Como montar um terrário

Também chamados de micro-jardins, os terrários são mini ecossistemas cultivados em recipientes de vidro, trazendo a natureza para dentro de casa. Quer saber como montar um terrário? Siga as nossas dicas!

Os terrários têm conquistado cada vez mais os corações das pessoas que amam o verde. Além de serem fáceis de fazer,  eles não ocupam muito espaço e dão um toque de natureza na decoração sem comprometer os ambientes da casa.

terrarios

O ideal é usar plantas que não crescem muito, normalmente é usado suculentas e cactos pequenos. Além das plantas, você pode usar vários modelos de pedras e objetos pequenos para decorar o seu mini jardim.

É importante saber que os terrários exigem cuidados especiais, como não são vasos (que tem aqueles furinhos embaixo) a água dos terrários permanece por muito mais tempo.  E como as suculentas não precisam de muita água, o ideal é dosar direitinho para a planta não morrer.

Essas plantinhas também amam o sol, se você for montar um terrário lembre-se de coloca-las no sol de vez em quando.

 

terrario-3

Lembre-se de regar o terrário somente quando estiver bem seco, as suculentas não gostam de terra úmida. Você pode regá-las com uma seringa, um conta-gotas ou um de bico dosador.

Não esqueça de limpar o terrário, as plantas estão vivas, trocam de folhas,  podem crescer e morrer. As folhas podem ser retiradas com uma pinça, se elas crescerem demais, você pode podá-las com uma tesoura esterilizada com álcool para não contaminar as plantas. Caso alguma morra, você deve retirá-la rapidamente para não se tornarem alimentos de fungos e bolores, podendo atingir todas as outras.

Urban Gardening

O termo urban gardening em inglês significa jardinagem urbana. Como sabemos, a busca por uma alimentação de qualidade – a tendência eat clean (“coma limpo”) – tem feito muita gente buscar por produtos orgânicos. Uma grande parte das pessoas inclusive, já planta seus alimentos em casa e é aí que o urban gardening entra. Uma série de produtos no design de produto surgiu para suprir essa demanda de mercado e facilitar realmente a vida de quem quer ter sua própria horta, mesmo em um apartamento por exemplo.

Confira alguns produtos maravilhosos!

1. The grow bag 

Também conhecidos como Smart Pots, são feitos de polipropileno e neles você pode cultivar a tão sonhada hortinha mesmo no seu apartamento! O tecido possui uma tecnologia que facilita a respiração das raízes e ajuda a evaporar o excesso de água! 

Urban Gardening

2.  Self-watering balcony planter  

Pode ser considerada uma hortinha para a sacada! Os vasos possuem um encaixe para o peitoril e o equipamento possui sistema para ajudar o desenvolvimento da planta e facilitar o manejo pelo usuário.

Urban Gardening 1Urban Gardening3

Urban Gardening4

3. Potes com temperos

A ideia é muito simples! Para executar a ideia em casa sem gastar nada, é muito fácil. Você vai precisar de vidros de conserva e um suporte para fixar na parede! Além de criatividade para montar o seu próprio layout!

Urban Gardening5

4. To bee: Casa compacta para abelhas urbanas  

Para acabar com o problema atual de não haver mais abelhas nos grandes centros urbanos as pessoas já estão “cultivando” abelhas em casa, no seu próprio jardim! É um problema bastante sério, já  que sem abelhas não existe polinização e sem polinização, nada de flores, frutas e outras delícias orgânicas que só a natureza pode oferecer.

Urban Gardening6 Urban Gardening7

E então? Além de economizar, não tem nada melhor que ter alimentos orgânicos que você mesmo cultivou não é mesmo? Mãos à obra?

5 ideias criativas para decorar seu jardim

Que tal 5 ideias criativas para decorar seu jardim? Afinal, não somente de flores é que se faz um jardim bonito, existem várias outras opções. Com um pouco de criatividade e inspiração, você pode ter ótimas opções para decorar o seu jardim e deixa-lo com ainda mais estilo!

Dá só uma olhadinha nas 5 opções  que nós do IdeiaDecorar separamos pra você se inspirar.

1 – CAIXOTES DE MADEIRA

Os caixotes de madeira muitas vezes ficam jogados de um lado pro outro e em um certo momento acabam até atrapalhando não é mesmo? Então porque não usá-los  como decoração? Eles não precisam necessariamente ficar dentro de casa, muito pelo contrário, tornam-se grandes aliados quando colocados no meio do jardim e até mesmo na varanda. Podem servir para fazer uma mini hortinha, serem usados como suporte  para vasos no meio do jardim, pendurados na parede da varanda formando assim um jardim vertical com plantas, flores ,verdes e chás ou até mesmo serem colocados no meio do jardim apenas como complemento.

5 ideias criativas para decorar seu jardim  - 3 5 ideias criativas para decorar seu jardim - 1 5 ideias criativas para decorar seu jardim - 2

2 – ESCADAS

Você deve estar se perguntando: Escadas? Sim escadas! Por mais estranho que possa parecer as escadas vem ganhando cada vez mais espaço na decoração, ajudando assim a deixar os ambientes mais bonitos e em alguns casos até mesmo organizados. No meio do jardim então elas fazem o maior sucesso. Dependendo do modelo elas podem servir de apoio para vasos e até mesmo um local para as plantas se fixarem. Alguns modelos possuem 4 pés, estas então, podem ser colocadas no meio do jardim com facilidade e os modelos que possuem apenas 2 pés podem ser encostadas em árvores ou muros.

5 ideias criativas para decorar seu jardim - 4 5 ideias criativas para decorar seu jardim - 5

3 – CORDAS

No jardim as cordas podem ser usadas de várias formas, dependendo apenas do estilo que você quer dar para seu lar. Elas podem ajudar a sustentar balanços, compor um deck, contornar vasos, cercar uma residência ou até mesmo ser colocada no meio do jardim apenas para dar um toque na decoração.  A corda na decoração é um jeito fácil e super versátil de decorar.

5 ideias criativas para decorar seu jardim - 7 5 ideias criativas para decorar seu jardim - 6

4 – TRONCO DE MADEIRA

Que tal usar o charme natural do jardim para decorá-lo? Os troncos de madeira são ótimos para isso, além de deixarem o jardim decorado com muito estilo ainda ganham uma utilidade. Com os troncos de madeira encontrados no jardim você pode criar e recriar seu jardim a qualquer momento.

5 ideias criativas para decorar seu jardim  - 8 5 ideias criativas para decorar seu jardim  - 9

5 – CASAS DE PASSARINHOS

Bonitas e super charmosas as casinhas de passarinho deixarão seu jardim decorado e ainda atrairão o canto e o encanto dos pássaros para bem pertinho do seu lar.

5 ideias criativas para decorar seu jardim  - 10 5 ideias criativas para decorar seu jardim - 11

 

 

 

Aprenda a fazer um lindo vaso de flores com garrafa pet

A garrafa PET é um material descartável que pode ser utilizado para diversos tipos de artesanato, devido ao seu formato maleável, e também pela praticidade de trabalhar com ela, veja aqui no Ideia Decorar como fazer vaso de flores com garrafa pet!

E o bom de fazer artesanato com a garrafa pet é que ajudamos a preservar nosso meio ambiente, já que o plástico destas garrafas demora muitos anos para se decompor na natureza, e nem sempre temos um serviço de coleta seletiva do lixo em nossa cidade.

Ingredientes e passo a passo

Vaso-de-flores-com-garrafa-PET-ingredientes

  1. Garrafas de plástico (do tamanho que você preferir)
  2. Tinta spray branca (brilhante)
  3. Marcador Resistente à água (preto e rosa)
  4. Tesoura
  5. Barbante

Como fazer o vaso de flores com garrafa PET em forma de gato:

  1. Recorte a base da garrafa, fazendo dois recortes pontiagudos que serão as orelhas
  2. Depois, pinte com o spray branco
  3. Espere secar
  4. Faça os desenhos dos olhos, boca e bigode com as canetas.

Como plantar:

Vaso-de-flores-com-garrafa-PET-plantar

Vaso-de-flores-com-garrafa-PET-tamanhosVaso-de-flores-com-garrafa-PET-resultado111

E o seu vaso de gatinho está pronto! Você ainda pode fazer furos laterais e colocar um barbante para pendurar o vasinho onde quiser!

Mãos à obra criativos!

 

Iluminação para festas de final de ano

O IdeiaDecorar  preparou dicas econômicas de iluminação para festas de final de ano, confira o artigo!

Eventos organizados ao ar livre, seja em jardins, praia ou piscina, dependem de uma boa iluminação, principalmente se ocorrerem ao entardecer. É vital que a iluminação para festas permita o aproveitamento do evento, mas sem ofuscar a decoração e a visão dos convidados.

Veja na imagem abaixo, quatro modelos de luminárias artesanais, confeccionadas com materiais reciclados e velas.

iluminação-para-festas

Para criar iluminação para festas com luminárias recicladas, você vai necessitar de jarras, copos ou garrafas transparentes, areia e vela. Basta encher o recipiente com areia, deixando o espaço para inserir a vela. A iluminação com velas é econômica e pode integrar diferentes estilos de decoração, podendo ser dispostas no chão, em mesas ou penduradas com o auxílio de arames.

iluminação-para-festas2-e1436812163720 iluminação-para-festas3-e1436812452737

Iluminação para festas de final de ano na piscina

As festas na piscina são marcadas por alegria e requinte. A piscina em si possibilita um clima de total interação entre os convidados e é um elemento decorativo funcional para a festa. O ambiente abaixo foi decorado com velas ao redor e dentro da piscina. Muito chique!

iluminação-para-festas4-e1436812690104

Iluminação para festas de final de ano com garrafas

A iluminação para festas com luzes de LED é uma ótima opção de economia. Garrafas vazias de bebidas com vidro colorido dão um efeito excelente na iluminação. É possível inserir lâmpadas de led utilizadas na decoração de natal, coloridas ou brancas. Veja como ficou interessante o efeito da iluminação para festas com garrafas e LED.

iluminação-para-festas5

Para fazer luminária de garrafa é preciso: garrafa, furadeira com broca de ½ para vidro, óculos e luvas de proteção, fita adesiva e fita de LED. Ponha um pedaço de fita adesiva no local onde deseja perfurar, utilize as luvas e o óculo de proteção e faça a perfuração, sem por muita força. Após perfurar a garrafa, lave-a, ponha para secar e passe as luzes de LED pelo furo, é possível interligar uma garrafa à outra com as luzes.

E então, gostaram das dicas? São boas, bonitas e baratas, não é mesmo? Mãos à obra criativos?!

 

Como limpar sua piscina

Em tempos de calor, ter uma piscina em casa parece uma boa ideia, certo? Mas para que a diversão não termine em pesadelo, o ideal é que você consiga manter ela sempre limpa e pronta para o uso no fim de semana. Isso requer alguns cuidados essenciais, mas muitas vezes a manutenção não requer a contratação de um profissional, veja dicas de como limpar sua piscina aqui no Ideia Decorar!

9limpeza-de-piscinas-2

1. Usar uma rede para tirar as sujeiras maiores é o primeiro passo para limpar piscina

borda-da-piscina

2. Preste atenção aos detalhes nas bordas

605-a3.Use uma escovinha apropriada para tirar as sujeiras ao redor da piscina

Low Speed_800x600

4. Use um aspirador apropriado para remover a sujeira do fundo da piscina

Para limpar piscina de um jeito fácil, você vai precisar ter em casa algumas ferramentas especiais, a rede de folhas é uma delas. Com ela você consegue retirar da água as sujeiras maiores e as folhas como o próprio nome sugere. Logo em seguida use as escovas para limpeza de bordas que devem ser escolhidas de acordo com o material do qual é feito a sua piscina, por fim um aspirador especial também pode ser uma boa pedida.

Como limpar sua piscina

Não se esqueça de limpar todo o entorno da sua piscina, além de deixar o ambiente com uma cara mais organizado e agradável, isso vai evitar que a sujeira depois vá para a sua piscina limpinha. Lembre-se sempre de esvaziar o filtro sua piscina e esvazia-lo com frequência, isso vai garantir que a manutenção seja sempre mais tranquila e que a água onde você e sua família nadam, mais limpa.

Por fim não se esqueça de colocar o cloro,de um modo geral, ele serve como desinfetante, e deve ser colocado no final da limpeza para garantir a qualidade da água, lembre-se de autorizar o uso da piscina apenas uma hora depois da aplicação do cloro.

E não se esqueça de limpar aos arredores da piscina para garantir a diversão!

 

Flores de inverno para decoração

Engana-se quem pensa que inverno não é tempo de flores na decoração. Ao contrário, elas vão dar a cor que a sua casa precisa em tempos de paisagem cinza. Confira aqui no IdeiaDecorar as melhores flores de inverno para decoração!

