7 dicas para resfriar a casa sem ar condicionado

Essas 7 dicas para resfriar a casa sem ar condicionado são algumas das melhores maneiras encontradas e o melhor são DIY (Faça você mesmo)!

O verão está chegando, e isso pode significar buscar refúgio do clima desconfortavelmente quente da estação. Se sua casa não tem ar-condicionado – ou se você está apenas tentando o seu melhor para não o usar 24 horas por dia – ainda há muitas coisas que você pode fazer para manter sua casa fresca.

7 dicas para resfriar a casa sem ar condicionado: DICA 01

Mantenha as janelas fechadas e cobertas

Durante os meses quentes de verão, a coisa mais simples que você pode fazer para manter uma sala fria sem ar condicionado é certificar-se de que as janelas estão fechadas. Para aqueles de nós que amam o ar fresco, isso pode ser difícil de vender – mas acredite em nós, funciona. Se o ar externo for mais quente do que o interno, manter as janelas fechadas ajudará o interior da sua casa a ficar um pouco mais fresco.

E como cerca de 76% da luz solar que entra em sua casa pelas janelas se transforma em calor, é uma boa ideia manter as persianas fechadas. Cortinas de cor média com fundo de plástico branco são boas reduzir o calor interno, e algumas pessoas até optam por cortinas blackout para manter as janelas cobertas e bloquear completamente a luz do sol.

7 dicas para resfriar a casa sem ar condicionado: DICA 02

Feche e isole suas portas

Se você passa a maior parte do tempo em um cômodo, considere fechar as portas dos cômodos que não usa com tanta frequência, como quartos ou banheiros. Fechar partes da casa mantém o ar mais frio concentrado em uma única área e pode ajudar o cômodo que você está mais usando a esfriar mais rápido e permanecer fresco.

Se você tiver portas com vãos na parte inferior – especialmente aquelas que dão para fora – invista em algum isolamento. Os “veda portas” são uma opção barata e você mesmo pode colocá-las.

7 dicas para resfriar a casa sem ar condicionado: DICA 03

Não use o forno

Coloque aquele assado de domingo em espera, porque nada aquece uma sala como um forno a 300 graus. Os queimadores também emitem um pouco de calor, então seja estratégico sobre quais eletrodomésticos você está usando. Opte por grelhados ao ar livre ou qualquer receita sazonal de verão que não exija calor.

Se você realmente precisar usar o forno, espere até que o ar externo esfrie mais tarde à noite e abra algumas janelas.

Se eletrodomésticos desatualizados estão piorando o problema do aquecimento, considere os atualizar.

7 dicas para resfriar a casa sem ar condicionado: DICA 04

Troque suas lâmpadas

Os eletrodomésticos não são as únicas coisas que geram calor desnecessário durante o verão. As lâmpadas são outro culpado, embora menos óbvio. As lâmpadas incandescentes emitem mais calor ao desperdiçar 90% da energia que usam, portanto, mudar para CFL (lâmpadas fluorescentes compactas) ou lâmpadas LED pode fazer a diferença para manter sua casa fria. Um bônus adicional são lâmpadas com baixo consumo de energia como essas também ajudarão a reduzir sua conta de luz.

7 dicas para resfriar a casa sem ar condicionado: DICA 05

Use os ventiladores da maneira certa

Se você mora em uma casa sem ar-condicionado, os ventiladores são seu melhor amigo – contanto que você os esteja usando da maneira certa. Como os ventiladores movem o ar em vez de resfriá-lo, o que você faz com um ventilador e onde o coloca é importante.

Criar uma brisa cruzada com ventiladores é a melhor maneira de circular o ar mais frio e empurrar o ar quente para fora. Encontre a parte mais legal de sua casa (o cômodo mais fresco ou o ar externo de uma janela na sombra) e direcione o ventilador para a parte mais quente de sua casa. Isso deve ajudar a aspirar o ar mais frio de um lado da casa e empurrar o ar mais quente para fora.

Para um ar condicionado improvisado, tente colocar uma tigela grande de gelo em um ângulo na frente de um ventilador. Este truque fácil sopra o ar frio que sai do gelo para o ambiente.

7 dicas para resfriar a casa sem ar condicionado: DICA 06

Gerencie a umidade

Se você mora em um clima úmido, a umidade pode tornar o calor do verão ainda pior. Embora um desumidificador não reduza a temperatura ambiente, ele ajuda a controlar o ar espesso e pegajoso que torna os dias quentes ainda mais desconfortáveis. Como a umidade diminui a taxa de evaporação do nosso suor, geralmente nos sentimos muito mais quentes e suados em clima úmido, portanto, investir em um desumidificador pode manter sua casa mais confortável durante os meses úmidos.

7 dicas para resfriar a casa sem ar condicionado: DICA 07

Deixe o ar da noite entrar

Finalmente, se você mora em um lugar onde a temperatura cai à noite, considere-se com sorte e abra as janelas antes de dormir. Trabalhar com as temperaturas externas pode economizar dinheiro e ajudar a manter sua casa fresca. Apenas certifique-se de fechar as janelas de manhã para manter o ar fresco antes que fique muito quente lá fora.

Essas dicas o farão economizar e muito! Mas ainda separamos mais 17 dicas para você gerenciar o seu orçamento familiar, clica aqui.

 

Bárbara Frâncio
Designer de interiores e redatora apaixonada por meus pets. Colaboradora ativa do ideiadecorar.com.

#pets #decor
Publicado em:
22 de setembro de 2021