Decoração de banheiro pequeno

Banheiros pequenos precisam ser bem projetados, e tudo o que estiver neste ambiente restrito deve atender a uma necessidade clara. Confira as melhores dicas de decoração de banheiro pequeno, aqui, no IdeiaDecorar!

Não coloque muitos móveis e objetos que atrapalhem a dinâmica durante o uso, e armazene no seu banheiro pequeno apenas aquilo que é de uso diário. Estoques produtos de higiene pessoal, rolos de papel, toalhas limpas em outro lugar. Evite também deixar toalhas usadas penduradas, pois tudo que contribui para causar confusão visual neste recinto o torna ainda mais limitado.

Invista em mobiliário planejado para seu banheiro pequeno, pois estes móveis são desenvolvidos especificamente para situação, permitindo um aproveitamento mais eficaz. Com isso você usufrui de espaços mais incomuns como a parede sobre o vaso, sobre a porta, embaixo da pia, tanto com armários fechados como com prateleiras e nichos.

banheiro1

Improvisar com cestas, caixas, ganchos, são alternativas muito válidas para banheiro pequeno. Use a criatividade! Se bem escolhidos e combinados, contribuem muito com decoração.

banheiro21

Dicas e truques de decoração de banheiro pequeno

Cores devem ser bem pensadas, para que não causem a sensação de que o espaço é menor (efeito que cores escuras podem causar). Especialmente se o banheiro não tiver janelas que promovam iluminação natural e circulação de ar suficientes, o uso de cores escuras pode causar um efeito opressivo.

Pense bem antes de pintar cada parede de uma cor, ou usar texturas variadas, pois estas “quebras” atrapalham a sensação de continuidade, amplitude. Deixe para variar nas cores dos objetos, das louças, ou use molduras e rodapés para diferenciar.

banheiro51

Abuse de espelhos, eles desencadeiam a sensação de amplitude. Mas analise bem onde colocá-los, para que não causem vertigem (não coloque um frente ao outro).

banheiro6

Opte por uma parede toda espelhada! Outra ideia bacana é fazer parte do box de espelho (a parte fixa, de preferência), sendo que isso pode até mesmo camuflar o interior, deixando o banheiro mais clean.

Contudo, se os elementos dentro de seu box são bacanas e se mantém bem organizados, opte por box de vidro temperado transparente, o que também contribui para dar amplitude visual.

banheiro7

O piso e sua paginação contam para que a sensação de confinamento seja atenuada. Se usar peças muito grandes, poucas irão caber, e muitas sobras (pisos cortados) aparecerão. Isso acentua a característica do espaço de ser reduzido. Use peças menores ou bem grandes, e prefira porcelanatos ou pedras cujo rejunte possa ser o mais fino possível, quase imperceptível.

banheiro31

 

 

Como usar pastilhas na decoração do banheiro

A decoração em lugares menores acaba exigindo um nível maior de atenção e cuidado. Muitas vezes, detalhes diferenciados deixam o espaço mais charmoso. As pastilhas na decoração do banheiro são um ótimo exemplo destes materiais que dão um toque especial a qualquer ambiente.

CORES:

Existem os tons mais claros, escuros, mix e mosaicos de cores. Uma dica que dá um efeito bem legal é mesclar as brancas e pretas, pois geram um contraste bem legal. É possível também brincar com as cores dos móveis e das pastilhas, criando uma combinação. A vantagem é que existem tantas opções de combinação que você pode dar asas à sua criatividade sem medo de ser feliz!

Os materiais existentes são, basicamente, de dois tipos: vidro e cerâmica. É necessário que um bom profissional faça a instalação. Veja algumas dicas para a realização da tarefa:

1. Verifique o nivelamento das peças;

2. É preciso assentar os azulejos;

3. Coloque as pastilhas de vidro ou cerâmica;

4. Ajuste com a argamassa;

5.Utilize uma régua de alumínio para o nivelamento.

As opções de utilização e aplicação também são diversas. No banheiro, por exemplo, é possível utiliza-las nobox, no piso e na parede. A flexibilidade é tanta que muitas pessoas escolhem usa-las em todo o espaço. O efeito pode se tornar mais sofisticado.

Faça sua escolha e deixe sua casa mais moderna, bonita e elegante.
Confira a galeria de fotos de como usar pastilhas na decoração do banheiro:

Como escolher o chuveiro ideal

Seja para despertar ou para relaxar, a quantidade e a temperatura da água fazem toda diferença na hora do banho.  Saber como escolher o chuveiro ideal pode ser decisivo, inclusive, para o funcionamento de outros equipamentos elétricos da casa.

chuveiro-eletrico-hg-20100518

Ducha ou chuveiro? Sim, existe diferença!

As duchas são aquelas maravilhas que usamos quando nos hospedamos em hotéis e se diferenciam dos chuveiros por serem fixas na parede, tendo maior pressão de água e seu jato direcionado de acordo com seu design. Para instalar uma dessas é recomendado um sistema de aquecimento por acumulação, que pode ser a gás ou solar.

Mais comuns em casas e apartamentos, os chuveiros oferecem maior facilidade de instalação e manutenção, que muitas vezes trata-se apenas da troca de resistência.

Temperatura

As duchas oferecem uma maior variabilidade em relação a temperatura da água, podendo aumentar até 10º, para quente ou para frio, em relação a temperatura da água que chega ao dispositivo.

Já a maioria dos chuveiros, oferecem apenas as opções: inverno e verão (quente / morno) e a capacidade de variação em graus depende de cada aparelho.

Pressão de água

Chuveiros com maior vazão de água (maior diâmetro) tendem a deixar a água mais fria, pois a quantidade de calor é a mesma para esquentar uma quantidade maior de água.

A pressão da água esta relacionada com a distância (e a altura) entre a ducha e a caixa d’água: quanto mais distante (e mais alto), maior a pressão. Para imóveis cuja a pressão da água é baixa, a solução é um pressurizador à parte, que pode ser facilmente instalado no chuveiro ou ducha.

 Consumo de energia

Chuveiros consomem menos água, porém, para transformar a energia elétrica em calor, gastam mais energia. O mercado oferece aparelhos com voltagens diferentes e a instalação elétrica da casa também deve ser levada em consideração.

É muito comum que chuveiros sejam instalados em rede 220w, mesmo quando o restante da casa está em 110w, mas isso não é uma regra. A matemática é simples: com uma carga maior de energia, o chuveiro esquenta mais.

Cabe a você, depois de analisar os prós e contras de cada modelo, decidir qual a melhor opção para você e sua casa.

Banheiros pequenos: 4 maneiras de ganhar espaço

Toda a vez que a gente pensa em reformar o banheiro ou lavabo sentimos um friozinho na barriga, não é mesmo? Isso porque, planejar cada detalhes, aproveitar todos os espaços e ainda ter uma decoração de estilo, dá trabalho.

Para driblar todos esses pequenos medos, selecionamos quatro dicas infalíveis para você aproveitar cada centímetro do seu banheiro com muito charme e personalidade.

BANHEIROS PEQUENOS: 4 MANEIRAS DE GANHAR ESPAÇO

Dica número 1 – Na hora de escolher a posição da bancada e do vaso sanitário, pense com calma. Isso será determinante para inserir outros elementos sem acabar com a circulação. Evite instalar o vaso de frente para a porta de entrada. Além de ser muito mais agradável ser recebido por uma bela bancada e um bom espelho, o ambiente fica mais confortável.

Dica número 2 – Escolha os móveis e os outros elementos de acordo com o tamanho do banheiro. Bancadas minimalistas são a melhor opção para quem sofre com limitações de espaço. Se você precisa de um lugar para guardar pequenos objetos, mas não tem como ter um armário no banheiro, invista em nichos e prateleiras simples fixados à parede.

Dica número 3 – Todo banheiro precisa de espelho, e se o seu banheiro é pequeno ele precisa de um ainda maior. Aposte nessa peça para decorar e aumentar a sensação de amplitude do ambiente. Além disso, a iluminação é muito importante em espaços menores. Quem não tem uma boa quantidade de luz natural, pode brincar com a iluminação artificial. Spots, fitas luminosas e outras formas de iluminar são muito bem vindos.

Dica número 4 – A pintura também pode ajudar na hora de aumentar os espaços. Quem tem o pé-direito baixo, pode apostar em uma pintura com listras verticais em uma das paredes. Mas cuidado com os tons muito escuros, eles podem criar o efeito contrário.

Banheiros pequenos 4 maneiras de ganhar espaço 3
Banheiros pequenos podem ficar muito bem arrumados se você parar para pensar apenas um pouco 😉

Banheiros pequenos 4 maneiras de ganhar espaço 2
Banheiros pequenos 4 maneiras de ganhar espaço 1
Banheiros pequenos 4 maneiras de ganhar espaço

Dicas para decorar o banheiro

Se antigamente o banheiro era um ambiente único e exclusivamente funcional, hoje ele ganhou uma promoção e se transformou em um refugio dos moradores para relaxar depois de um longo dia de trabalho. Nesse sentido, para que ele corresponda às expectativas e passe a exercer a sua função de espaço de tranquilidade e conforto, é preciso dedicar uma certa atenção para a sua decoração, trabalhando detalhadamente com os acabamentos, a iluminação e os acessórios que irão compô-lo. Confira dicas para decorar o banheiro:

Antes de qualquer coisa, para uma decoração bem harmoniosa e aconchegante, o banheiro precisa ter uma boa circulação, com todas as peças e móveis bem distribuídos dentro do espaço disponível. Depois disso, é hora de planejar a funcionalidade do ambiente. O ideal é que todos os produtos usados no dia a dia possam ser armazenados de forma acessível e organizados.

DICAS PARA DECORAR O BANHEIRO

Os banheiros com limitações de espaço também podem ser muito bem decorados. Basta investir em uma bancada reduzida, com a cuba posicionada em uma das laterais, para que você ganhe mais espaço na hora de organizar os seus pertences. As cores claras são muito bem vindas, e não apenas nos ambientes pequenos. O branco além de trazer uma sensação de limpeza, cria um visual mais arejado e iluminado, ideal para os banheiros.

Os armários aéreos com porta de vidro são excelentes alternativas para economizar alguns centímetros na decoração. Para dar um charme ainda mais interessante ao banheiro, instale luzes poderosas em volta do espelho. Além de criar uma estética de camarim, essa iluminação não cria sombras no rosto, facilitando a hora da maquiagem ou de fazer a barba.

E por falar em iluminação, não tenha medo de ser criativo. Aposte em luzes indiretas, trabalhando com a iluminação no gesso ou ainda investindo nas lâmpadas de cromoterapia para as áreas de banho. Todos esses detalhes são importantíssimos para criar um espaço de relaxamento.

E na hora de decorar, use acessórios bonitos e que reflitam a sua personalidade. Vale apostar em vasos de flores, velas perfumadas e muito mais. Para se inspirar, confira a galeria:

Box de vidro para banheiro

BANHO DECORADO

Nada como um box de vidro para banheiro para deixar ambiente muito mais bonito e livre da molhança, não é mesmo? A cortina de plástico pode ser uma boa alternativa para quem está com o orçamento curto, mas para melhorar o projeto e deixar o ambiente sempre sequinho, não dá para abrir mão das portas de vidro. Além de muito bonitos, esses elementos, quando feitos em um material de qualidade, são mais seguros e duram a vida inteira. Ficou interessado? Então, confere algumas dicas para escolher o modelo ideal para o seu banheiro.

Muito mais que uma peça estética, o box tem uma função muito importante no banheiro. Por isso, é muito importante que a escolha seja feita analisando todos os pontos, até mesmo para investir apenas uma vez. Com tantas opções de modelos, materiais e cores fica mais difícil se decidir, mas com uma ajudinha tudo fica mais claro.

COMO ESCOLHER O BOX DE VIDRO PARA BANHEIRO

Um dos itens mais importantes e que merecem atenção é o tipo de vidro. O único indicado é o temperado, que é até dez vezes mais forte que os comuns e não estilhaça, caso quebre. Dentro do tipo temperado, há modelos como o fumê, o neutro e o fosco. Para cada um deles há uma diferença de preço, mas o resultado é muito semelhante. A escolha vai depender do orçamento e do efeito estético desejado.

Se você procura por um modelo que dê privacidade na hora do banho, pode investir nos texturizados. Ele ofusca a transparência com várias opções de desenhos, quadradinhos, listras, pontilhado ou bolinhas. Para o acabamento o material mais indicado é o alumínio. As peças tem um custo bem acessível, além de serem leves e não enferrujam. Outra vantagem é que ele pode ser encontrado em diversas cores. Quanto ao formato, as portas de corres economizam espaço e quase não aparecem na decoração.

Como decorar um banheiro pequeno

Banheiro é aquela parte da casa usada por todos, porém quando o assunto é decoração, muitas vezes, ele é esquecido. Não importa se você tem pouco espaço, ou não quer gastar muito é possível decorar o banheiro pequeno com medidas simples. Esse cômodo pequeno pode sim, diminuir as alternativas decorativas, mas algumas estratégias prometem deixar o banheiro super charmoso e aproveitar bem todos os espaços. Confira as dicas de como decorar um banheiro pequeno.

Na reforma, a cor das paredes é a uma das primeiras coisas a ser pensada. Se fosse tem pouco espaço no banheiro, prefira as tonalidades claras. As cores escuras pesam o ambiente e criam a impressão de menor profundidade. Mas isso não significa que o ambiente não possa receber detalhes em cores fortes. Na verdade, o contraste é o charme do banheiro. Para aumentar as impressões de dimensões não tenha medo de usar os espelhos. Eles são grandes aliados em cômodos como esse.

Na hora de escolher os móveis adote a regra de que menos é mais. Opte por peças que possam guardar o maior número de coisas, isso facilita a organização do banheiro e a ajuda na estética. Nichos, prateleiras e armários aéreos são muito bem vindos, eles são perfeitos para ocupar bem os espaços. E por fim, prefira o box transparente e liso, ele não cria uma barreira e com isso amplia o espaço visualmente.

Gostaram das dicas de como decorar um banheiro pequeno? Então mãos à obra!

 

Banheiros pequenos

Em banheiros  pequenos onde todo centímetro faz diferença, precisamos pensar bem no layout para que não venhamos a ter até mesmo dificuldade em nos movimentar dentro deles.
Muitos têm a sorte de poder escolher o layout, mas outras pessoas já encontrarão o banheiro pronto quando da aquisição de um imóvel.
Seja qual for a sua situação, vamos fazer aqui algumas considerações para algumas situações, desde uma simples “maquiagem” no banheiro, até a possibilidade de uma pequena reforma.
1) Usar ou não  bacia sanitária com caixa acoplada?
Vai depender do espaço que você tem à frente da mesma.Bacias com caixa roubam centímetros preciosos.Se for o seu caso o melhor é optar por vasos comuns e instalar uma descarga econômica de parede.
2) Pias
Caso seu banheiro seja longo e estreito, o melhor seriam as cubas de semi encaixe, para liberar a circulação, tendo uma bancada mais estreita.Caso seu banheiro aceite uma cuba comum, tanto melhor, poque você vai poder usar o espaço sob a bancada para armazenar uma quantidade maior de toalhas e produtos de higiene.
3) Box
A melhor opção é o fechamento com vidro.Existem boxes tão pequenos que não dá nem para colocar porta neles, porque dificulta a abertura.Nesse caso você pode optar por ter apenas uma parte do box fechado por uma bandeira de vidro fixa.
Cortinas também podem ser usadas e não desmerecem seu banheiro, além de existirem modelos lindos no mercado.
4) Espelhos
Caso seu banheiro seja muito pequeno, uma opção seria colocar espelho em toda a extensão da parede acima da pia.
Caso seja maior e o preço do espelho fique muito caro, faça uma faixa de espelho acompanhando a largura da bancada e a altura começando acima do roda banca ( aquela faixa de pedra que dá acabamento à bancada) podendo ir até a altura do box.Assim fica visualmente agradável.
5) Cores
Não é porque seu banheiro é pequeno que ele vai estar condenado a ser branco.Use a cor nos gabinetes abaixo da bancada, em prateleiras e em faixas de pastilhas ou outro revestimento decorativo.Mas o fato é que para ter mais amplitude a base deve permanecer neutra, seja ela branca ou tons de areia.

Dicas de cubas para banheiro

A cuba é fundamental na montagem do banheiro. Mesmo sendo uma peça pequena, ela pode se transformar na estrela principal da decoração. Ela valoriza o projeto e é determinante na hora de definir um estilo. Mas a hora da escolha é preciso ponderar mais do que apenas a estética do artigo, é necessário pensar na funcionalidade e qualidade para evitar dores de cabeça mais tarde. Então nós do IdeiaDecorar, separamos dicas de cubas para banheiro.

No mercado é possível encontrar diversos modelos de cubas, que variam o formato, material, tamanho e acabamento. Outra diferença que podemos encontrar é as formas de instalação da peça. Algumas cubas são feitas para serem embutidas, enquanto outras para sobrepostas.

A cuba de embutir é aquela instala embaixo de um tampo, seja de vidro ou de madeira, ficando presa em algum suporte, ou como o nome já diz: embutida no armário. O cuidado na hora da compra é em relação ao tamanho correto da peça para que haja o encaixe perfeito. Já a cuba de sobrepor é feita para ficar em cima da tampo. Para escolher melhor o produto, a dica é fazer a compra se baseando na altura média dos usuários.

COMO ESCOLHER

Com tantos modelos e variedades disponíveis fica até difícil saber qual é a melhor opção, não é mesmo? Por isso fique de olho em algumas dicas de cubas para banheiro:

– A primeira coisa a se fazer antes de sair às compras é definir o projeto do banheiro e ter todas as medidas anotadas. Dessa forma, a chance de erro cai bastante.

– Para quem tem o orçamento limitado e quer investir em uma boa cuba, a dica é apostar no material e economizar no restante das peças. Porém é possível encontrar no mercado cubas muito bonitas e de excelente qualidade por um preço inferior. Basta procurar!

– Antes de fazer é compra é importante testar a cuba. Na loja é possível pedir para fazer a experimentação. Dessa forma você verifica se a peça não respinga água e é funcional.

– Ao escolher a cuba de embutir, a dica é investir em modelos ovais ou redondos, que garantem um bom escoamento. Mas lembre-se: esse tipo de pia requer espaço, se a bancada for pequena ele não é a melhor opção.

– A cuba de sobrepor combina com ambientes pequenos.

E então, já escolheu a sua?  Confira a nossa galeria de fotos de dicas de cubas para banheiro:

Cortinas para o banheiro

A decoração de um banheiro é construída nos detalhes. Desde as grandes coisas, como a escolha do revestimento, até as pequenas, como os objetos e as cores que vão dar um charme ao ambiente merecem atenção. Quando o assunto é cortinas para o banheiro, todo mundo logo pensa em uma única utilidade: evitar que o chão e os móveis se molhem com a água e a espuma do banho. Porém, elas podem se tornar a estrela da decoração do banheiro. Quer saber como? Nós mostramos!

Antigamente as cortinas utilizadas no banheiro, no máximo, recebiam uma aparência jateada e uma estampa florida. Isso deixa as peças não tão atraentes aos olhos de quem procurava por uma maneira de evitar uma molhança na hora do banho. Hoje as coisas são diferentes. As cortinas estão em alta, e além de terem um custo super acessível, decoram e dão um up ao banheiro. Os modelos encontrados são cheios de bom humor e temas pra lá de diversificados. Você, com certeza, vai encontrar uma cortina que combine com o seu estilo.

Estilo acessível:

As cortinas para banheiro são uma excelente alternativa para quem mora em casas e apartamentos alugados e sabem como é complicado fazer uma reforma que altere as paredes. Com elas é possível deixar o banheiro com mais personalidade e muito mais divertido sem grandes gastos e dor de cabeça. Muito mais fácil decorar dessa forma, não é mesmo?
Muitas pessoas acham a cortina, utilizada como box, muito feia. Pensando nisso, nós separamos algumas ideias e modelos muitos estilos para deixar o banheiro muito mais bonito. Com tantas opções é possível encontrar a peça que mais se encaixa com o estilo geral de decoração adotado pelo morador.

Veja as ideias e se inspire.

Dicas para organizar o banheiro

Foi-se o tempo em que o banheiro era um coadjuvante na decoração da casa. Hoje eles ganharam mais espaço e mais atenção dos arquitetos e decoradores, sendo chamados até de salas de banho. Mas independente se esse ambiente recebe uma composição cheia de luxo, ou mais simples, se tem medidas enormes, ou é uma peça pequena, é sempre muito difícil mantê-lo organizado. Toalhas, objetos, escovas, produtos de higiene pessoal e por aí vai a lista de coisas que devem ser acomodadas nesse espaço. Mas nós do IdeiaDecorar temos algumas dicas para organizar o banheiro! Confira:

  • A primeira dica é: faxina. Antes de mudar os móveis, inserir prateleiras e armários, você deve fazer um limpa nos produtos vencidos e que não tem mais serventia, fracos e potes vazios devem ir para o lixo, abrindo espaço para as coisas novas.
  •  As toalhas ocupam espaço e precisam ficar sempre a postos. Para isso instale ganchos atrás da porta ou em uma das paredes para que elas não fiquem espalhadas pela casa. Um armário com pequenos nichos também ajuda a organizar esse item.
  • Outra coisa que sempre fica espalhada são as roupas sujas. Um cesto pode resolver o problema da bagunça e colaborar para estética do banheiro. Ele pode ser colocado atrás da porta.
  •  Para manter tudo organizado o ideal é separar os cosméticos, maquiagens e outros produtos no armário ou em gavetas por categoria. Além de ficar tudo em ordem, facilita na hora de encontrar o que você está procurando. Os produtos usados durante o banho devem ficar dentro do box.
  •  Os ganchos também podem ser usados para organizar os secadores, chapinhas e escovas que, geralmente, são usados diariamente e acabam ficando espalhados sob a pia.
  •  A bancada deve estar sempre organizada e limpa. E para isso a melhor alternativa é não deixar nada em cima dela. Guarde todos os produtos e objetos dentro das gavetas.
  •  Quem tem pouco espaço pode investir em cestos de vime ou caixas de madeira. Eles podem ser inseridos embaixo da pia ou até mesmo pendurados na parede otimizando as medidas do ambiente.

Confira algumas fotos na nossa galeria: