Decoração criativa para a sala de estar

[signinlocker] [/signinlocker]

As dicas de hoje serão sobre decoração criativa para a sala de estar. Você verá que mesmo apenas com alguns detalhes podemos dar muito mais vida ao ambiente. Confira as dicas que nós do IdeiaDecorar separamos para te ajudar! Vem ver!

Decoração criativa para a sala de estar 1

Decoração criativa para a sala de estar 2

Gosta do estilo retro? Como você pode ver nessas últimas fotos, a vantagem desse tipo de decoração é que ela naturalmente traz um ar feminino e delicado ao local. Na segunda foto, repare na economia conquistada por meio dos móveis em madeira, sem tirar o charme da decoração.

E você viu o efeito causado pelos quadros dispostos nas paredes e em estantes? Eles foram os responsáveis pelo toque de modernidade da decoração.

Decoração criativa para a sala de estar 3

Decoração criativa para a sala de estar 4

Na primeira das duas salas acima, repare que o ambiente é predominantemente branco, com um destaque apenas para o sofá rosa, que se torna o centro das atenções. Já na segunda, além do sofá, a parede em tom de verde também cumpre essa tarefa.

E mais uma coisa essas duas salas têm em comum: as almofadas decorativas. No primeiro caso, a aposta está nas estampas. No segundo, as formas também são criativas.

Decoração criativa para a sala de estar 5

Por falar em cores e estampas, o ambiente anterior prova que é possível combinar preto, cinza e roxo sem tirar a vida e a claridade do local. Nesse caso, foram unidas a sofisticação das cores sóbrias à vivacidade das estampas florais e coloridas. Resultado ótimo, não é?

Decoração criativa para a sala de estar 6

Percebe um detalhe interessante na estante da foto acima? A maior parte da decoração foi feita apenas com os próprios livros, dispostos de acordo com as cores. Pode ser que dê um pouco de trabalho, mas o efeito é excelente!

 

Decoração e música

Ela esteve presente na nossa vida desde o início da nossa vida. E quem nunca teve a sua preferida? Seja clássica, pop, rock, punk, não importa o estilo, pois todo mundo gosta de música. E, por que não?, usar elementos dessa “paixão mundial” para decorar a sua casa? Afinal, decoração e música combinam!

Confira abaixo três dicas para deixar sua casa mais moderna e inspirada na energia que só a música tem para oferecer! Divirta-se!

 

1-Escolha o ambiente que vai receber a “decoração musical” para, então, definir o que deverá ser feito e quais elementos você vai usar.  Para isso, o Ideia Decorar tem uma dica muito especial: Salas e quartos combinam mais com este tema, embora não exista nenhuma regra quando o assunto é decoração personalizada.

2-Defina as cores e os elementos que vai usar. A escolha das cores é muito importante para combinar com os elementos que você for utilizar. Para estilos mais clássicos, prefira cores mais sóbrias ou claras. Agora se o ritmo é mais ousado, abuse do colorido e dos tons mais escuros.

3-Use a criatividade! Quem é apaixonado por música tem inspiração de sobra para ousar na decoração.  Pense que o importante é você se sentir confortável e inspirado pela harmonia da música no seu lar. Toca algum instrumento? Não tenha medo de ousar e fazer dele um item da sua decoração. Você não vai se arrepender!

 

E então, gostou de como os ambientes aliam decoração e música? O resultado é sempre muito charmoso e cheio de personalidade, não é mesmo? Quem leva a vida com muito ritmo não pode deixar de brincar com esses elementos na hora de decorar.

Como decorar a mesa de centro

A mesa de centro é um dos móveis mais versáteis que você tem em casa, sabe por que? Ela serve como apoio, decora o ambiente e além disso, ajuda a delimitar o espaço da sala! Confira no post de hoje algumas inspirações de como decorar a mesa de centro e saiba como escolher o modelo que você mais gosta!

A ESCOLHA DA MESA DE CENTRO

Com grande visibilidade na sala de estar, a mesa de centro deve ser bem escolhida, de forma a ornar com o estilo da decoração, o espaço disponível e até mesmo com o estilo dos moradores da casa.

