9 erros que (quase) todo mundo comete em espaços pequenos

Quando se trata de projetar e decorar pequenos espaços, a maioria das pessoas conhece as regras fundamentais. Mantenha as coisas leves; certifique-se de que a mobília corresponde à escala. Mas ao tentar ter certeza de que está obtendo o máximo de cada centímetro de um pequeno espaço, você pode estar fazendo o oposto total. Ao projetar em torno de um espaço menor, pense além das suspeitas usuais. Evite esses 9 erros que (quase) todo mundo comete em espaços pequenos, levando em consideração o quadro geral.

Siga nosso guia para evitar algumas das gafes mais comuns:

Tenha apenas o armazenamento de que realmente precisa. Imagem: Photographee.eu/Shutterstock

9 erros que (quase) todo mundo comete em espaços pequenos:

1. Muito armazenamento

Quando você está lidando com um espaço pequeno, todo armazenamento parece um bom armazenamento. Você precisa de um lugar para manter suas coisas organizadas e organizadas, certo? Mas enlouquecer demais com soluções de armazenamento como caixas e cestos pode atrapalhar seu design e fazer um ambiente parecer menor. Fique com as soluções de armazenamento de que você precisa e guarde-as embaixo da mobília para que não fiquem sob os pés.

9 erros que (quase) todo mundo comete em espaços pequenos

2. Peças em pequena escala

É importante escolher móveis que se adaptem à escala da sala. Um sofá estofado em um escritório minúsculo pode fazer com que pareça apertado. Mas muitos móveis pequenos podem ter o mesmo efeito. Em alguns casos, uma peça grande parece mais espaçosa do que várias peças menores, como tapetes. Opte por peças de ancoragem grandes e pimenta em móveis em escala para tornar o ambiente mais espaçoso.

Use iluminação para iluminar cada centímetro. Imagem: Artazum / Shutterstock

9 erros que (quase) todo mundo comete em espaços pequenos

3. Poupar na luz

A iluminação é outra área em que as pessoas cometem pequenos erros de espaço. Ninguém quer tropeçar em cabos e plugues em um cômodo pequeno, então alguns proprietários optam por pular a iluminação de realce. Afinal, as luzes do teto não deveriam ser suficientes? Infelizmente, cantos escuros podem fazer uma sala parecer menor do que já é, então use iluminação de realce para iluminar cada centímetro de um pequeno espaço para grande impacto.

9 erros que (quase) todo mundo comete em espaços pequenos

4. Colocar tudo contra a parede

Empurrar todos os móveis contra as paredes de uma pequena sala pode ser um truque inteligente, mas nem sempre funciona. Ele pode criar layouts estranhos e design limitado. Considere mover os sofás para longe das paredes para permitir mesas estreitas ou um layout melhor para socializar. O centro da sala pode parecer um pouco menor, mas você ganhará grandes pontos de design.

Escolha textura em vez de cores fortes. Imagem: JR-Stock / Shutterstock

9 erros que (quase) todo mundo comete em espaços pequenos

5. Baseando-se apenas na cor

Você provavelmente já ouviu falar que cores claras fazem um quarto parecer grande e cores escuras podem fazer um quarto parecer minúsculo. Mas a sensação de um espaço pequeno provavelmente tem menos a ver com a cor e mais com a textura. A cor sozinha pode ser instável e desarticulada, especialmente quando vista com o resto da casa. Em vez disso, mantenha as cores monocromáticas em sua casa e utilize a textura como sua principal estratégia de design. Carpintaria e tecidos trazem personalidade a uma pequena sala sem encaixá-la.

9 erros que (quase) todo mundo comete em espaços pequenos

6. Parando com as paredes

Um pequeno espaço precisa de toda a ajuda possível, então não pare de pintar depois que as paredes estiverem prontas. Ao estender a mesma cor para o teto, ele cria uma linha contínua. Isso pode fazer com que uma sala pareça muito mais espaçosa do que realmente é.

9 erros que (quase) todo mundo comete em espaços pequenos

7. Quebrando o espaço

Em seus esforços para fazer uma sala parecer maior, você pode estar fazendo o oposto total. Dividir um espaço pequeno com móveis pequenos, cores de destaque ou tecidos e cortinas espalhafatosas faz com que os olhos vejam um ambiente aos trancos e barrancos. Em vez disso, mantenha a linha dos olhos o mais fluida possível. Considere o cômodo em conjunto com o resto da sua casa e evite móveis e acessórios que quebrem o espaço.

A decoração minimalista mantém um pequeno espaço luminoso e arejado. Imagem: Jodie Johnson / Shutterstock

9 erros que (quase) todo mundo comete em espaços pequenos

8. Muita decoração

É um erro comum no design de interiores em geral: definitivamente pode haver muito de uma coisa boa. Não se sinta pressionado para “projetar” cada centímetro de um pequeno espaço. Deixar algumas mesas vazias ou um sofá sem travesseiros e mantas pode não ser a escolha mais interessante, mas dá uma pausa para os olhos. Essa pausa pode oferecer a ilusão de espaço extra. Esta é uma solução fácil para um dos erros mais comuns de pequenos espaços.

9 erros que (quase) todo mundo comete em espaços pequenos

9. Não vendo potencial

É um dos mais tristes erros de pequeno espaço de todos. Cômodos e espaços pequenos são frequentemente relegados a cômodos ou cantos não utilizados da casa. Mas com o design certo, todas as áreas da sua casa podem ser funcionais – se não palacianas. Considere o potencial em pequenos espaços. O que você considera pequeno pode ser um lugar aconchegante para ler ou um ótimo lugar para desfrutar de seu café da manhã. Veja o tamanho anterior e coloque seus espaços menores para funcionar pensando fora do pé quadrado.

Ei, nem todos podemos ter casas grandes o suficiente para um jogo de futebol. Mas cada canto e recanto pode ser cuidadosamente projetado para ter um propósito. Abrace a vida minimalista, evitando os pequenos erros de espaço que fazem sua casa parecer mais compacta do que é e você verá que o tamanho não importa.

Você tem algum erro adicional de espaço pequeno que devemos evitar?

Relacionado:

8 regras de decoração para organizar os móveis

Ônibus de dois andares é transformado em casa dos sonhos

 

Bárbara Frâncio
Designer de interiores e redatora apaixonada por meus pets. Colaboradora ativa do ideiadecorar.com.

#pets #decor
Publicado em:
9 de novembro de 2021