Na hora de escolher a espécie, no entanto, dê atenção àquelas que gostam mais da estação para cultivar dentro de casa. Segundo Robson Xavier, da Camélia Flores, o inverno no Brasil não chega a incomodar as flores, mas vale ter alguns cuidados. Entre eles, não molhar a flor, diretamente, mas sim o talo e a folhagem, e trocar a água, diariamente.

Entre as flores da época, você pode escolher a azaleia, camélia, Cymbidium (uma espécie de orquídea), tulipa, hortênsia e peônia; segundo Xavier, são essas as espécies que mais florescem no inverno. Inspire-se na galeria de fotos para decorar a sua casa com elas:

Flores de inverno para decoração

As azaleias são muito resistentes à estação. A espécie representa a alegria de amar e a perseverança

Flores de inverno para decoração 1

Azaleia: por apresentarem flores de diferentes colorações, elas são muito utilizadas na decoração

Flores de inverno para decoração  2

Camélia: as camélias cor de rosa significam grandeza de alma

Flores de inverno para decoração  4

A camélia não se adapta a temperaturas muito altas, mas pode aguentar geadas e climas com neve

Flores de inverno para decoração  5

Cymbidium: espécie de orquídea, possui flores duráveis e que se apresentam em forma de cachos, o que as tornam muito apropriadas para arranjos florai

Flores de inverno para decoração  6

O que torna a Cymbidium popular nesta época é que ela sobrevive e floresce bem em temperaturas baixas, como poucas orquídeas

Flores de inverno para decoração  7

De origem asiática, a Hortênsia conquistou os jardins das cidades mais frias do Brasil

Flores de inverno para decoração   8

Hortênsia tem flores no formato de grandes buquês em diversas cores, como branca, tons de rosa e azul

Flores de inverno para decoração  9

Não à toa a hortência é a flor símbolo do município de Gramado, cidade da serra gaúcha, onde faz muito frio

Flores de inverno para decoração  10

Essa é a pêonia. Em um jarro com água, as flores duram até uma semana na sua decoração

Flores de inverno para decoração  11

As peônias são grandes, levemente perfumadas, femininas e românticas

Flores de inverno para decoração  12

As peônias são flores típicas de baixas temperaturas e é muito mais fácil encontrá-las durante o inverno por aqui

Flores de inverno para decoração  13

Para garantir a durabilidade da peônia, remova a maior parte das folhas, corte cerca de 1cm da haste na diagonal e coloque em um vaso ou jarra de água limpa. E capriche na quantidade de água, pois são flores sedenta

Flores de inverno para decoração  14

O segredo para manter suas tulipas lindas por mais tempo é escolher botões frescos

Flores de inverno para decoração  15

Se tiverem folhas que fiquem submersas na água do vaso, tire-as. Elas podem começar a apodrecer e fazer com que as tulipas murchem antes da hora

Flores de inverno para decoração  16

Que tal inovar no uso das tulipas na sua decoração?

Flores de inverno para decoração  17

As tulipas bebem muita água. Certifique-se de que o vaso nunca fique seco

Modelos de jardim de inverno

Quem gosta de flores não dispensa a presença delas em nenhuma época do ano. Então, para contribuir com a decoração e embelezar a casa, a melhor maneira de dispor as plantas pelos ambientes é apostar no jardim de inverno. Essa prática tem se tornado muito comum, e até mesmo quem mora em pequenos apartamentos consegue criar um espaço destinado à elas, com muito charme e elegância. Ao inserir jardim de inverno na sala de estar, o cômodo ganha uma nova perspectiva, com um visual único e altamente elegante.

Existem muitas formas de mantar um projeto de jardim de inverno. Cada caso deve ser analisado individualmente, buscando a melhor solução para aproveitar as medidas do ambiente sem atrapalhar a circulação e trabalhar com a iluminação natural para as plantas. Para inspirar, separamos alguns modelos de jardim de inverno. Confira!

MODELOS DE JARDIM DE INVERNO

O primeiro modelo de jardim de inverno é uma opção para quem dispõe de pouco espaço em casa. A ideia é dispor as flores e plantas em vasos em um lugar mais isolado e com acesso à luz do sol. Esse formato é muito utilizado em apartamentos, que não podem receber um teto de vidro no meio da sala. Outra ideia é para compor o jardim de inverno é apostar nas pedras em combinação com plantas que sobrevivam a pouca exposição solar. Se for possível, é interessante montar um local para receber as visitas próximo ao jardim.

Quem mora em casa pode investir em uma construção bem elaborada, como por exemplo, uma estrutura de vidro inserida dentro da sala de estar. O estilo vai depender do gosto do cliente, podendo apostar em pedras e madeiras para deixar o jardim mais rustico. Ainda é possível montar o jardim de inverno embaixo da escada. Essa maneira deixa o espaço mais leve, ao mesmo tempo em que não há perdas de medida. Gosta das ideias? Então, confira a galeria:

Jardins suspensos

Se você mora em apartamento pequeno e adora cultivar algumas plantinhas, com certeza, já ouviu falar sobre os jardins verticais. Eles são uma excelente alternativa para organizar as flores com pouco espaço, porém não são a única. Outra opção é o chamado jardim suspenso. De uma maneira bem criativa, as flores e plantas são dispostas presas no teto e, não apenas possibilitam a criação de um pequeno jardim, como contribuem esteticamente para a decoração dos ambientes.

Lembra-se das plantinhas penduradas nas varandas na casa das avós? Então, é mais ou menos essa a ideia. Dispostas dessa maneira, as flores trazem muito benefícios para a decoração. Como por exemplo, atrair os olhares para a parte superior dos ambientes, desocupar os espaços horizontais da casa e, ainda melhorar a qualidade do ar, afinal é sempre bom ter algumas plantinhas, não é mesmo?

JARDINS SUSPENSOS

Desde a época em que nossas avós penduram as samambaias até hoje, muita coisa mudou. Os jardins suspensos ficaram um pouco mais modernos e as espécies de plantas usadas nessa técnica aumentaram bastante. Os suportes também ganharam mais variedades, podendo ser inseridos na decoração de ambientes de estilos variados. Essa forma de organizar as flores permite uma grande liberdade, você pode dispor os vasos como achar melhor.

As plantinhas mais indicadas para ter nestes jardins pendurados ao teto são espécies que demandam poucos cuidados. Afinal, com os vasos suspensos lá no alto, fica um pouco mais difícil e bem menos pratico ter que rega-las constantemente. Além das tradicionais samambaias, as suculentas também se adaptam muito bem com as alturas e criam um efeito bem interessante na decoração.

Por fim, escolha um lugar em que as plantas recebam sol. Pode ser próximo à janela ou a porta, e se o ambiente for bem iluminado, no centro do ambiente.

 

11 ideias para decorar um quintal pequeno

Quintal, terraço, corredor lateral, frente, fundo, laje, cobertura… Não importa. Se você tem um espaço bacana e gostaria de incrementá-lo, esse post tem ideias e dicas para você: 11 ideias para decorar um quintal pequeno.

 

Um terreno em desnível pode possibilitar a criação de um espaço como esse, com direito à uma mesa para refeições e a disposição de plantas em vasos e canteiros.

Em quintais pequenos, para melhor aproveitar o espaço e permitir a disposição de diversos ambientes, a piscina pode ter um desenho diferente, com recortes.

Um corredor lateral pequeno pode ser uma área gramada apenas. Poucos itens, como apenas uma planta vertical, um toldo e espreguiçadeiras dão a sensação de amplitude ao pequeno espaço.

Pedras, plantas e um pergolado dão o tom rústico a esse jardim, que tem ainda um painel de bambu para esconder o muro.

O trabalho maior ficou por conta das espécies trepadeiras que escondem o muro. A simplicidade fica por conta dos vasos diferentes, das cadeiras e dos bancos usados como mesa e para sentar. O deck de madeira é uma solução prática e barata para renovar qualquer piso.

Uma cor diferente na parede, uma antiga cama em ferro, poltronas e muitos vasos tornam esse ambiente despojado, ensinando que você pode reaproveitar outras peças que já tenha em casa também no jardim ou quintal.

Aquele muro feio pode ser “escondido” com inúmeras espécies trepadeiras. Esse recurso faz o espaço parecer maior.

No meio do terreno foi criada uma “ilha” que acomoda a mesa com as cadeiras e a sombra gostosa de um ombrelone. O espaço conta ainda com uma área destinada ao churrasquinho.

