Feng Shui no quarto pode te ajudar a dormir melhor

Tudo o que você precisa saber sobre o posicionamento dos móveis e a seleção de cores

Feng Shui no quarto pode te ajudar a dormir melhor
BROOKLINEN.COM

Um quarto de feng shui é um ambiente tranquilo e equilibrado que promove uma noite de descanso melhor. Mas, ao contrário da crença popular, o feng shui não é um conceito de design de interiores chinês ou relacionado a qualquer sistema de crenças. As palavras são traduzidas literalmente como “vento e água”.

Assim como a gravidade, as influências do feng shui existem em ambientes naturais e artificiais. Quer você acredite ou não, eles já estão afetando sua vida diária.

Feng shui não é algo que você faz, é algo que está em toda parte. Isso afeta você de maneiras que você nem percebe. Todos os edifícios têm um projeto de energia exclusivo desde o momento em que são construídos, que você pode considerar como a sequência de DNA do edifício.

Feng shui como arte e ciência

O feng shui clássico é tanto uma arte quanto uma ciência irmã da acupuntura. Ambas as antigas ciências chinesas vêm melhorando a vida das pessoas há séculos e são baseadas no Yi Jing ou Livro das Mutações, que reconhece que tudo é energia. Qi é a palavra chinesa para a energia vital universal que está em constante estado de mudança.

A parte científica do feng shui são os métodos de cálculo testados pelo tempo que revelam o projeto de energia invisível do feng shui de um edifício, que é determinado tanto por sua orientação magnética quanto por quando foi construído. Essas combinações de energia repetível têm consequências previsíveis na vida dos ocupantes do edifício devido à exposição prolongada a eles. E, como acontece com todas as coisas na vida, há uma mistura de combinações de energia de suporte e prejudiciais dentro de cada edifício.

A arte do feng shui se relaciona mais com a decoração e os móveis para criar um fluxo positivo. Afinal, uma sala com energia desequilibrada pode afetar nossa saúde, relacionamentos e finanças mais do que podemos imaginar. Aqui estão algumas regras do quarto a serem seguidas ao decorar um dos cômodos mais importantes da sua casa.

Regras do quarto do feng shui

A colocação adequada de móveis e acessórios é a base para a criação de um quarto de feng shui. Isso ocorre porque cada edifício tem uma grade de seção invisível, como um jogo da velha. A grade do projeto do feng shui divide a largura e a profundidade do interior por três. Essas linhas da rede de energia são como feixes invisíveis que podem causar problemas de saúde na área do corpo que é dividida entre duas seções da rede de energia.

Se há uma chave para um layout adequado de quarto de feng shui, é evitar quartos com vigas expostas. Mas se o seu quarto já tiver vigas expostas, certifique-se de que os móveis ocupados estejam longe delas.

Manter o quarto sem bagunça também é essencial para o bom feng shui. Um quarto bagunçado não é bom para o fluxo de energia, mesmo se todos os móveis estiverem no lugar certo. Portanto, comprometa-se a manter um espaço limpo e organizado.

A colocação correta da cama é a chave para um quarto de feng shui

Uma boa regra geral é certificar-se de que o topo de sua cabeça esteja próximo a uma parede sólida. Ou pelo menos em direção a uma parede com janela fechada que não tem correntes de ar. Esta posição visa reduzir o movimento do Qi ou energia acima de sua cabeça, para que você tenha uma noite de sono repousante.

Sua cabeceira deve se encaixar na parede. Mas, realisticamente, a moldagem do piso pode criar uma pequena separação, então tente manter sua cama o mais próximo possível da parede.

No entanto, se por algum motivo sua cama não couber na parede, fique atento para manter a porta fechada ou, pelo menos, alguns centímetros entreabertos, quando estiver deitado na cama.

A cama que você escolher também é importante. Uma moldura de madeira sólida ou uma cabeceira estofada de forma sólida são melhores para o feng shui. Devem ser evitadas cabeceiras com vários painéis, barras abertas ou camas com prateleiras ou armazenamento embutidos.

Cores ideais para o quarto de feng shui

Para escolher as melhores cores do feng shui para o seu quarto – evite cores primárias – em particular vermelhos, roxos, azuis e preto – é uma boa regra. Eles podem desencadear grandes problemas dependendo das energias do feng shui do espaço.

Portanto, se você estiver redecorando, procure móveis, roupas de cama e acessórios de cores neutras. Se você só pode mudar um elemento do quarto, troque a roupa de cama. Procure por neutros que sejam calmantes sem serem desinteressantes – tons suaves de azul, rosa e cinza, entre outras cores.

Regras do quarto do feng shui em relação aos espelhos

Embora a maioria de nós goste de manter espelhos no quarto, um quarto de feng shui não deve ter um. Como os espelhos refletem a luz, tornam as energias do quarto muito ativas, ou yang. Isso causa atrasos em ir dormir depois que as luzes se apagam, porque você está esperando que as energias do quarto fiquem mais quietas.

Outra consequência dos espelhos no quarto é que, dependendo da sua data de nascimento e sexo, eles podem ativar o que é chamado de direção pessoal de “travesseiro solitário”. Isso pode afetar seus relacionamentos, impedindo-os de progredir e fazendo com que você durma sozinho.

Feng Shui no quarto pode te ajudar a dormir melhor:

Equilibre energia com remédios elementares

Outra parte da criação de um quarto de feng shui é implementar os remédios elementares necessários como acessórios para complementar o espaço. Os remédios são os cinco elementos: características da água, plantas para madeira, cores do fogo (vermelhos e roxos) e objetos feitos de terra ou metal.

No entanto, nunca se trata de ter todos os cinco elementos representados em cada ambiente. Os cálculos matemáticos revelam qual elemento é necessário para otimizar a combinação de energia invisível existente.

Relacionado:

Aprenda a usar o feng shui na decoração da sua casa

 

Bárbara Frâncio
Designer de interiores e redatora apaixonada por meus pets. Colaboradora ativa do ideiadecorar.com.

#pets #decor
Publicado em:
27 de setembro de 2021