Ideias de decoração, faça você mesmo e interiores

Como escolher o chuveiro ideal

Seja para despertar ou para relaxar, a quantidade e a temperatura da água fazem toda diferença na hora do banho.  Saber como escolher o chuveiro ideal pode ser decisivo, inclusive, para o funcionamento de outros equipamentos elétricos da casa.

chuveiro-eletrico-hg-20100518

Ducha ou chuveiro? Sim, existe diferença!

As duchas são aquelas maravilhas que usamos quando nos hospedamos em hotéis e se diferenciam dos chuveiros por serem fixas na parede, tendo maior pressão de água e seu jato direcionado de acordo com seu design. Para instalar uma dessas é recomendado um sistema de aquecimento por acumulação, que pode ser a gás ou solar.

Mais comuns em casas e apartamentos, os chuveiros oferecem maior facilidade de instalação e manutenção, que muitas vezes trata-se apenas da troca de resistência.

Temperatura

As duchas oferecem uma maior variabilidade em relação a temperatura da água, podendo aumentar até 10º, para quente ou para frio, em relação a temperatura da água que chega ao dispositivo.

Já a maioria dos chuveiros, oferecem apenas as opções: inverno e verão (quente / morno) e a capacidade de variação em graus depende de cada aparelho.

Pressão de água

Chuveiros com maior vazão de água (maior diâmetro) tendem a deixar a água mais fria, pois a quantidade de calor é a mesma para esquentar uma quantidade maior de água.

A pressão da água esta relacionada com a distância (e a altura) entre a ducha e a caixa d’água: quanto mais distante (e mais alto), maior a pressão. Para imóveis cuja a pressão da água é baixa, a solução é um pressurizador à parte, que pode ser facilmente instalado no chuveiro ou ducha.

 Consumo de energia

Chuveiros consomem menos água, porém, para transformar a energia elétrica em calor, gastam mais energia. O mercado oferece aparelhos com voltagens diferentes e a instalação elétrica da casa também deve ser levada em consideração.

É muito comum que chuveiros sejam instalados em rede 220w, mesmo quando o restante da casa está em 110w, mas isso não é uma regra. A matemática é simples: com uma carga maior de energia, o chuveiro esquenta mais.

Cabe a você, depois de analisar os prós e contras de cada modelo, decidir qual a melhor opção para você e sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *