Ideias de decoração, faça você mesmo e interiores

Qual a principal diferença entre um arquiteto e um engenheiro

O que é arquitetura e o que faz o arquiteto? Quais as diferenças deste profissional em relação ao engenheiro civil? Descubra aqui no IdeiaDecorar qual a principal diferença entre um arquiteto e um engenheiro!

Tanto o Arquiteto quanto o Engenheiro Civil são profissionais muito importantes se você pensa em construir uma casa, por exemplo. No entanto, nem sempre as diferenças entre essas duas áreas ficam claras e, daí, como saber se ambos são necessários para a minha obra e qual eu devo contratar? Veja a seguir as diferenças e as semelhanças entre esses dois profissionais e faça uma escolha acertada!

índice

ARQUITETURA

A formação acadêmica do arquiteto aborda mais a área “humana” da construção, de forma que esse profissional é responsável por conversar com o cliente, entender o que ele espera da edificação e, com isso, elaborar um projeto que contemple suas preferências. Na prática , geralmente é o arquiteto é quem dá início à obra, planejando-a conforme as vontades do cliente.

Nesta planta que o profissional elabora, é representada a melhor maneira de aproveitar os espaços, além de ideias ligadas ao paisagismo e design de ambientes. Note que o arquiteto não só leva em conta apenas as preferências da pessoa para esse projeto, mas também estuda as condições do ambiente, como iluminação e ventilação, para fornecer um desenho que garanta conforto e qualidade.

ENGENHARIA CIVIL

O engenheiro civil tem uma formação acadêmica mais voltada para a área das “exatas”, incluindo várias disciplinas ligadas à matemática e à física. Desse modo, este profissional está mais habituado a fazer os cálculos necessários para concretizar o trabalho do arquiteto com total segurança.

Geralmente o engenheiro se envolve mais com a parte estrutural da construção. Ele analisa as forças a que a edificação estará sujeita, como o tipo de solo e a intensidade de ventos na área. Assim, dimensiona o tamanho e a quantidade de colunas necessárias, faz a distribuição de cargas em cada ambiente e especifica os melhores materiais a serem utilizados na obra visando à economia e à estabilidade da construção. Normalmente é o engenheiro civil que indica as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, bem como acompanha o desenvolvimento da obra para que tudo seja feito conforme especificado e denrto das normas. Este profissional, por formação, também está habilitado para coordenar a construção de outras obras, como pontes, viadutos, barragens e estradas.

Diferenças:

Em termos legais, tanto o Arquiteto e o Engenheiro podem atuar na edificação, se responsabilizando pelos projetos, execução e fiscalização das obras. Porém, a diferença desses profissionais está principalmente na sua formação acadêmica, que tem focos diferenciados. E, por isso, cada um atua muito melhor em um aspecto específico da construção do que o outro.

Semelhanças:

Embora o Arquiteto e o Engenheiro Civil atuem com focos diferentes, legalmente ambos têm atribuições profissionais semelhantes, podendo atuar no projeto e na construção de edificações. Dessa forma, em função do custo envolvido na contratação de dois profissionais, acontece frequentemente de pessoas contratarem apenas um deles para a sua construção, tornando-o responsável por todas as partes do projeto e de sua aplicação.

A Arquitetura e a Engenharia Civil são áreas correlatas e, por isso, é relativamente comum que um engenheiro tenha noções sobre o trabalho do arquiteto e vice-versa. Contudo, é preciso lembrar que estas semelhanças, embora até possam fazer com que apenas um profissional atue na sua construção, não garantem um trabalho com qualidade total.

É sempre preferível que Arquiteto e Engenheiro Civil trabalhem juntos, pois o serviço especializado de cada um faz muita diferença no resultado final, bem como na qualidade dos projetos

Com a atuação desses dois profissionais em sua obra, você poderá ter a certeza de uma construção não apenas segura, mas também bela e confortável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *