Horta em casa

Já imaginou saborear um prato num almoço de domingo preparado com ervas e temperos fresquinhos, colhidos na hora? Muito mais saboroso, não? Isso é possível de ser feito com uma horta em casa.

Escolher o local ideal para o plantio é só o primeiro passo da horta em casa.

      – Se o plantio for feito em canteiros, num primeiro momento deve-se preparar o solo, retirando todas as espécies presentes junto com suas raízes.
      – Depois é preciso revolver a camada superficial que compreende os primeiros 20 cm (em média), e em seguida corrigir a acidez do solo acrescentando calcário dolomítico.
      – Feito isso, misture qualquer fertilizante de solo para fins genéricos com a mesma quantidade de adubo e turfa.

Algumas espécies exigem tratos diferentes, como sono mais arenoso, por exemplo. Dessa forma, escolha ervas e temperos com necessidades compatíveis de solo água e luminosidade. Uma boa composição é: alecrim, sálvia e orégano, que recebem no máximo três regas semanais. Já o hortelã exige mais água e não poderia estar no mesmo vaso.

Plantar a mesma erva ou tempero seguidas vezes no mesmo canteiro não é o mais correto.

Isso porque determinada espécie exige do solo sempre os mesmo nutrientes, ‘empobrecendo’ o solo para seu cultivo. O ideal é trabalhar com o rodízio de espécies.

Se houver disponibilidade de espaço, tente cultivar suas ervas e temperos próximos da cozinha, para ter facilmente os temperos frescos à mão.

horta-em-casa-ervas2

As ervas e temperos dificilmente serão atacados por pragas, se os cuidados com irrigação, iluminação, adubação e rodízios forem corretos. A maior parte tem preferência por sol pleno. Mesmo o ataque de pragas sendo pouco provável, para prevenir é indicado o cultivo de manjericão, que repele moscas-brancas, ácaros e pulgões; a pimenta e o gerânio (Pelargonium), que afastam os insetos; e o cravo-de-defunto (Tagetes patula), que mantem distantes os nematoides, vermes microscópicos que atacam principalmente a cebola.

Os primeiros registros de temperos e ervas foram encontrados por arqueólogos em tumbas egípcias datadas de 3000 a.C. Acreditava-se que as propriedades de conservação de alguns temperos eram ideais para o embalsamamento. A partir do século 15, inúmeras embarcações europeias desbravadoras de novas terras voltavam ao Velho Continente recheadas de especiarias, vendidas como produtos de luxo, bastante caros.

Na época, o valor das especiarias chegou a tal ponto que elas se tornaram moeda. Cerca de 500g de gengibre era equivalente a uma ovelha. Um saco de pimenta em grão era suficiente para comprar a liberdade de um servo na França.

13502-decor-apartamento-vila-mariana-luciane-mota-viva-decora

Enfim, discorrer sobre cada uma delas, nos tomaria muito tempo, mas atualmente podemos ter todo esse luxo em casa. Alecrim, alho, cebolinha, coentro, erva-doce, hortelã, manjericão, orégano, pimentas, salsinha, tomilho.

horta-em-casa

Muitas dessas plantas apresentam ciclos anuais, ou seja, após a florada e a produção do fruto, elas perecem e novas devem ser plantadas. Se sua horta em casa de ervas e temperos ficar bonita como esperamos que fique, essa preocupação certamente não será necessária, uma vez que tudo será consumido antes do fim deste ciclo.

Além de ajudar no orçamento de casa, ter uma horta em casa pode ser uma terapia deliciosa! Mãos à obra?

 

Cozinha Moderna – Como criar cozinhas modernas

Recentemente o IdeiaDecorar iniciou uma parceria com um site adicional a nossa estrutura de decoração. Este site é o CozinhasModernas.com.br – Fala sobre cozinhas modernas, cozinhas completas e muitos outros assuntos interessantes no que diz respeito simplesmente a: cozinhas modernas.
Existe uma coisa interessante quando se fala de cozinha ou cozinhas modernas – nem todas elas se destacam exatamente por terem: grande quantidade de tecnologia embutida em sua estrutura. Uma cozinha moderna é uma formação bem singela de alguns fatores globais, estes fatores criam um ambiente único – ai sim, sua cozinha pode ser chamada de cozinha moderna.

Ok, ok, ok,… Vamos a pergunta: O que realmente torna minha cozinha uma cozinha moderna ou até uma cozinha completa?

A resposta pode parecer complexa – mas para se ter uma cozinha completa que pode ser chamada de cozinha moderna você precisa atender requisitos bem básicos, vamos a ele:

  1. Uma cozinha só é moderna quando ela tem tudo o que você precisa. Se você pensar que uma cozinha é moderna por ter muitos eletrodomésticos ou por ter um design novo e arrojado – você provavelmente vai fazer um investimento errado. Então lembre: Uma cozinha moderna é moderna por que tem tudo o que você precisa.
  2. O visual da cozinha moderna pode variar de acordo com o pensamento, estilo ou até tendência. Por exemplo: determinada cozinha com visual bonito é moderna no Brasil, mas não é moderna na Itália ou nos Estados Unidos. Leve em consideração que uma cozinha – bem como qualquer parte de uma casa ou planejamento construtivo – sofre pelas tendências também.
  3. Usabilidade embutida. Não é raro que conheçamos pessoas que aproveitaram cantos perdidos para criar um armário discreto ou que utilizaram um novo sistema de gavetas para que não houve-se tanto barulho ou até que isso foi responsável por aumentar o tempo de manutenção de uma cozinha. A cozinha moderna ideal junta tudo isso sem exagerar em preço e frescuras. A usabilidade de uma cozinha está no que ela é capaz de fornecer a você e apenas isso.
  4. Menos pode ser mais, mais pode ser mais e mais pode ser menos, como menos pode ser menos mesmo. Confuso? Uma cozinha moderna não precisa ser exatamente uma obra de arte, ela tem de te atender (como falamos anteriormente) e tem também que ser planejada de acordo com o espaço disponível. Muitas vezes grandes espaços propiciam cozinhas maravilhosas – outras vezes pequenos espaços propiciam cozinhas mais maravilhosas ainda. É tudo uma questão de planejamento.
  5. A cozinha ideal é a cozinha que vai ser realmente útil pra você. É ótimo ter uma cozinha moderna cheia dos aparatos, super bonita e moderna visualmente – mas o que disso tudo você realmente usa? Vamos há alguns exemplos de cozinhas ideais:

Neste artigo nós falamos sobre a decoração do apartamento de Mônica Geller na série de TV Friends. A decoração inicial foi planejada nos anos 90 – mas repare que a utilidade da cozinha é realmente muito grande e que ainda hoje ela seria super moderna.

 

Itens que auxiliaram para este visual de cozinha moderna na cozinha de Friends:

Cozinha Moderna
Cozinha Moderna do apartamento de Mônica Geller em Friends

• Cores gritantes (para a época foi uma mudança e tanto e hoje é super vintage);
• Espaço totalmente aberto com coberturas em madeira;
• O fundo da cozinha (o tampão) não existe! São os famosos tijolinhos “a vista” que preenchem o local.
• O contraste da mesa, das cadeiras e dos itens da cozinha.
• Vale ressaltar que no caso da série este excesso de coisas na cozinha da Mônica é proposital. Ela era chefe de cozinha e logo – sua cozinha tinha tudo que a ela era útil – para tanto: uma cozinha moderna.

Para finalizar – lembre que sua cozinha é sua e apenas sua. Por mais que outras pessoas possam passar por ali ela deve atender aos desejos e vontades daqueles que ali vivem ou utilizam. Não vá muito na onda dos outros – siga algumas destas dicas e tenho certeza que você terá uma cozinha moderna para utilizar durante muito-muito-muito tempo mesmo.

5 dicas para decorar uma cozinha pequena

Compor o “lar doce lar” não é uma tarefa fácil. Nunca foi. Mas hoje em dia, com os imóveis cada vez mais compactos e mais caros por metro quadrado, a missão parece até impossível. Mas calma, que na decoração tudo dá-se um jeito e sempre há uma solução.

A cozinha é daqueles ambientes que mais demandam trabalho e, com certeza, merecem mais atenção. São tantas peças indispensáveis que fica difícil combinar tudo de uma maneira prática e eficiente, não é mesmo? O desafio é pensar em como otimizar o espaço disponível para que a cozinha seja funcional e agradável. Pensando nisso, elaboramos 5 dicas úteis para você colocar em prática quando decorar esse ambiente.

5 DICAS PARA DECORAR UMA COZINHA PEQUENA

#1. Em uma cozinha pequena, todo espaço é preciso. Enxergue as paredes como uma maneira de ganhar locais de armazenagem. A melhor maneira de aproveitar os espaços verticais, é apostar em armários altos até o teto, estantes embutidas e prateleiras. Lembrando que a última opção ao tempo que deixa tudo à vista e mais acessível, demanda mais trabalho para manter organizado e limpo. Escolha a alternativa que melhor valoriza o seu ambiente e aproveite cada centímetro.

#2. Decore as paredes. Uma ideia bem interessante é deixar alguns utensílios visíveis – além de economizar espaço nas gavetas, o efeito fica charmoso e aconchegante. Vale expor panelas, pratos, fatos e outros acessórios.

#3. Quanto mais claro, melhor. Os tons claros na parede deixam o ambiente maior e ainda refletem a luz natural com mais facilidade. Azul claro, branco, cinza claro e nude são boas cores para usar na base da sua cozinha.

#4. Iluminação é fundamental. Se as cores claras forem não forem suficientes ou se você não quiser uma cozinha completamente neutra, invista em uma boa iluminação para valorizar o ambiente. Lâmpadas estrategicamente posicionadas são a maneira mais prática de tirar a atenção do tamanho do cômodo e melhor a visão na área de trabalho.

#5 Engane seus olhos. Ilusão de ótica é importante nessas horas. Armários verticais com unidades estreitas ajudam a aumentar a sensação de que o pé direito é alto e espelhos e materiais transparentes trazem leveza e deixam um clima mais clean e amplo.

Cozinha e lavanderia integradas

É muito comum vermos em apartamentos, e até em algumas casas a cozinha e lavanderia  integradas. Essa maneira de organização dos cômodos tem dois lados. O positivo é a impressão de amplitude que o espaço ganha, e dependendo de como for montado pode ter muita praticidade. E o lado negativo diz respeito à mistura de elementos, que pode deixar a decoração bastante confusa e pesada aos olhos. Mas, calma com algumas ideias e mudanças na disposição dos móveis e objetos é possível resolver esse problema.

Como o objetivo é aproveitar todos os espaços, aposte nos nichos para guardar os eletrodomésticos: geladeira, microondas, fogão e outros. E para apostar na praticidade dos ambientes, organize tudo que for da cozinha de maneira próxima, e tudo que for da área de serviço em armários e prateleiras perto das máquinas. Assim, os cômodos ficam separados sem parede, não tendo uma quebra no ambiente.

Se você dispõe de pouco espaço o ideal é investir nos armários aéreos nas paredes. Eles não interferem na circulação, tanto na cozinha como na área de serviço. Além, de deixarem os dois ambientes organizados e bonitos. Outra dica para aproveitar bem cada cantinho é apostar no fogão cooktop, e na máquina de lavar com abertura frontal. Se a decoração mantiver uma linha organizada, na integração dos ambientes só trará benefícios para os moradores da casa.

Confira as imagens de cozinha e lavanderia integradas e inspire-se!

Decoração de 20 cozinhas pequenas

Cozinha pequena pode ser muito funcional também e a distribuição adequada dos armários ajuda bastante. Confira aqui a decoração de 20 cozinhas pequenas.

Por isso, se o espaço é reduzido aposte em armários e gavetas essenciais:
  • um armário profundo sob a bancada da pia, que guardará panelas e assadeiras maiores,
  • um gaveteiro (posicionado à direita ou esquerda deste armário sob a cuba) para os talheres e toalhas de mesa;
  • um armário aéreo sobre a pia que organizará os pratos e copos do dia-a-dia.
  • caso disponha de mais espaço, um armário aéreo sobre a geladeira ou coifa podem ser eficazes para as louças e utensílios de menor uso.
Para decorar, invista em detalhes como pastilhas, combinação de madeira, cores vibrantes e vidro. Veja as ideias destes 20 ambientes:

Decoração de sala conjugada

Salas conjugadas são, cada vez mais, a realidade dos apartamentos. Seja por ser uma ótima forma de aproveitar os espaços, ou uma excelente tendência de decoração, a técnica de integrar ambientes faz sucesso e aparece em casas de todos os estilos. Para aproveitar todas as vantagens que as salas conjugadas oferecem é importante prestar atenção nos detalhes e buscar um equilíbrio na composição, para que o espaço não fique parecendo vazio e nem sobrecarregado. Por isso nós do IdeiaDecorar fizemos este post com dicas de decoração de sala conjugada, confira!

Se você acabou de se mudar para um imóvel composto por uma sala integrada à outros ambientes, ou quer repaginar a sua, invista em uma decoração rica em detalhes e original. A melhor maneira de acertar é apostar em objetos e elementos que combinem com a personalidade dos moradores, podendo passar por diversos estilos, desde o clássico, passando pelo rústico e chegando até o exótico. O importante é criar uma atmosfera agradável.

DICAS DE DECORAÇÃO DE SALA CONJUGADA

A sala conjugada pode estar integrada com diferentes áreas da casa, como a sala de jantar, a cozinha e até mesmo a varanda. E esse outro ambiente que define o rumo da decoração. Se a sua sala estiver em contato com a varanda, a ideia é montar um grande espaço de lazer, investindo em conforto e móveis para receber os amigos e a família. Quando a integração é com a cozinha e sala de jantar, o objetivo deve ser diferente. Em ambos os casos, a dica para harmonizar os cômodos é manter a mesma cor nas paredes de todos os ambientes, e se possível também dos pisos e teto, com além da combinação dos espaços, também há uma sensação de amplitude.

Utilizar móveis e objetos que seguem um mesmo estilo também é essencial para alcançar o objetivo final. O ideal é que as peças de destaque, como a estante, a mesa de centro e a mesa de jantar sejam do mesmo material e se possível da mesma tonalidade. Quanto à cores dos elementos, isso vai depender do clima que você deseja criar. Mas é importante tomar cuidado para não exagerar.

Confira algumas dicas de decoração de sala conjugada:

 

Como decorar cozinhas pequenas

A cozinha é o ambiente de reunião de uma casa. É muito bom receber os amigos e a família para uma refeição. E talvez por isso, muitas pessoas tem o desejo que esse lugar seja enorme. Nos apartamentos é muito comum que as cozinhas venham em um formato minúsculo, como se fosse um corredor. Parece difícil decorar esse pequeno espaço, mas você vai quer que pode ter uma cozinha singela e ao mesmo tempo maravilhosa e prática. Então nós do IdeiaDecorar fizemos este artigo especialmente para você que quer dicas de como decorar uma cozinha pequena!

O grande segredo para as “cozinhas corredor” é apostar na decoração vertical. Você pode abusar dos armários e módulos na parede, em todos os cantos, e até em cima da porta se for preciso. A ideia é encontrar espaço para acomodar todos os itens, deixando tudo organizado e livrando espaço do balcão e da área de circulação. Para facilitar o manuseio na cozinha, você pode deixar os eletrodomésticos mais usados próximos a pia. Além de prático, deixe um clima mais moderno e despojado à decoração.

Confira algumas dicas:

  1. Seu fogão não fique perto da janela, evitando que seu fogo apague sempre que bater aquele vento ou simplesmente demore muito até se conseguir acendê-lo;
  2. Seu fogão e sua geladeira devem ficar separados, se não pela pia, por uma bancada de trabalho, para evitar contanto direto entre o frio e o calor;
  3. Leve em conta todo o processo de limpeza quando for escolher o revestimento mais adequado. Não adianta fazer uma parede cheia de textura se você não consegue limpá-la direito, sem que tenha que passar o dia todo esfregando;
  4. Cozinhas americanas são charmosas para se ganhar espaço quando a cozinha é muito pequena. Mas sempre que projeto uma assim, chegam reclamações de que toda a gordura do cozimento passa para a sala. Então, o balcão que separa cozinha e sala é sempre controverso, dependendo das prioridades de cada um. 
  5. Como todo ambiente pequeno, você deve tomar um cuidado especial com a iluminação. Muitas vezes não é possível ter grandes janelas para a entrada de luz natural, por isso, uma dica é aplicar luzes nos módulos e prateleiras. Dessa forma fica mais fácil de enxergar na hora do preparado dos alimentos.