Salas com formato quadrado abrigam melhor mesas de centro igualmente quadradas ou redondas. No caso de salas retangulares, opte por uma mesa de centro que seja também retangular ou ovalada – dessa forma o móvel irá dar “continuidade” ao ambiente e não recortá-lo. Como a mesa de centro acaba ficando pertinho de quem está na sala, é interessante pensar em um tamanho adequado para que ela seja funcional – que possa caber um artigo decorativo e ainda sobre um espacinho para apoiar algum copo, por exemplo.

COMO DECORAR A MESA DE CENTRO

A decoração da mesa de centro deve ser voltada ao gostos pessoais dos moradores da casa do que às tendências de decoração. Então, vale tudo! Livros, peças de arte, vasos, bandejas, velas, entre outros, o importante é mostrar parte da personalidade de quem ali vive!

A mesa de centro também pode inovar com objetos diferentes, como bandejas para acomodar os livros, potinhos coloridos para organizar controles remotos e outras pecinhas que acabam perdidas e até mesmo enfeites divertidos, criando um ar mais moderno e despojado.

Como decorar a mesa de centro 1 Como decorar a mesa de centro

Como decorar a mesa de centro 7 Como decorar a mesa de centro 6

Plantas e flores são sempre bem vindas e podem ocupar a mesa de centro, desde que escolhidas com cautela: prefira vasos baixos para não atrapalhar a visão de quem está nos sofás e poltronas, por exemplo.Como decorar a mesa de centro 4 Como decorar a mesa de centro 3 Como decorar a mesa de centro 2

Para criar um clima romântico, o uso de velas como decoração na mesa de centro é uma ótima opção. A iluminação dá um toque intimista e a sofisticação fica por conta de lindos castiçais.

Como decorar a mesa de centro 9 Como decorar a mesa de centro 5

 

Como escolher seu sofá

SOFÁ NA DECORAÇÃO

Na sala, o sofá é a peça mais importante, tanto para a decoração como para o conforto. Além disso, ele é o móvel mais usado no dia a dia, seja para relaxar com a família, assistir televisão ou simplesmente ler um bom. Não é à toa que a escolha do sofá é tão importante para a estética e par ao funcionamento desse ambiente. Confira aqui algumas dicas de como escolher seu sofá!

Para ter uma sala de estar que proporcione aconchego, acomode todo mundo e ainda contribua para o visual do ambiente, o sofá precisa ser muito bem escolhido. Para não errar é necessário analisar vários fatores. Para ajudar, separamos algumas dicas para que você possa escolher o sofá ideal para a sua casa.

COMO ESCOLHER SEU SOFÁ

O sofá é uma peça chave e tem um apelo estético muito grande na decoração. E por isso, o primeiro fator que influencia uma boa escolha é o tamanho. A peça precisa condizer com as medidas da sua sala, caso contrário a circulação fica comprometida e a decoração fica com um visual muito carregado. Para um espaço adequado, é necessário deixar pelo menos 70 cm em volta do móvel.

Depois é hora de pensar no conforto, o seu sofá precisa ter encosto e assento firmes e macios na medida. Quando for comprar não tenha medo de experimentar e se jogar no sofá. Outro detalhe que merece atenção é o tecido. Ele precisa ser fácil de higienizar e de manter limpo, para deixar a sua rotina mais prática. Quem tem criança e animais de estimação em casa deve investir em tons mais escuros. O couro e couro sintético são os modelos mais fáceis de limpar.

E depois que o sofá já estiver comprado e instalado invista em detalhes. Coloque almofadas coloridas ou mantas para proteger e deixar o móvel muito mais charmoso.

Confira a galeria:

Painéis para TV

O tempo das televisões de tubo passou. Agora temos em casa TV’s de tela plana, seja de LED, plasma ou LCD, que além de serem menores oferecem melhor qualidade de imagem. E para sustentar essa nova tecnologia em nossa sala surge uma nova opção em decoração: os painéis para TV. Eles economizam espaço e deixam a sala com uma cara muito mais moderna. Se você está pensando em experimentar essa novidade, aqui vão algumas dicas.

Se você quer colocar a TV na parede precisa pensar nos fios que o conectam aos aparelhos e vídeo e som. E é aí que o painel entra. Cheio de funcionalidade, ele camufla a fiação que ficaria aparente, e ainda deixa a sala linda, evitando todo o transtorno que um reforma para esconder os fios pode gerar. Os modelos de painéis são os mais variados, você pode usar materiais como metais madeiras e vidros, e deixa-lo do jeito que quiser.

Para começar esse projeto você deve definir quais os aparelhos serão usados, verificar se há tomadas e entradas para antenas no lugar que deseja fazer a instalação e definir as medidas de espaço disponível. Algumas dicas embelezam ainda mais esse trabalho: o ideal é que o painel tenha, no mínimo, 15 cm para cada lado a mais que a TV e a altura indicada para a instalação é 1,5 do piso. O painel vai deixar a sua sala ainda mais charmosa. Experimente!

Decoração de sala conjugada

Salas conjugadas são, cada vez mais, a realidade dos apartamentos. Seja por ser uma ótima forma de aproveitar os espaços, ou uma excelente tendência de decoração, a técnica de integrar ambientes faz sucesso e aparece em casas de todos os estilos. Para aproveitar todas as vantagens que as salas conjugadas oferecem é importante prestar atenção nos detalhes e buscar um equilíbrio na composição, para que o espaço não fique parecendo vazio e nem sobrecarregado. Por isso nós do IdeiaDecorar fizemos este post com dicas de decoração de sala conjugada, confira!

Se você acabou de se mudar para um imóvel composto por uma sala integrada à outros ambientes, ou quer repaginar a sua, invista em uma decoração rica em detalhes e original. A melhor maneira de acertar é apostar em objetos e elementos que combinem com a personalidade dos moradores, podendo passar por diversos estilos, desde o clássico, passando pelo rústico e chegando até o exótico. O importante é criar uma atmosfera agradável.

DICAS DE DECORAÇÃO DE SALA CONJUGADA

A sala conjugada pode estar integrada com diferentes áreas da casa, como a sala de jantar, a cozinha e até mesmo a varanda. E esse outro ambiente que define o rumo da decoração. Se a sua sala estiver em contato com a varanda, a ideia é montar um grande espaço de lazer, investindo em conforto e móveis para receber os amigos e a família. Quando a integração é com a cozinha e sala de jantar, o objetivo deve ser diferente. Em ambos os casos, a dica para harmonizar os cômodos é manter a mesma cor nas paredes de todos os ambientes, e se possível também dos pisos e teto, com além da combinação dos espaços, também há uma sensação de amplitude.

Utilizar móveis e objetos que seguem um mesmo estilo também é essencial para alcançar o objetivo final. O ideal é que as peças de destaque, como a estante, a mesa de centro e a mesa de jantar sejam do mesmo material e se possível da mesma tonalidade. Quanto à cores dos elementos, isso vai depender do clima que você deseja criar. Mas é importante tomar cuidado para não exagerar.

Confira algumas dicas de decoração de sala conjugada:

 

Como escolher o lustre para sala de jantar

Nós do IdeiaDecorar vamos trazer algumas dicas de como escolher o lustre para sala de jantar. As refeições e reuniões com os amigos e a família ficam muito mais agradáveis quando há uma iluminação adequada no espaço. Por isso, a escolha da luminária correta é tão importante para o conjunto da decoração. A primeira dica, antes de sair às compras, é analisar o efeito que você deseja que a peça proporcione.

Os pendentes são sempre uma ótima alternativa para a iluminação de qualquer ambiente da cassa. Na sala de jantar é preciso tomar alguns cuidados com a instalação. O ideal é que eles fiquem bem centralizados a uma altura mínima de 70 cm da mesa. Caso o pé direito não seja muito alto, o melhor é optar por plafons, presos ao tento. Essas peças promovem um facho suave e direto. Para as mesas com mais de seis lugares, o recomendado é investir em duas luminárias, ou ainda um peça com várias lâmpadas.

LUSTRES NA PRÁTICA

Para ilustrar as dicas, nós trouxemos aqui três exemplos de sala de jantar bem decoradas e bem iluminadas. Confira e se inspire:

O primeiro ambiente integra a sala de estar com a cozinha, dando uma impressão de que o espaço é muito maior. A mesa é grande, e para iluminar bem todo o cômodo foi preciso usar dois lustres iguais e de tamanhos médios. A distância entre a peça e a mesa respeita a regra dos 70 cm e não atrapalha a visibilidade na hora das refeições. Optar pelo branco também conferiu um ar de elegância e modernidade ao ambiente.

