Você já conhece a nova febre no mercado de revestimentos? São os “patchworks” ou “mix” de azulejos decorados. A maior prova disto é que praticamente todas as marcas de revestimentos contemplam uma ou mais linhas deste tipo de composição em suas coleções nos últimos 02 anos. Para resumir, são basicamente azulejos retrô que dão um charme e uma repaginada no ambiente!
A minha atração por este gênero vem ainda dos tempos dos azulejos fora de linha quando comprávamos somente em lojas especializadas com uma certa dificuldade para formar composições interessantes. Minhas reservas quanto a este tipo de composição decorrem justamente do uso em larga escala que temos visto atualmente. Então na minha opinião alguns aspectos devem ser observados na escolha:
- Escolher pequenas áreas para a instalação, uma parede ou superfície de destaque;
- Caso a área seja um pouco maior optar por mosaicos que tenham como base duas ou no máximo 03 cores em tons complementares;
- Escolher ambientes de curta permanência como banheiros (parede do box do chuveiro) e pequenas superfícies na cozinha (como a face entre bancada e armários superiores) e áreas de lazer.
Importante ressaltar que o lema “não existem regras rígidas em decoração” continua valendo, mas é bom lembrar que como este tipo de revestimento vai certamente representar uma fase marcante no estilo de revestimentos e têm um caráter permanente, ou seja, para sua troca é necessário uma pequena reforma.
Inspire-se nestes ambientes e anime-se a mudar a cara do seu espaço: