Como cultivar um bonsai dentro de casa – 11 dicas

Reunimos dicas de como cultivar um bonsai dentro de casa, incluindo conselhos do curador-chefe da famosa coleção de bonsai do Brooklyn Botanic Garden nos EUA. Aqui estão os melhor conselhos para mantê-la realmente mantê-la viva!

CRÉDITO: GETTY IMAGES

A primeira vez que você vê uma árvore de bonsai, é fácil se apaixonar. Essas árvores diminutas são inspiradoras. Jardineiros e amadores se deleitam com a qualidade mágica de uma árvore que permaneceu minúscula durante toda a sua vida.

A palavra “bonsai” significa “cultivada em uma bandeja ou recipiente” e se refere a qualquer tipo de árvore que é obrigada a permanecer em miniatura.

A tradição remonta a milhares de anos no Japão, onde representações de bonsai podem ser vistas na arte antiga. Hoje, o bonsai é popular em todo o mundo. O cultivo do bonsai continua sendo um nicho especializado, mas com a ajuda de livros, tutoriais do YouTube e dezenas de coleções públicas, aprender a arte do bonsai está mais acessível do que nunca.

Como cultivar um bonsai dentro de casa:

#1 Escolha sua planta com cuidado

A arte do bonsai era tradicionalmente praticada em plantas resistentes ao ar livre, o que é parte da razão pela qual elas têm a reputação de morrer em ambientes fechados. “O bonsai tropical, como ficus, schefflera, jade anão e serissa, é o melhor bonsai para o iniciante”, diz David Castro, curador da coleção de bonsai do Brooklyn Botanic Garden. “Se você pode cuidar das plantas domésticas, tem uma boa chance de manter o bonsai tropical feliz, saudável e vivo.”

Como cultivar um bonsai dentro de casa:

#2 Pule o bonsai sempre verde dentro de casa

Muitos outros bonsais, incluindo sempre-vivas como zimbro, pinheiro e abetos vermelhos, não prosperam em um ambiente interno. “Bonsai de zimbro comum de jardim que são envasados ​​e normalmente estilizados com uma forma curva não são, repito, árvores de interior!” diz Castro.

Como cultivar um bonsai dentro de casa:

#3 Compre em um especialista em bonsai

Ao descobrir onde comprar uma árvore de bonsai, é aconselhável procurar um viveiro especializado em bonsai. Castro também incentiva os compradores a evitar o que ele chama de árvores “mall-sai” (árvores bonsai encontradas em shoppings e lojas grandes). “Eles parecem tentadores e baratos, mas são encapsulados em uma mistura de solo muito barata, com pedras decorativas coladas no topo do solo”, adverte Castro.

Como cultivar um bonsai dentro de casa:

#4 Posicione sua planta na luz

Encontre um lugar para o bonsai em uma área da casa que receba bastante luz solar indireta. Esteja alerta que muitos pontos imediatamente adjacentes às janelas são problemáticos: a luz solar direta é muito forte e o bonsai deve ser mantido longe de correntes de ar frio e também do calor direto, ou seja, não devem ser posicionados nas janelas.

Como cultivar um bonsai dentro de casa:

#5 Mantenha-o úmido

Avalie as necessidades de água do seu bonsai da mesma forma que faria com qualquer outra planta: enfie o dedo no solo. Se sentir que está seco, regue bem. O ideal é regar assim que o solo começar a perder a umidade, o que pode ser todos os dias durante a estação de crescimento e a cada dois dias ou ainda com menos frequência quando a árvore está dormente no inverno. Castro também recomenda borrifar a árvore diariamente.

Como cultivar um bonsai dentro de casa:

#6 Mas não regue demais!

Embora regar o suficiente seja a chave para uma planta em um recipiente tão pequeno, regar em excesso é um dos assassinos de bonsai mais comuns! Se você notar que as folhas estão amarelando ou ficando pretas nas pontas, é possível que as raízes estejam se afogando. Deixe a planta secar completamente, então regue novamente e deixe a planta secar parcialmente antes da próxima rega. Se o problema persistir, o solo pode não estar drenando bem e você deve tentar um novo envase.

Como cultivar um bonsai dentro de casa:

#7 Replante com confiança

O bonsai precisa ser replantado a cada ano ou a cada três anos, dependendo da planta, então você não precisa fazer isso imediatamente. No entanto, se o bonsai foi vendido em um vaso sem orifícios de drenagem, você deve recolocá-lo em um que os tenha o mais rápido possível. Você precisará comprar ou misturar solo de drenagem livre para o novo recipiente.

Eric Schrader, um especialista em bonsai em São Francisco, recomenda a popular mistura de um terço de cada uma de pedra-pomes, escória (rocha de lava) e akadama (uma partícula semelhante a argila extraída no Japão). Ele observa que o tamanho das “pedras” do solo deve ser relativo ao tamanho do recipiente ou planta. Quando você rega a árvore, a água deve ir direto para o solo.

Como cultivar um bonsai dentro de casa:

#8 Fertilize se o crescimento enfraquecer

Bonsai, embora minúsculos, ainda são árvores, então eles obtêm a maior parte de seus nutrientes do sol e do ar. No entanto, como o bonsai está confinado a um minúsculo recipiente com solo de baixo teor de nutrientes, eles eventualmente precisarão de fertilizantes para reabastecer seu solo. Procure fertilizantes com nitrogênio, fósforo e potássio (N-P-K) com até 5 a 6 por cento de cada nutriente.

Como cultivar um bonsai dentro de casa:

#9 Não enlouqueça com as ferramentas

Para manter um bonsai, alguns livros dirão, você precisa de uma lista de duas dúzias de ferramentas, mas para o iniciante, você precisa de uma tesoura de poda e uma pinça para remover folhas mortas e minúsculas ervas daninhas. “Com o tempo, você pode adquirir ferramentas feitas especificamente para bonsai que são projetadas para ajudá-lo a trabalhar de forma rápida e confortável”, escreve Dupuich.

Como cultivar um bonsai dentro de casa:

#10 Faça uma aula de bonsai!

Antes de iniciar sua primeira poda extensa ou um grande projeto de replantar, os especialistas recomendam procurar uma aula – online ou pessoalmente. Se não encontrar uma aula presencial, online, suas opções são infinitas.

Como cultivar um bonsai dentro de casa:

#11 Seja paciente

“A maior lição que aprendemos com o hobby do bonsai é a paciência”, diz Castro. “Deixe crescer. Não tenha pressa em tentar coisas que levaram anos para um amador experiente aprender.” Ele acrescenta: “As recompensas de manter um bonsai são pessoalmente inestimáveis ​​para sua alma e bem-estar nestes dias estressantes.”

Relacionado:

10 plantas que são seguras para cães e gatos

10 plantas fáceis de cultivar dentro de casa

Bárbara Frâncio
Designer de interiores e redatora apaixonada por meus pets. Colaboradora ativa do ideiadecorar.com.

#pets #decor
Publicado em:
18 de outubro de 2021