrões diferentes viverão em harmonia ou tensão.

Ideias para decoração de sala de estar e jantar: Trate as paredes

As cores das tintas são notórias por aparecerem em tons diferentes em condições de iluminação diferentes (e parecerem mudar entre a loja de tintas e a casa).

Este efeito só é amplificado depois de espalhado em quatro paredes. Por esse motivo, nunca é uma boa ideia se comprometer com uma cor de tinta quando você vê a cartela ou paleta pela primeira vez em uma loja.

Melhor ainda, pinte grandes amostras em paredes ou placas que podem ser movidas e visualizá-las em diferentes horas do dia.

Nota: Contanto que você teste a cor antes de pintar a sala inteira, não há razão para ter medo de cores ousadas e saturadas.

Depois de selecionar uma cor, escolha o brilho. As tintas mate ou planas oferecem uma agradável aparência que também esconde as imperfeições das paredes, mas podem ser difíceis de manter, limpar e retocar.

O melhor mesmo, é não pintar paredes foscas, em geral, dê preferência a pintar com uma casca de ovo ou acabamento acetinado que seja apenas um pouco mais brilhante e mais fácil de esfregar.

Rodapés, molduras, portas e outros acabamentos podem ser pintados da mesma cor da sala para torná-los visualmente recuados, ou uma cor contrastante – geralmente um branco em uma sala com paredes coloridas – para torná-los mais característicos. A guarnição também pode ser pintada com um brilho diferente do das paredes. Um semibrilho trará mais atenção às molduras, ao mesmo tempo que adiciona durabilidade.

Ideias para decoração de sala de estar e jantar: Escolha o mobiliário

Trabalhando a partir de sua planta baixa e imagens de inspiração, escolha as peças de mobiliário específicas – sofás, cadeiras e mesas – que tornarão o espaço habitável. Dependendo da vibração desejada, você pode ir em direções totalmente diferentes.

Para uma sala tradicional, focar em um layout simétrico geralmente ajuda – por exemplo, instalar um sofá e uma mesa de centro, com poltronas combinando em ambos os lados. Um espaço muito simétrico pode ser lindo e formal. Por outro lado, “se você escolher um sofá secional, provavelmente será um espaço menos formal, com um layout assimétrico.

A altura do assento também é importante. Sofás e poltronas na mesma sala devem ter assentos em alturas semelhantes para evitar que algumas pessoas se sentem muito mais altas do que outras. Em geral, os assentos mais baixos oferecem uma sensação casual e descontraída, e os assentos mais altos parecem mais formais.

Quer o espaço seja casual ou formal, há uma regra a ter em mente: o número de cadeiras de jantar deve corresponder aproximadamente ao número de espaços para relaxar. Essa é uma velha verdade! Se você planeja ter 6 pessoas em uma mesa de jantar, deve ter 6 assentos na sala de estar, para entreter antes e depois da refeição.

Você também deve decidir como deseja tratar o teto. Você pode pintar de branco para uma sensação nítida ou da mesma cor das paredes para uma sensação de isolamento. É seguro usar um brilho fosco ou plano porque o teto raramente é tocado por dedos sujos ou objetos que criam manchas. Se a superfície for perfeitamente lisa, também pode ser pintada com um acabamento brilhante como uma característica de design que reflete a luz para a área de estar. (Se os seus tetos não forem lisos, não faça isso – o brilho brilhante apenas destacará as imperfeições.)

Para algo inesperado, considere olhar além da pintura. Os fabricantes oferecem uma infinidade de alternativas, incluindo papel de parede estampado, tecidos para estofamento, painéis de madeira e até mesmo folheado de pedra e tijolo.

Ideias para decoração de sala de estar e jantar: Como as coisas fluem

Nenhum sofá ou cadeira da sala deve ser uma ilha à parte. Quando as pessoas se sentam, quase sempre precisam de um lugar para colocar uma bebida ou um livro, bem como de uma luz para ler. Coloque uma mesa de centro ou mesa final ao alcance de cada assento, junto com uma mesa ou abajur.

Ninguém quer dar uma topada na perna de uma cadeira, então você também deve garantir que haja caminhos desimpedidos para caminhar pela sala de estar e que nenhum móvel bloqueie parte de uma porta ou torne necessário passar por ela.

A sua sala de estar tem TV? Em caso afirmativo, planeje um suporte de parede ou uma unidade de mídia para segurá-lo, bem como um caminho para os cabos que não serão feios.

Você planeja oferecer jantares em estilo buffet? Nesse caso, um aparador ou aparador perto da mesa de jantar permitirá que você sirva em um único espaço, em vez de deixar os convidados vagando pela cozinha.

Ideias para decoração de sala de estar e jantar: Adicionar tapetes

Uma sala de estar com piso de madeira, mas nenhum tapete parece nu. Para conforto visual e literal, adicione um tapete.

Existem três estratégias comuns para fazer isso:

  • Um tapete que enche o ambiente. Instale um tapete que cubra quase todo o chão da sala, deixando uma borda ou apenas um ou dois pés nas bordas. Isso geralmente funciona melhor em salas menores.
  • Tapetes de área de estar. Divida uma sala maior em várias áreas de estar usando tapetes para manter visualmente cada grupo de móveis juntos. Ou, em um espaço de conceito aberto, use um tapete para unir a área de estar, enquanto permite que a área de jantar fique diretamente no piso.
  • Tapetes em camadas. Empilhe tapetes menores em cima de um maior para criar um interesse visual extra enquanto reforça o layout da sala.

Seja generoso ao selecionar os tamanhos. Um pequeno tapete sob a mesa de centro que não atinge as pernas dos sofás e cadeiras vai parecer uma jangada perdida no mar. O tapete deve se estender até a metade ou totalmente sob a mobília em suas bordas.

E se você ainda ficou em dúvida com relação a escolha do tapete, dá uma olhada nessa lista sobre os tipos de tapete e como os usar na decoração da sua casa.

Ideias para decoração de sala de estar e jantar: Acabamento com arte e acessórios

A última etapa para terminar qualquer sala é adicionar arte e acessórios, mas não existe uma abordagem única para todos. Em um espaço minimalista, podem ser apenas alguns objetos; em um espaço maximalista, pode envolver a exibição de coleções inteiras e camadas de objetos de arte.

Volte às suas imagens inspiradoras originais e estude a forma como essas salas são equipadas. Eles misturam velas, caixas, tigelas e livros, ou há apenas um vaso em uma mesa? Existe uma única obra de arte acima do sofá ou uma parede de galeria de forma livre?

Certifique-se de considerar suas necessidades funcionais. Uma bandeja em um pufe pode conter controles remotos. Almofadas fornecem suporte extra para as costas para sofás e cadeiras profundas. Um porta-revistas pode manter a leitura de materiais fora do caminho. Cestos atraentes são ideais para arrumar os brinquedos das crianças com pressa.

E claro que se você for amante de plantas, você pode as adicionar na decoração da sua sala de estar e jantar, dá uma olhada nessas 10 plantas fáceis de cultivar dentro de casa.

Mãos à obra?

 

 

Bárbara Frâncio
Designer de interiores e redatora apaixonada por meus pets. Colaboradora ativa do ideiadecorar.com.

#pets #decor
Publicado em:
15 de setembro de 2021