Dicas para acabar com as manchas de umidade

A sua casa ou apartamento possui aquelas indesejáveis manchas de umidade? Seja no banheiro, cozinha ou no piso, as infiltrações ocorrem pela falta de impermeabilização do local atingido. A primeira ação deve ser sempre retirar o revestimento do local atingido e higienizar a área com água sanitária para evitar que micro-organismos proliferem abaixo da impermeabilização. Agora  vamos dar dicas para acabar com as manchas de umidade cada caso específico:

Fachadas de tijolo aparente
As manchas aparecem nessa região porque a argamassa utilizada absorve facilmente a água. A única alternativa, nesse caso, é aplicar um novo reboque misturado com impermeabilizante à área afetada.

Pintura de paredes externas
Depois de higienizar a área, passe um impermeabilizante. Utilize uma tinta resistente à umidade, que apesar de ter um custo maior que a tinta comum, evita que você tenha que fazer uma nova reforma com o passar do tempo.

Áreas molhadas da casa
Se o ambiente vive molhado e não tem circulação de ar, a chance de ter manchas de umidade é enorme. Deixe, sempre que possível, a janela aberta e utilize tintas que tenham impermeabilizantes na fórmula.  Se os azulejos não tiveram rejuntes, providencie o quanto antes, pois a falta dele é a certeza que haverá infiltração no banheiro mais cedo ou mais tarde.

Paredes com portas e janelas
A região dos caixilhos, se não for bem vedada, é propícia para as infiltrações. Caso haja alguma infiltração, é preciso retirar o acabamento e apostar em uma nova vedação das estruturas.

Manchas em lajes e rodapés
Infiltrações no rodapé são indícios de que o solo está com problemas de excesso de umidade. É preciso analisar a estrutura da área como um todo, pois também pode ser falha nas tubulações da casa. Se forem lajes de concreto, o ideal é investir em manta asfáltica para toda a superfície.

 

Previous ArticleNext Article