O charme dessa sala de jantar fica por conta da concordância entre o lustre e as cadeiras. Com um ar bastante rústico e com alguns toques retrôs, a decoração ganhou um quê de originalidade. As mesas retangulares são mais fáceis de combinar as luminárias, elas aceitam peças retilíneas ou curvas. E lembre-se: quanto mais alta ficar o lustre, maior será a área clareada. Para um bom resultado é preciso observar esses detalhes, além da estética.

Esse último é um exemplo de ambiente moderno. A decoração composta por elementos clássicos e neutros, e o lustre vem para acrescentar e dar um toque especial. A luminária com luz fria deixa o ambiente mais agradável e bem iluminado.

Decoração da sala de estar

Decorar a casa exige, além de criatividade e boas ideias, dinheiro. Mas para quem não tem condições financeiras de investir uma decoração sofisticada, existem soluções simples e criativas, que são econômicas e super charmosas. Decorar gastando pouco consiste em reaproveitar peças antigas, mudar os móveis de lugar, trocar as cores das paredes, e outras pequenas mudanças com grande efeito estético. Confira aqui algumas dicar de decoração da sala de estar:

Muitos moradores sentem certo receio ao mudar a decoração da sala de estar. O maior medo é estourar o orçamento e comprometer as contas da casa, em conta disso, acabam deixando a mesma decoração por muito tempo. Para mudar esse cenário, nós preparamos algumas dicas que aliam criatividade e bom gosto, que prometem deixar a sala linda e cheia de conforto e personalidade.

A sala  de estar é um ambiente muito importante na casa, onde muitos bons momentos acontecem, como por exemplo, a reunião da família e dos amigos. Por isso, é muito importante investir em conforto. E para os que querem decorar a sala, mas não querem gastar muito, uma boa notícia: é possível criar uma composição simples, com poucos elementos e muita sofisticação.

DICAS PARA DECORAR A SALA

Nós já demos várias dicas sobre decoração da sala de estar aqui no IdeiaDecorar, porém como elas nunca são demais preparamos uma lista com alternativas simples e baratas para dar um up na decoração da sala de estar.

Se fosse tem um móvel antigo em casa, herança da vovó ou com um design muito bonito, mas está um pouco desgastado, você pode reforma-lo de uma maneira muito simples. Uma nova pintura, um novo revestimento com tecidos ou um acabamento com pátina provençal, podem fazer toda a diferença.

Investir nos detalhes também é importante. Por exemplo, você tem uma parede branca e sem graça? Decore-a com molduradas de quadros, de formas e tamanhos diferentes. Ou então, você pode trocar os enfeites da mesa de centro e incluir novos elementos no aparador.

Pintar uma parede com uma cor diferente também ajuda, ou ainda você pode inserir um painel de madeira em uma delas.

Elimine do ambiente tudo que for desnecessário. Dessa forma você valoriza o conceito de simplicidade e ainda dá um clima clean para a sua decoração.

 Veja a nossa galeria e inspire-se!

Mesas de centro na decoração

DECORAÇÃO CENTRALIZADA

A sala de estar é um ambiente que merece uma atenção especial na decoração. É necessário encontrar o equilíbrio dos móveis sem abrir mão do conforto e da beleza das peças. Um dos elementos mais importantes nessa composição é a mesa de centro. Ela é responsável por preencher o espaço central da sala, tendo uma função estética e, dependendo do modelo de organizar os objetos decorativos e oferecer mais opções de assentos para os convidados. Confira aqui dicas para mesas de centro na decoração:

No entanto, com tantos modelos, cores, texturas e materiais disponíveis a venda nas lojas, fica difícil escolher o móvel ideal para compor a decoração da sua sala, não é mesmo? A mesinha de centro é um elemento decorativo muito versátil, que quando inserida no ambiente é capaz de completar a decoração com muita elegância e personalidade. Para facilitar a escolha do modelo que mais combina com o seu estilo, nós do IdeiaDecorar separamos algumas dicas.

MODELOS DE MESA DE CENTRO

Existem diversas opções para todos os estilos de decoração. A regra aqui é escolher uma mesa de centro que seja compatível com o espaço disponível, para que a peça não atrapalhe a circulação. O importante é encontrar a harmonia e o equilíbrio, assim não tem como errar. As mesas de centro se diferem uma das outras pelo tamanho, formato, material, detalhes de acabamento e cores. Para que a peça se adapte bem a decoração da sala, a dica é apostar nos modelos neutros.

Para escolher a mesa de centro ideal é necessário levar em consideração alguns fatores, como por exemplo, as necessidades que ela deve atender. Se você procura por uma mesa que auxilie na organização da sala, precisa optar por um modelo com nichos ou gavetas. Outra coisa importante é que a altura do móvel e do enfeite não pode interferir no campo de visão de quem está assistindo televisão sentado no sofá. O recomendado é que a mesa de centro fique de 60 a 80 cm distante do sofá.

Confira alguns modelos e se inspire:

Cores para a casa

A disposição dos móveis e a escolha das cores podem influenciar no astral dos moradores. Uma decoração leve, solta e colorida faz bem para o humor não só dos donos da casa, mas também para as visitas. Todo mundo sabe que viver em um espaço tranquilo e agradável é sempre muito bom, não é mesmo? Pensando nisso, nós do IdeiaDecorar separamos algumas ideias para apimentar a composição dos ambientes e encher a casa de alegria e disposição, melhorando o astral dos cômodos – aproveite: Cores para a casa

Um truque que funciona muito bem em qualquer ambiente é dar destaque a uma das paredes do espaço com cores e textura diferentes. Além de quebrar a monotonia do cômodo e deixar a decoração muito mais moderna, esta técnica não deixa o lugar pesado e exagerado. As cores são sempre muito bem vindas à hora de criar uma composição alegre e harmoniosa, porém é preciso ter cuidado para não pesar na mão e acabar resultando em um efeito contrário. Se as paredes forem bem vibrantes, o recomendado é apostar em móveis mais clássicos neutros.

Quem gosta de flores pode unir o útil ao agradável. Tanto nas versões naturais como artificiais ou estampadas, elas têm a capacidade de alegrar os ambientes. As flores trazem harmonia e tranquilidade aos espaços que são inseridas, além de ser uma excelente opção de decoração para as áreas de convívio social da casa, como a sala, a cozinha e a varanda.

Para passar bons momentos de relaxamento em casa, o interessante é eleger um cantinho especial, geralmente a sala de estar, e montar uma decoração cheia de conforto e aconchego. Para isso não é necessário gastar muito ou fazer grandes mudanças. Algumas almofadas, cores alegres e um móvel confortável fazem toda a diferença. O importante é encontrar um espaço calmo e sossegado, em que você possa passar um tempo relaxando e aproveitando o período de descanso.

A decoração alegre é caracterizada por objetos e elementos que combinem com a sua personalidade e tragam boas recordações. É importante não entulhar peças sem serventias ou que não lhe agradam. Quanto mais clean e interessante um ambiente estiver, maior o astral de quem vive nele. Se você é uma pessoa que adora estampas coloridas e chamativas, mas teme enjoar com facilidade, a dica é apostar nessas texturas em detalhes pequenos, assim a troca fica fácil, sempre que houver necessidade.

Confira algumas ideias na nossa galeria:

Confira também: Dicas para ampliar pequenos espaços e também o artigo de cores para casamento: Decoração de casamento em amarelo

Como decorar uma sala

Uma das coisas mais legais de se decorar é uma sala – decorar uma sala pode ser uma tarefa árdua se os recursos de espaço físico são limitados por exemplo! No entanto, você pode olhar para o lado bom da coisa e entender o processo de como decorar uma sala e levar tudo isso como uma brincadeira muito saudável e divertida.

A decoração de sala engloba diversos fatores que devem ser somados a fim de se conseguir chegar ao melhor ambiente possível, afinal, é na sala que você passa grande parte do seu tempo em casa. Para começar, você já sabe o espaço máximo que você tem para trabalhar? Pois bem hora de aferir o tamanho total da sua sala e a partir dai nós vamos começar a trabalhar.

Com uma sala de cerca de 15 metros quadrados (no nosso exemplo) vamos começar a entender melhor como decorar uma sala. Nesta sala em específico – vamos tomar como exemplo de que ela é perfeitamente retangular 3 metros por 5 metros. Você já sabe o espaço que você tem para trabalhar mas ainda não sabe como trabalhar, e agora vem a hora de saber o que você quer dentro desta sala? Muita gente fica na dúvida, por que não sabe exatamente o que colocar na sala, então vamos entender a finalidade, para decorar uma sala você precisa saber o espaço que você tem para trabalho, o que você quer ter nela, então, saiba antes para que você vai usar exatamente o ambiente, no exemplo, a sala é utilizada para:

  • Receber amigos e família em finais de semana;
  • Assistir televisão;
  • Falar ao telefone;
  • Relaxar no sofá;

Agora em cada um destes itens, pense a forma que você trabalharia eles – como decorar uma sala para amigos que você recebe sempre? Seus amigos vão a sua casa para que? Apenas conversar? Então explore o espaço com uma pequena mesa de centro e um acesso fácil ao corredor (afinal, todos vão ao banheiro) – seus amigos ficam até tarde da noite na sua casa jogando cartas? Você pode ir para a cozinha fazer isso ou tem uma mesa em outro local? Não? Então coloque uma mesinha pequena (1,20×0,90cm é o suficiente) com isso o espaço ficará bem alocado – lembrando também que mesas podem dividir ambientes assim, no processo de como decorar uma sala você descobre que a mesa pode servir para deixar um local da sala (mesmo que pequena) muito bem definido (como o sofá) e o outro com um tema totalmente diferente. Seus amigos bebem? Tomam um vinho? Se seus amigos tomam vinho, confira este post de decoração com garrafas de vinho e rolhas.

Agora, você usa a sala para ver televisão? Um sofá bem distribuido com o conforto para se deitar é fantástico! Você também pode explorar a sala com um bom tapete (as vezes ficar descalço(a) é muito bom!) – você fala muito ao telefone? Um telefone vintage pode ser uma solução legal pra você, existem até alguns sem fio que você pode comprar por uma bagatela e melhorar sua decoração. Se você gosta de relaxar ao sofá, e apenas isso, o processo de como decorar uma sala fica ainda mais fácil – você pode simplesmente alocar um sofá grande (e quando digo grande, falo de sofás com mais de 2 metros e meio para decoração) uma televisão presa na parede ou há um painel, um pequeno vaso de flores (decoração com flores plásticas são horríveis – ao menos eu acho) e criar um ambiente totalmente clean. Nas paredes, você pode fixar molduras sem pinturas (é interessante, por mais que você possa achar que não), pode adicionar um espelho ao lado da porta de entrada para melhorar a visibilidade do tamanho do ambiente que com esta decoração de sala passa a parecer maior.

Lembre-se sempre que qualquer decoração é uma conta de fatores que devem levar em conta os habitantes da casa, os habitantes rotativos, o uso do ambiente, o que há no ambiente (para o exemplo: televisão, sofá, mesa, tapete, cortina, flores e talvez uma mesa de canto) e a rotatividade no ambiente – se você usa muito um ambiente, lembre que algo que você não gostou um pouquinho pode virar um problemão com o tempo fazendo com que você fique insatisfeito.

Quanto as cores no processo de como decorar uma sala? Cores na sala é quase sempre uma incognita, mas busque a neutralidade dentro de cores mais escuras, como um marrom fosco para apenas uma parede – poisé, as outras se forem brancas e bem diluídas podem oferecer um efeito maior ao ambiente. Nunca utilize nenhum tipo de cortina de contas, isso é coisa do passado e lá deve ficar.

Pois bem – para auxiliar no processo de como decorar uma sala, separamos uma galeria de imagens bem bacana para vocês, espero que gostem:

Decorando com almofadas

A decoração de um ambiente deve levar em consideração diversos fatores, como o estilo de decoração que se quer, o estilo de vida dos moradores, entre outros. Cada item decorativo deve harmonizar com os móveis e todo o resto, sendo importante observar as cores e materiais dos objetos para que o ambiente fique harmonioso e aconchegante!

As almofadas são objetos que costumam fazer parte da decoração da maioria das casas, em salas ou quartos e podem ser de grande ajuda para melhorar o espaço, alegrar um ambiente mais sóbrio ou tornar um sofá mais confortável e aconchegante, por exemplo, mas, se não forem bem escolhidas, podem também ter exatamente o efeito contrário e destoar de todo o resto, tornando a decoração um desastre!

Confira algumas fotos e inspire-se: