Se você perguntar para alguém como seria casa dos sonhos dela, muito pouco provável que a reposta fosse: uma casa contêiner. Porém nos Estados Unidos e Europa a moda de reaproveitamento dos contêineres marítimos anda pegando. Uma ideia de uma empresa britânica consiste em uma construção leve e flexível dos compartimentos metálicos. O que era uma alternativa para a redução do desperdício nas obras se espalhou pelo mundo e hoje a técnica é usada pra criar luxuosas casas.
A grande questão se refere a temperatura do ambiente. O maior desafio dos arquitetos é manter uma temperatura amena, pois o material potencializa a sensação térmica, piorando os efeitos do calor e do frio. As soluções encontradas são as telhas térmicas, do tipo sanduíche de poliuretano, que refletem os raios do sol e diminuem as condições climáticas do lugar. Ou ainda a lã PET da Trisoft, um isolante térmico feito de garrafas PET e 100% reciclável.
Quanto a arquitetura, encontram-se algumas dificuldade para encontrar no mercado peças específicas para o reforço das estruturas e desenvolvimento da construção. A questão de energia elétrica e consumo de água também seguem as linhas sustentáveis e aliadas ao meio ambiente. Uma casa de container não é muito comum, mas pode estar chegando a nosso país. E então, você aprova a ideia?