Mesmo com pouco espaço dá pra criar uma decoração usual e cheia de charme. Experimente!

Confira a nossa galeria e inspire-se, é simples:

Ideias para cooktops

Você conhece o cooktop? Ele é um fogão bem diferenciado, que além de oferecer várias vantagens, contribui muito para a estética da cozinha. O cooktop é composto apenas por uma placa que é fixada sobre a bancada da cozinha e pode ser elétrico ou a gás. Eles são muito práticos e economizam espaço, tornando-se uma excelente opção para os ambientes pequenos. Inox, vidro, dominós ou portátil. Seja qual for o cooktop que você quer, o mercado oferece. São vários produtos, em diferentes materiais e preços que agradam a todos os gostos e bolsos. Confira aqui nesse artigo ideias para cooktop:

Os cooktops são lindos e muito funcionais, porém esse tipo fogão exige alguns cuidados específicos, principalmente quando o assunto é limpeza. Pensando nisso, nós trazemos aqui algumas dicas de uso e de manutenção para que a peça dure por mais tempo e mais bonita.

Limpeza:

É muito importante que durante o uso do aparelho não se deixe acumular alimentos ou sujeira em sua superfície, pois isso pode acabar manchando o fogão e deixando-o com aspecto de velho. Por isso, a primeira dica é limpeza qualquer respingo que caia imediatamente.
Para a limpeza o ideal é apostar nos detergentes neutros. Com um paninho úmido, água e sabão neutro a higienização fica completa e a qualidade da peça se mantem. É importante verificar, antes de começar a limpeza, que o cooktop está desligado do tomada e com a superfície fria, para evitar queimaduras. Se o aparelho for a gás, é necessário retirar as grelhas.

Todas as partes do cooktop podem ser lavadas normalmente, mas é importante evitar o uso das esponjas de aço, para que não arranhe a parte esmaltada, uma vez que esses fogões são feitos de um material bastante sensível. Se o cooktopo é de vidro, a dica é fazer a limpeza antes do uso, e para limpar novamente esperar ele esfriar completamente. O processo de higienização deve ser feito com um papel toalha e uma pasta específica para o aparelho.

Dicas de uso:

  •  Para evitar que a superfície do cooktop seja arranhada ou danificada, é melhor dar preferencias para panelas e frigideiras com fundos retos.
  • Outra dica para manter o aparelho em perfeito estado é verificar o diâmetro da panela é compatível com o tamanho do queimador.
  • É importante manter sempre a limpeza do aparelho, e também que ele esteja seco, para que não enferruje. Os produtos indicados para a higienização devem ser respeitados.
  • Se você vai limpar com um pano ou papel toalha é preciso verificar a maciez dos mesmos, para que eles não risquem o fogão.

Aliando praticidade e beleza, os cooktops tem conquistado cada vez mais a preferencia de designers de interiores e decoradores. Eles exigem alguns cuidados básicos, mas acabam se tornando um ótima opção para quem tem cozinha pequena e deseja otimizar os espaços. Confira alguns modelos e decorações que se utilizaram dessa peça.

Papel de parede para a cozinha

De tempos em tempos surgem novas tendências para decoração. Essas ideias surgem sempre com o objetivo de aliar praticidade e beleza para os consumidores. Por isso é importante sempre se manter atento às novidades que aparecem no universo de decoração, para que você possa aproveitar todos os produtos e serviços disponíveis no mercado da melhor maneira possível. Esse é o caso do papel de parede. A peça que surgiu entre os americanos e europeus, se espalhou pelo mundo e logo conquistou os brasileiros também, se tornando sucesso de decoração por todo o país. As vantagens da utilização vão além da contribuição estética, os papeis de parede são práticos, acessíveis e sempre muito atuais. O revestimento pode ser usado em todos os ambientes, acrescentando charme e personalidade de uma maneira única.
Na cozinha não é diferente. A alternativa de decoração é sempre bem vinda nesse espaço de convívio social. Mas alguns cuidados são muito importantes na hora da escolha, como por exemplo, as estampas, que devem ser harmonizar com o restante do ambiente e o material, ele deve ser produzido como elementos que proporcionem durabilidade e permitam a limpeza.

LIMPEZA DO PAPEL DE PAREDE

A cozinha é um espaço que precisa ser mantido limpo sempre. E as constantes atividades realizadas nela provocam algumas sujeiras. Por isso, é importante que o papel de parede usado para o revestimento não estrague ao ser limpo. Os modelos mais recomendados são os emborrachados, com eles é possível fazer a higienização completa, usando um pano úmido com sabão neutro, ou ainda uma esponjinha. Após a limpeza é necessário secar bem a superfície.
Os papéis de parede para a cozinha exigem uma manutenção constante. Devido a sua exposição à gordura e resíduos de alimentos que respigam durante o preparo da comida, o revestimento merece uma atenção especial. O recomendado é não deixar a sujeira se acumular, caso contrário a limpeza pode se tornar um pouco mais difícil.

Confira alguns modelos bem coloridos e originais para decorar a parede da cozinha:

Ideias criativas para decorar a cozinha

A sua cozinha precisa de uma reforma? Alterar por completo a decoração da cozinha pode ser um pouco pesado para o bolso de qualquer um, por isso porque não opta por fazer apenas pequenas mudanças no ambiente? Com apenas algumas modificações na decoração da cozinha e a introdução de algumas ideias criativas é possível alterar o aspecto geral da decoração a baixo custo.

Uma cozinha com armários tradicionais, aparelhos velhos e cores monótonas, pode fazer com que a sua cozinha fique desprovida de caráter e interesse. Alterações simples, mas criativas, podem conferir personalidade a uma cozinha que antes não tinha encanto.

Mude a cor dos armários com Ideias criativas para decorar a cozinha
Em alternativa a substituir todos os armários e gastar uma fortuna em todo o processo processo, pode simplesmente optar por dar-lhes uma “cara” nova. Experimente lixar a camada de tinta existente na parte exterior dos armários e pintá-los de outros tons mais alegres.
Certifique-se de limpar bem todos os armários para retirar toda a sujidade e gorduras da sua superfície antes de começar a lixar.
Ao selecionar uma cor nova para os armários, tenha em mente o esquema de cores de toda a sua cozinha. Se a cozinha tiver muitos aparelhos de aço inoxidável, a tendência tem sido afastar-se das cores pálidas e apostar mais em cores um pouco escuras.
Lembre-se também que as cores neutras são a melhor opção para cozinhas mais pequenas, pois dão a ilusão de um espaço mais aberto, mais amplo.

Mude os puxadores com Ideias criativas para decorar a cozinha
Algo tão simples como mudar os puxadores velhos do armário por outros mais bonitos ou originais, pode fazer toda a diferença no aspecto dos seus armários. Estão à venda no mercado nos mais diversos modelos, cores, materiais e tamanhos. Só precisa de escolher e trocar, pois é um processo de substituição muito simples.

Substitua as cortinas com Ideias criativas para decorar a cozinha
Embora uma alteração feita com relativa facilidade, substituir as cortinas atuais da cozinha por umas novas pode trazer nova vida à sua cozinha. Existem muitos estilos de cortinas e diferentes texturas por onde escolher, algumas especificamente projetadas para a decoração destes espaços devido ao seu tamanho e resistência a nódoas. E melhor que tudo, são uma excelente opção para destacar ainda mais a nova cor dos seus armários.

Veja só algumas das imagens que selecionamos para inspirar você a criar uma cozinha super prática e, de preferência, sem tirar muito dinheiro do bolso!

Veja também: Como decorar uma sala

Como decorar com garrafas de vinho e rolhas

Hoje vamos falar de uma decoração muito bacana de se fazer – esta decoração em específico é bem barata já que toda sua produção pode ser feita com materiais reutilizáveis – hoje vamos falar de como decorar com garrafas de vinho e rolhas, que dão um toque todo peculiar em qualquer ambiente mais adulto.

Este tipo de decoração é bem utilizada por quem gosta muito de vinho, você pode explorar de várias formas diferentes, como por exemplo:

  • Decoração com garrafas de vinho e enfeites de natal;
  • Decoração com rolhas fazendo um quadro;
  • Decoração com garrafas de vinho e luzes para produzir uma luminária;
  • Decoração com rolhas criando letras para quadros;
  • E até mesmo móbiles com rolhas que ficam fantásticos – ofereça um movimento ao móbile e uma proporção que você iria conseguir com outros poucos materiais reaproveitáveis;

Uma coisa legal que tem se tornado muito popular na decoração com garrafas de vinho e rolhas, é um recipiente de vidro para se colocar rolhas das garrafas que você já bebeu. Isto fica ótimo como decoração ao lado da televisão ou até mesmo uma decoração de centro de mesa! Se você tiver uma ádega (ao estilo “geladeirinha”) também é muito interessante deixar por perto – mas lembro que este é um tema de decoração adulto, recomendado para casas em que a idade mínima seja de adolescentes – afinal, não queremos fazer com que nossas crianças iniciem com nenhum hábito que envolva bebidas alcólicas não é mesmo?

Se você fizer qualquer tipo de decoração com garrafas de vinho ou decoração com rolhas das garrafas de vinho, envie pra gente que nós postaremos aqui com todo prazer. Esta é uma ideia de decoração feita com rolhas ou garrafas reaproveitadas – algo que quase sempre vai fora. Outra coisa interessante é que se você optar por fazer uma decoração com rolhas em um recipiente ou aquário, você pode escrever a data que bebeu o vinho e com quem bebeu na rolha, e ainda tem uma lembrança muito bacana – algum dia você pode simplesmente pegar o aquário de rolhas de garrafas de vinho e começar a relembrar de dias do passado, é uma nostalgia que pessoalmente gosto muito.

Assim – espero que este artigo inspire nossos decoradores e hobbistas. Aprenda aqui sempre a decorar apartamentos, decorar casas, decorar quarto – enfim, aprenda aqui a decorar sua casa.

Segue nossa galeria de imagens de hoje com o tema: Como decorar com garrafas de vinho e rolhas:

E se você se interessou por decoração com garrafas de vinho e rolhas, aproveite para ver ideias criativas para decorar a cozinha.

Ideias criativas para decorar a cozinha

Se você quer trocar seus talheres do dia a dia por exemplo, pois já estão sem brilho, tortos ou ultrapassados, que tal dar uma nova função a eles? Aproveite Ideias criativas para decorar a cozinha e como decorar a cozinha! Lembre que a decoração da sua cozinha é algo que pode render um bom trabalho então aproveite e descubra como executar da melhor forma possível seu processo de decoração deste ambiente.

Estas ideias são um prato cheio para você decorar com charme a cozinha, a churrasqueira ou a sala de jantar. Basta pegar um garfo aqui, uma colher ali  e criar objetos originais. Dá para fazer suporte de pano de prato, luminária, puxador, porta-guardanapos…

Todas às formas possíveis para decoração da cozinha podem ser exploradas em primeira etapa – antes de se começar o projeto. Como a cozinha requer um projeto um pouco mais rápido (caso você não tenha uma outra cozinha pronta, o processo de decoração da cozinha – ou até mesmo a cozinha planejada – podem render contratempos bem chatinhos), é recomendável que você inicie todo o processo de trabalho pensando exatamente como você quer o projeto (se você vai decorar sua cozinha sem auxílio de um profissional, essa é a primeira etapa) – da posse do que você quer chegou a hora de entender os materiais que vai usar e como vai usar os materiais – para facilitar ainda mais o processo de decoração da sua cozinha você pode setorizar o ambiente, dividindo em quatro ou seis partes, e você trabalha de parte em parte.

Agora basta iniciar o trabalho – chegou o ponto de botar a mão na massa. Lembre sempre que em qualquer projeto de decoração o chão sempre é o mais prejudicado – se você tem um piso bonito seja ele qual for, tome bastante cuidado para que não exista nenhum tipo de “ferimento” na superfície.

Se você fez uma cozinha nova – envie pra gente fotografias do seu trabalho de decoração na sua cozinha que nós publicaremos aqui com muito gosto! E ai, aproveitou estas ideias criativas para decorar a cozinha? Confira outras ideias para deixar cozinha mais decorada e mais bonita ainda clicando aqui.

Maos a obra que agora é hora de mostrar serviço. Um bom trabalho!