Madeira revestindo as paredes, vasos de barro, floreiras de cimento, deck e pedras de madeira são os únicos recursos desse terraço.

Bancos de alvenaria no limite do terreno podem receber almofadas bem coloridas e dar um ar alegre ao espaço.

Apenas um canteiro ao fundo, com diversas espécies. A bancada de madeira acomoda uma churrasqueira portátil e serve como assento.

Paisagismo

FLORES EM ALTA

A arquitetura paisagista tem com o objetivo montar, decorar e ornamentar quintais e jardins, buscando a melhor forma de aproveitar espaços e valorizar os ambientes. A técnica que promove projetos e cria grandes e pequenas paisagens é muito interessante e oferece inúmeras variedades e vantagens aos clientes. Por exemplo, o profissional da área fica encarregado da montagem e da escolha das plantas e flores que iram compor o visual do local, sempre levando em consideração as melhores opções de plantas para o clima da região e quantidade de luminosidade que o espaço recebe.

Apesar de ser, constantemente, confundido com a jardinagem, o paisagismo envolve todos os elementos constituintes das paisagens, sendo peças orgânicas ou não. A técnica requer cálculos, bom gosto e muita criatividade para montar lindas decorações externas, que além de beleza ofereçam praticidade aos moradores. Para colocar essa arte com as flores em prática, separamos algumas ideias e sugestões de paisagismo que podem ser facilmente feitas em casa, mesmo por aqueles sem muita experiência.

DICAS DE PAISAGISMO

Antes de começar a montar o jardim em casa, é necessário fazer um planejamento, definindo necessidades e medidas. Essa etapa determinará o sucesso do projeto. Se a ideia é montar um ambiente para relaxar e curtir a natureza, você precisa também investir em pedras ou um deck, caso contrário, se reunir a família em cima da grama, pode acabar prejudicando o seu crescimento. Uma dica para acertar na composição do jardim é apostar nos cinco sentidos do ser humano. O cheiro das flores, o barulho das folhas ou da água, a beleza do conjunto, o paladar das frutas do pomar e o tato das texturas.

Existem vários estilos de paisagismo, o mais indicado é apostar em que combinem com a parte externa da residência. Ou seja, se a sua casa tem traços clássicos e recebe uma cor mais sóbria na fachada, o ideal é investir em um jardim mais contido, com menos cores e arranjos e mais plantas verdes e pedras. É importante delimitar caminhos, locais de descanso com bancos e pérgolas, buscando valorizar ainda mais o uso dos elementos vivos. Também é possível inserir pequenos lagos e fontes no espaço. Confira algumas ideias.

 

 

Terrário na decoração

Você é apaixonado por plantas? Mora e um local pequeno e não pode cultiva-las? Então você é um ótimo candidato para ter um terrário. Os terrários são opções lindas e pequenas para você cultivar flores, plantas e inclusive, ter uma micro floresta dentro de casa. Nós do IdeiaDecorar separamos algumas dicas especialmente para você!

Eles são criados e montados dentro de um vidro aberto ou fechado, podendo ser cultivado de diversas formas. Eles podem ser feitos em qualquer tipo de vaso, basta que ele seja transparente, para que possamos enxergar as plantas dentro.

Se cuidados com carinho, os terrários podem durar anos. Basta se concentrar para escolher flores e plantas com necessidades parecidas, que a manutenção fica mais fácil. É importante que sejam plantas com o crescimento lento, para que não precise ser trocada de recipiente.

Além de plantas, animais de borracha ou resina podem ser colocados nos terrários, para que ele fique mais enfeitado e parecendo realmente uma floresta.

Os terrários fechados duram mais que os abertos e podem ser molhados apenas uma vez por semana, com pouca água. Já os abertos devem ser molhados três vezes por semana e todos eles devem ser cultivados longe do sol exposto.

Para montar seu terrário você precisa de um vaso de vidro, com tampa ou sem, terra, carvão ativado, pedaços de tijolo e pode optar por flores como lágrima-de-bebê, selaginela, musgo fresco e mini bromélia.

Agora, use a sua imaginação e monte seu lindo terrário. E Lembre-se, você pode cultiva-los em qualquer lugar, seja em apartamentos ou em casas com grandes espaços, eles são lindos e fáceis de cultivar!

Confira a galeria e mãos à obra: