Como tratar umidade nas suas paredes

Umidade na parede da casa, estragando móveis, soltando azulejos, destruindo a pintura e, o pior, prejudicando a saúde dos moradores!?  Pois consegui boas informações de como tratar umidade nas suas paredes.

Antes de pintar uma parede ou qualquer superfície interior ou exterior de uma residência, temos de assegurar que não haja qualquer umidade que impeça a aderência adequada de tinta. Não há material capaz de aderir em uma superfície com umidade. Por isso, é necessária resolver o problema pela raiz antes de tentar pintar sua casa. Algumas opções para remover a umidade são simples, mas na maioria dos casos você precisa contratar um profissional especializado ou empresa para executar o serviço.

Basicamente, existem três tipos de umidade e um tratamento diferente é aplicado de acordo com cada um deles:

1) Condensação: É proveniente do vapor de água sobre as superfícies, incluindo as paredes. O excesso de umidade faz com que o crescimento de fungos e manchas aconteça nas em paredes. Isso acontece muito em banheiros mal ventilados.

2 – Umidade Ascendente – Este tipo ocorre devido à absorção e retenção de água nas casas construídas diretamente sobre o solo natural. A umidade sobe através da base deteriorando as paredes.

3 – Infiltração – Esta forma de umidade surge da penetração de água a partir do exterior, através das paredes no caso de construções abaixo do nível do solo, ou pela chuva ou uma fonte de água exterior.

Tratamento de umidade por condensação ( o primeiro caso)

a) Ventilar diariamente para evitar o excesso de umidade.

b) Instale uma janela no cômodo para manter o local com uma boa entrada de ar e luz solar se for possível.

c) Em áreas sem ventilação ou possibilidade de instalar uma janela, use extratores para remover o ar úmido e odores.

d)  Usando desumidificador em áreas úmidas ou zona climática abundante umidade natural. Um desumidificador absorve a água contida no ar

Tratamento de umidade ascendente ( O segundo caso)

Este é um pouco mais complicado e necessita de mão de obra qualificada para execução!

A solução  é remover o reboco numa altura superior à da umidade (50 a 80 cm), executar furos na parede e aplicar argamassa especifica para umidade, como cimento polimérico e depois um novo reboco.

Tratamento de umidade por filtração ( o terceiro caso)

Para o tratamento deste tipo de umidade será preciso identificar e reparar a fonte de umidade, que podem ser canos quebrados, fontes de água exteriores ou ruptura em tetos. Pode haver a deterioração de materiais estruturais, que devem ser analisados e substituídos. Antes de tudo, toda área danificada e úmida deve ser ventilada até que não haja sinais de umidade.

Se  não é possível reparar a fonte de umidade pode-se revestir a superfície usando argamassa, resinas e aditivos especiais que criam uma superfície que estanque  a água, como os impermeabilizantes que são utilizados em piscinas de concreto.

E acrescento os seguintes conselhos: 1) Não economize qualidade (de mão de obra e material) na construção da sua casa. As coisas que ninguém vê são as que mantém sua casa funcionando e segura – hidráulica, elétrica, materiais de construção e bons profissionais para executar o serviço. 2) Procure, nem que seja para uma consultoria inicial, um arquiteto ou engenheiro civil. Afinal, se você não se atreve a operar uma pessoa porque não estudou para isso, porque deveria construir sua casa sem um profissional qualificado a seu lado? Estas economias podem custar MUITO mais caro! Proteja seus bens!

 

Previous ArticleNext Article