Em vez de ter uma sacada vazia e deserta, use-a para criar uma horta na sacada, onde você pode cultivar alimentos orgânicos frescos. Leia!
Em vez de ter uma varanda sem graça e deserta onde você costuma guardar seu lixo ou itens velhos e sem uso; cadeiras com cores desbotadas, vassouras ou aspirador de pó – você pode usá-los para criar uma pequena horta na sacada. Que, quando chegar a hora, você vai recompensá-lo com a COLHEITA de ervas aromáticas, vegetais frescos e orgânicos e frutas suculentas e carnudas com ótimo sabor que você nunca conseguirá em comidas compradas em supermercados!
Tempo, esforço e planejamento são necessários para uma horta na sacada
Tempo
Você precisará dedicar algum tempo de sua agitada vida urbana para cuidar das plantas que escolheu para cultivar. Já que você não está cultivando um jardim de verdade – 15 minutos por dia seriam suficientes para as tarefas mais básicas, como regar, pinçar, podar e podar as flores que estão murchando.
Esforços
Esforço mínimo e o resultado máximo – para isso, você precisa ser consistente! A quantidade certa de rega, evitando tanto a rega excessiva quanto a submersa, fertilizar as plantas na hora certa, podar, transplantar deve ser feito conforme o previsto.
Planejamento
O planejamento é a parte mais importante aqui. Você tem um pequeno jardim e esse é o verdadeiro desafio – como utilizar cada centímetro de espaço e melhorar a produtividade das colheitas. Além disso, é necessário escolher o tipo certo de plantas e variedades de acordo com seu clima.
Aceite a ajuda da jardinagem vertical
Opte por ideias de jardinagem vertical e você poderá dobrar o espaço de cultivo. Não apenas os vasos simples, em sua varanda – instale plantadores de corrimão, plantadores de parede, adicione alguns plantadores empilhados e pendure alguns cestos para criar espaço. Cultive mais verduras, tomates e vegetais trepadeiras que crescem verticalmente. Você também pode colocar um suporte de planta como um na imagem acima ou então faça você mesmo uma prateleira de escada ou plantador que fornecerá mais área para organizar seus vasos.
Requisitos básicos antes de começar a sua horta na sacada
Essas são necessidades realmente básicas e você já deve conhecê-las. Por exemplo, use um meio de envasamento sem solo, pois é leve e porque não impede a drenagem e é muito permeável. Observe a direção e a quantidade de luz solar que você recebe em sua varanda. Para uma horta com varanda, ela deve receber pelo menos 6-7 horas de luz solar direta. No entanto, se você mora em um clima quente, a maioria das plantas também se desenvolve em menos horas de sol. Sempre aplique fertilizantes orgânicos e use vasos grandes em vez de vasos menores para plantas como tomate, pimentão, berinjela e um limoeiro.
Comece com ervas
Se você é novo na jardinagem comestível, comece com ervas! Elas são as plantas mais fáceis de cultivar e você pode cultivá-las em qualquer lugar, a menos que seu espaço seja muito sombreado. Veja ideias de jardim de ervas para varanda para se inspirar. Escolha suas ervas favoritas de acordo com as condições de cultivo e clima. Semeie as sementes ou compre algumas plantas de seu viveiro próximo. Cebolinha, hortelã, tomilho, manjericão, orégano, salsa, coentro, o que você quiser.
O cultivo de frutas é possível
Árvore de pessegueiro anão bonanza.
Não só as ervas e os vegetais, mas também é possível cultivar árvores frutíferas em recipientes, mesmo em um espaço limitado como uma varanda! Limoeiro, morangos, maçãs, romãs ou melancia se quiser. A lista de plantas e árvores frutíferas é grande.
Legumes que você pode cultivar em sua horta na sacada
Você pode cultivar quase qualquer planta vegetal na sua horta na varanda, se as condições de cultivo forem adequadas. Para plantas maiores como abobrinha, tomate, berinjela, pepino ou outros vegetais frutíferos como pimentão, quiabo e feijão – escolha vasos que sejam grandes e com pelo menos 30 a 35 centímetros de profundidade.
Ervas, vegetais folhosos, verduras para salada, rabanetes e cenouras podem ser plantados em vasos largos e rasos com 15 a 10 polegadas de profundidade. Tomates cereja, cebolinha, espinafre, feijão e alface podem ser muito produtivos, pois não precisam de muito espaço.
Vegetais e ervas de acordo com os requisitos de luz solar:
Parte Sol (mínimo 4-6 horas)
- Salsão
- Cebolinha
- Salsa
- Hortelã
- Manjerona
- Coentro
- Alface
- Salada Verde
- Espinafre
- Cebola Verde, Cebola
- Ervilhas
- Rabanetes e cenouras
Sol pleno (mais de 6 horas)
- Manjericão
- Tomilho
- Orégano
- Feijões
- Tomates
- Pimentas e Pimentões
- Beringela
- Quiabo
- Pepino
- Melão
Além dessas, você também deve dar espaço para flores comestíveis, capuchinha, rosa, amor-perfeito e calêndula.
–
Relacionado:
10 plantas que são seguras para cães e gatos
10 plantas fáceis de cultivar dentro de casa