Ideias de decoração, faça você mesmo e interiores

Paisagismo

FLORES EM ALTA

A arquitetura paisagista tem com o objetivo montar, decorar e ornamentar quintais e jardins, buscando a melhor forma de aproveitar espaços e valorizar os ambientes. A técnica que promove projetos e cria grandes e pequenas paisagens é muito interessante e oferece inúmeras variedades e vantagens aos clientes. Por exemplo, o profissional da área fica encarregado da montagem e da escolha das plantas e flores que iram compor o visual do local, sempre levando em consideração as melhores opções de plantas para o clima da região e quantidade de luminosidade que o espaço recebe.

Apesar de ser, constantemente, confundido com a jardinagem, o paisagismo envolve todos os elementos constituintes das paisagens, sendo peças orgânicas ou não. A técnica requer cálculos, bom gosto e muita criatividade para montar lindas decorações externas, que além de beleza ofereçam praticidade aos moradores. Para colocar essa arte com as flores em prática, separamos algumas ideias e sugestões de paisagismo que podem ser facilmente feitas em casa, mesmo por aqueles sem muita experiência.

DICAS DE PAISAGISMO

Antes de começar a montar o jardim em casa, é necessário fazer um planejamento, definindo necessidades e medidas. Essa etapa determinará o sucesso do projeto. Se a ideia é montar um ambiente para relaxar e curtir a natureza, você precisa também investir em pedras ou um deck, caso contrário, se reunir a família em cima da grama, pode acabar prejudicando o seu crescimento. Uma dica para acertar na composição do jardim é apostar nos cinco sentidos do ser humano. O cheiro das flores, o barulho das folhas ou da água, a beleza do conjunto, o paladar das frutas do pomar e o tato das texturas.

Existem vários estilos de paisagismo, o mais indicado é apostar em que combinem com a parte externa da residência. Ou seja, se a sua casa tem traços clássicos e recebe uma cor mais sóbria na fachada, o ideal é investir em um jardim mais contido, com menos cores e arranjos e mais plantas verdes e pedras. É importante delimitar caminhos, locais de descanso com bancos e pérgolas, buscando valorizar ainda mais o uso dos elementos vivos. Também é possível inserir pequenos lagos e fontes no espaço. Confira algumas ideias.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *