A decoração de cada signo

Todos os signos trazem uma marca própria de personalidade que pode se mostrar em todas as áreas de nossas vidas. Ela pode ser vista no parceiro ou parceira escolhida, no carro, nas roupas que a pessoa usa, no seu comportamento e principalmente na sua casa! Veja a seguir a decoração de cada signo e como o lar conta a história do morador, refletindo os seus gostos e seus anseios!

O zodíaco é composto por 12 signos e, estes são regidos por elementos da natureza (água, fogo, terra e ar) bem como por planetas. Pensando nisso, fizemos uma seleção inspirada em cada signo, vamos ver se você vai se identificar com o seu!

ÁRIES:

Signo regido por Marte, o deus da guerra. Os arianos tem por princípio a liberdade gostando de grandes espaços com móveis leves e modernos, as cores vibrantes geralmente estão presentes, como por exemplo o laranja ou o vermelho, mas também gostam de cores que lembram o futurismo, como as cores metálicas.
São apreciadores de muita luminosidade, dando preferência à luz natural.

 TOURO:

Os taurinos consideram a sua casa como o seu castelo, uma vez que são super caseiros, gostam de conforto e aconchego.
Há dois tipos de taurinos, os que gostam do estilo rústico e os sofisticados. Não importando qual, ambos gostam de praticidade e bem estar dentro de seus lares. Móveis grandes e confortáveis, com cores neutras como o marrom, bege e alguns tons pastéis e um toque tradicional, regem o estilo desta casa.

GÊMEOS:

Para os geminianos grandes espaços e móveis são fundamentais. Este signo preza pela sua liberdade e por isso, vai preservar seus ambientes também.
Gostam de receber muito bem seus convidados, com uma boa música, filme ou um bom vinho. A decoração sempre será muito leve, com diversas cores e muitos livros espalhados pelas mesas e estantes.

CÂNCER:

São muito caseiros e gostam de viver para as suas famílias e seus lares. A sua casa é cheia de conforto com estilo tradicional. Porta retratos, quadros e objetos antigos fazem parte da sua decoração, principalmente se for herdado de sua família.
Adoram receber seus convidados em grande estilo com almoços e jantares e fazem o impossível para que eles se sintam bem. Os móveis por sua vez, são grandes, com estilo antigo porém muito confortáveis, sem esquecer das cores discreta e do romantismo presente em cada pedaço da casa dos cancerianos.

LEÃO:

Os leoninos são extravagantes e a sua casa não poderia ser diferente! Os móveis terão estilo próprio e as cores nada discretas, por isso deve-se tomar cuidado com os excessos.
As cores fortes, simbolizam a chama do leão, por isso puxam geralmente para tons quentes. Gostam de luxo e cores metálicas, especialmente o dourado deixando a casa cheia de vida.

VIRGEM:
Os virginianos são discretos e, encontramos esta mesma discrição em seus lares. Gostam de cores sóbrias e claras, mas tudo seguindo certa tradição.
Gosta de receber mas, apenas os amigos mais íntimos, escolhidos à dedo. Os pontos fortes da casa de um virginiano são a biblioteca e a cozinha.

LIBRA:

As pessoas do signo de libra, são muito sociáveis, portanto sua casa é feita para receber os amigos, parentes, amigos dos amigos, amigos dos parentes… As festas estarão presentes a todo tempo, portanto sua casa pode ter um estilo moderno, mas deve ser muito prática e refinada, com objetos de artes, principalmente quadros, por toda parte.
As cores sempre serão perfeitas em suas combinações.

ESCORPIÃO:

É famoso por ser um dos mais caseiros do zodíaco. É um signo de tradições e muito discreto. As cores da decoração de sua casa tendem para tons escuros, como o vinho, preto, azul e verde. Há um toque de magia e mistério nos pequenos detalhes de seu lar.
Os móveis costumam ser tradicionais, grandes, confortáveis e luxuosos. As linhas arrojadas prevalecem, pois é um signo que gosta de ousar, mas sempre com o bom gosto presente.

SAGITÁRIO:

Os sagitarianos gostam de ambientes espaçosos e bastante iluminados, dando preferência a enorme janelas de vidro. As linhas serão sempre modernas e, geralmente são poucas para criar espaços mais amplos. O estilo sóbrio não combina com este signo, cadeiras estilo chaise long, mesas com tampa de vidro e lareiras são essenciais.
As cores de sagitário podem ser claras e metálicas, sempre com muitos livros espalhados pela casa e um cantinho especial de cunho religioso.
Apartamentos não são bem vindos para os sagitarianos, já que gostam de muito contato com a natureza.

CAPRICÓRNIO:

É um signo tradicional e muito caseiro. A casa dos capricornianos tem um ar de antiguidade, com móveis clássicos, estantes e mesas que trazem a história da família.
As cores para capricórnio, sempre serão sóbrias, tendendo para tons escuros e médios. Um toque de modernidade poderá existir mas, sem esquecer da sobriedade.
Gostam de espaços pequenos, para dar a sensação de aconchego que é tão prezada por esse signo.

AQUÁRIO:

A casa do aquariano terá sempre um ar jovial, livre e de muita contemporaneidade. A inteligência, modernidade e liberdade são uma forte marca deste signo portanto, gostam de espaços muito amplos. A decoração será moderna e muito arrojada, com poucos objetos presentes.
Os móveis tendem para o futurismo, com muito vidro e metal. Apreciam um objeto que caracterize e marque toda a decoração da casa e, a mais moderna tecnologia sempre estará presente na decoração.

PEIXES:

A casa de uma pessoa de peixes será muito romântica, com um ar dos séculos passados. Os móveis tem estampas florais, as almofadas tem babados e as cortinas terão um tecido leve e esvoaçante.
As cores de peixe são todas aquelas que lembram a água e o ar, sendo muito leves. Os objetos lembrarão a casa da vovó, com toalhas de crochê, guardanapos e colchas de patchwork.
A natureza sempre estará presente, por isso as casas são melhores que os apartamentos para os piscianos.

E aí criativos? A decoração da sua casa combina com o seu signo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Flores artificiais x Flores naturais

Flores são sempre uma boa ideia na decoração. Artificiais ou naturais, as plantas deixam qualquer ambiente mais aconchegante, relaxante e alegre. Se você tem dúvidas de qual tipo de flor é a ideal para a sua casa, confira as principais diferenças entre decorar com flores artificiais x flores naturais.

Flores artificiais

A manutenção das flores artificiais é bem mais simples, já que elas não dependem de condições ideais de luminosidade e nem de água para regar. Dessa forma, podem ser utilizadas em qualquer local da casa.

No entanto, elas precisam ser escolhidas cuidadosamente para que a decoração não saia prejudicada. Dependendo do material, as flores acumulam muita poeira e devem ser limpas com frequência. Na maioria dos casos, podem ser lavadas ou escovadas, mas se forem muito frágeis, prefira limpar com um pano úmido. Além da higienização, lembre-se de trocar as flores logo que elas desbotarem.

Se você quiser acertar em cheio na decoração, escolha flores artificiais com cores semelhantes às reais. Uma boa ideia é colocá-las em vasos rústicos, acrescentar cascas de árvores e tudo o que possa deixá-las com aparência de natural. Já que elas não têm odores, uma boa dica é borrifar aromatizadores ou essências sobre as pétalas.

No entanto, um vaso decorativo também pode criar um lindo efeito para quem deseja utilizar as flores artificiais em qualquer local da casa, como banheiros e cozinhas, por exemplo.

Flores artificiais x Flores reais Flores artificiais x Flores reais 2

Flores naturais

Muitas pessoas querem adotar plantas em casa, mas nem sempre dispõem de tempo para se dedicar a esta “arte”.

Não existe uma fórmula mágica para manter a planta bela e forte, mas sim dedicação e seguir as regras de cuidados específicos da planta escolhida. Portanto, a escolha da espécie deve levar em conta fatores como ambiente a ser decorado, porte da planta, tipo de vaso e terra, incidência de luz solar e umidade necessária e, por último e não menos importante, a disponibilidade para cuidar da plantinha.

Há plantas que se adequam melhor em jardins ensolarados, como a azaleia e o agapanto que, por serem rústicas, não necessitam de regas e podas constantes. Por outro lado, existem plantas que se desenvolvem melhor em ambientes úmidos e de sombra, como o Ciclame. Esta espécie, muito comum na primavera,deve ser regada todos os dias e o vaso deve escoar bem a água.

Flores artificiais x Flores reais 5  Flores artificiais x Flores reais 3

Dessa forma, é preciso lembrar que cuidar de plantas – artificiais ou reais – requer tempo e dedicação, mas o resultado é incrível! E você? Qual é a sua preferida?

Móveis: cuidados e dicas ao comprar online

Fazer a compra de móveis pode ser algo extremamente prazeroso, principalmente se soubermos todos os cuidados que devemos tomar na hora da compra. Aprenda no “Móveis: Cuidados e dicas ao comprar online”, como ter a compra perfeita.

Afinal quem nunca passou horas na internet buscando o produto perfeito? Aqui vamos te dar todas as dicas para que possa comprar sem medo, sem culpa e com muito bom gosto!

Móveis cuidados e dicas ao comprar online

Depois de um tempo procurando loja de móveis pela internet, você começa a achar tudo muito parecido, tudo igual, tudo com a mesma cara! Mas a diferença está na segurança que a loja deve te oferecer.

Pode ter acontecido com você, com um amigo ou conhecido, mas tenho certeza que você já ouviu falar em pessoas que compraram pela internet e não ficaram satisfeitas com a compra.

Afinal não é por que uma loja é online que ela é insegura. Mas sempre devemos nos proteger e ter cuidado, para se ter uma agradável compra, que vai embelezar sua casa, e não tirar sua paciência.

As lojas de móveis online boas e confiáveis, oferecem os mesmos benefícios de uma loja física, e ainda mais, pois você pode comprar tudo no conforto de sua casa, apenas com um clique.

Tanto fazer se é na loja física ou na loja online, algumas dicas são essenciais:

Seja Prevenido


Em todos os tipos de comércio, existem os “bons” e ou “maus”.

Isso quer dizer que existem lojas idôneas e lojas que não são transparentes para o cliente.

Para evitar cair em uma loja que não seja idônea, o correto é sempre pesquisar o nome da mesma em sites de reclamações, como o Procon e paginas das redes sociais:

Procon

Reclame Aqui

Redes Sociais

Órgãos de Defesa do Consumidor

Pesquisar o CNPJ da empresa

Fazendo esta pequena pesquisa, você já vai ter uma ideia de qual é a melhor loja para se comprar.
E poder desfrutar da agradável compra, feita de dentro do conforto de sua casa.

Medidas


É necessário na hora de comprar um móvel, ou um objeto decorativo, que você saiba exatamente a medida do ambiente em que ele será inserido.

Sem essas informações nem adianta sair de casa para comprar o móvel, ou entrar em uma e-commerce para fazer sua compra, pois ao invés de ficar contente e feliz com sua amada compra, você pode ter uma grande dor de cabeça.

Isso mesmo, sua melhor amiga nessa hora é a fita métrica.

Caso não tenha pode utilizar a régua, ou um fio de barbante, linha ou fita. Pois depois de medir o local desejado, é só tirar a medida do fio com a régua, (isso faz com que sua medida, sem a fita métrica, seja mais precisa).

Tendo as medidas certas fica impossível comprar um objeto que seja grande demais para ficar dentro de sua casa.

Já imaginou comprar uma linda poltrona que não cabe em sua sala? Terrível, mas se levar em conta essa dica, é algo impossível de acontecer.

As medidas necessárias são:

Largura do ambiente.

Altura do pé direito do ambiente (No caso da compra de uma estante, esta medida é super necessária).

Espaço entre os objetos já existentes (evitando que sei ambiente fique apertado).

Largura e altura dos batentes das portas e janelas (caso contrario o seu móvel, se não for desmontável, pode nem entrar em casa).

Dimensões Corretas


Da mesma forma que você mediu todo seu ambiente, para poder assim comprar um objeto que se encaixe perfeitamente dentro de sua decoração, também é necessário ter acesso a todas as medidas do móvel que deseja comprar.

Se estiver comprando o objeto em uma loja física, fazer isso é algo mais simples, pois o vendedor vai te falar, e você também pode levar sua fita métrica e medir você mesmo o objeto.

Mas caso esteja em uma loja virtual, fique bem atento as especificações do produto.

Altura, Largura e Profundidade, o peso também deve vir discriminado, para que assim você consiga averiguar cada detalhe de sua compra.

É muito importante saber de todas estas informações, e caso alguma delas não esteja descriminada no site, entre em contato com a loja pedindo as medidas.

Mas nunca, em hipótese alguma, compre um objeto ou móvel, sem saber suas medidas exatas.

As fotos e imagens do produto, podem não ser reais, ou até mesmo, darem a impressão de um objeto maior ou menor do que ele pode ser na verdade.

Materiais


Ao comprar um produto em uma loja de móveis, é importante que você tenha acesso ao tipo de material do produto.

Os materiais são informação importantíssima, pois cada tipo de material requer um cuidado. E cada tipo de ambiente, pede um material diferente.

Por exemplo:

Se você vai comprar uma cadeira para sua cozinha, deve comprar uma de um material que não absorva água, e que seja de fácil limpeza. Assim evitando que o produto estrague rapidamente!

Esse pequeno detalhe parece algo superficial, mas é muito importante.

Em caso de loja física, sempre pergunte o material para o vendedor.
E na loja online a mesma coisa, se não existir o detalhamento do material, é necessário entrar em contato para receber esta informação.

O material faz toda diferença no seu móvel e na sua decoração.

Especificações


Cada produto requer um tipo de especificação, para os materiais, para as necessidades especificas de cada parte do produto.

Ao comprar um móvel, é necessário saber de todos estes detalhes.

E caso algum deles não esteja bem claro, entre em contato com o vendedor e tire todas as suas duvidas antes de efetuar a compra.

Um erro frequente é ver um móvel com algum detalhe extra, e achar que o mesmo acompanha o produto. E no final da compra, ao receber o objeto, perceber que ele não estava incluso na compra.

E é isto que deve estar detalhado na descrição do produto e nas especificações.

Por exemplo:
Você esta procurando uma poltrona linda e confortável. Então depois de horas em busca de seu produto perfeito, se depara com uma lindíssima poltrona que aparece nas fotos com almofadas fofas e confortáveis. Parece um sonho, feliz da vida efetua a compra! Quando a tão esperada poltrona chega, ela é sem estofado, isso mesmo, ela não tem as belas almofadas.

Revoltadíssimo, você vai atrás da loja que te vendeu, pois até então, acredita que foi enganado.

E ao entrar no site, buscando explicações, encontra as “Especificações” do produto, onde esta escrito que as almofadas não fazem parte da cadeira, que são meramente ilustrativas.

Talvez a loja forneça as almofadas para compra, talvez não. Mas a sua compra foi prejudicada por um pequeno detalhe e pela falta de atenção, e isso faz toda a diferença.

Por esse e por tantos outros motivos que as Especificações do produto são tão importantes na hora da compra.

Cores


Ao comprar um móvel colorido ou escuro, é necessário ficar bem atento a tonalidade do mesmo.

Em um e-commerce existem diversos tons e cores do mesmo objeto, todos disponíveis para você. Porém você não testou essa cor perante a cor de seus móveis e paredes.

O ideal é imprimir a cor do objeto a ser comprado, e colocar diante da sua decoração. Isso evita o transtorno de ter um móvel que não combine com seu ambiente.

Outro problema causado pelas cores do produto, é que as vezes em uma compra online, o visor do computador altera a cor do objeto, e então, quando ele chega, a tonalidade da cor são diferentes.

Por isso, em caso de duvida em relação a cor, entre sempre em contato com a loja, pedindo mais especificações.

Montagem


Quando olhamos o móvel que queremos comprar, sempre vemos ele todo montado, bonito e sem nenhum defeito.

Porém, alguns produtos, quando comprados em uma loja de móveis pela internet, podem vir desmontados, e isso pode te causar uma dor de cabeça gigante.

Ainda mais no caso da loja, que te vendeu o móvel, ter mantido essa informação encoberta na hora da venda, sem deixar bem claro que o produto viria desmontado.

É necessário que a informação que “o móvel vai desmontado para sua casa” esteja clara, e caso você não consiga visualizar isso com facilidade, entre em contato com o vendedor, antes de efetuar a compra.

Algumas lojas disponibilizam a montagem no ato da entrega, algumas outras não.

Certos produtos são de fácil montagem, e devem ir com manual junto. Então caso verifique que o produto vai desmontado, verifique também que segue com ele o manual de instruções, que irá facilitar a sua vida!!

Mas caso seja um produto muito complicado, cheio de pedacinhos soltos, com difícil montagem, chame um especialista, um montador. Pois contratar um montador sai mais em conta do que a quebra ou destruição do seu produto.

Dicas Gerais


Procure sempre um site ou comercio seguro.

Tenha os dados da empresa que esta te vendendo o produto, razão social, CNPJ ou até mesmo o CPF do responsável. Assim evitando fraudes.

Avalie toda forma de atendimento do site, entre em contato pelas vias disponíveis , tire todas as suas dúvidas antes de efetuar a compra.

O ideal é que a e-commerce, mesmo que não tenha uma loja física, tenha um endereço físico.

Fechando o Negócio


Verifique antes de fechar o negócio, se estão claras algumas informações, e se você as entendeu da forma correta.

Móveis cuidados e dicas ao comprar online.jpg1

Certifique-se se compreendeu as formas de pagamento, prazo de entrega e valor do frete.

Cada detalhe faz a diferença na hora de ter uma compra segura, e se você ficar bem atento, vai ter uma compra calma e poderá desfrutar do produto sem nenhuma confusão.

Guardando Informações


Sempre que estiver efetuando uma compra em uma loja de moveis, lembre-se de guardar todas as informações.

Guarde sempre todos os emails e comprovantes que a loja de moveis te enviou.
Assim você fica garantido, e sem medo de que alguma informação se perca e você acabe saindo prejudicado.

Não que você desconfie, afinal depois de seguir as dicas anteriores, dificilmente estará comprando de uma loja irresponsável, mas é sempre bom garantir.
Afinal é o seu tempo e dinheiro que estão em jogo, e com isso não se pode brincar.

Fique Atento


Lojas que tem valores muito baixos perante o resto do mercado, devem ser vistas com receio.

Não que um produto barato seja um produto ruim, de forma alguma, mas quando uma loja coloca um valor extremamente baixo em um produto, devemos saber que algo esta errado.

Por isso fique de olho, fique atento, fique esperto!

Confira todos os detalhes:

Informações sobre a loja (CNPJ, Contato, Local físico, Atendimento, etc…).

Medidas dos produtos (Todas as medidas: Altura, Largura e Profundidade).

Especificações do produto (Caso não tenha este item na hora da compra, entre em contato com a loja ou vendedor).

Meios de pagamento.

Política de entrega e devolução.

Viu como fazer uma compra em uma loja de móveis não é difícil? Muito pelo contrario!

Mantendo-se atento ao tipo de loja que esta comprando e seguindo as dicas que demos acima, você poderá comprar tranquilamente e ter sucesso com sua decoração.

Qual a principal diferença entre um arquiteto e um engenheiro

O que é arquitetura e o que faz o arquiteto? Quais as diferenças deste profissional em relação ao engenheiro civil? Descubra aqui no IdeiaDecorar qual a principal diferença entre um arquiteto e um engenheiro!

Tanto o Arquiteto quanto o Engenheiro Civil são profissionais muito importantes se você pensa em construir uma casa, por exemplo. No entanto, nem sempre as diferenças entre essas duas áreas ficam claras e, daí, como saber se ambos são necessários para a minha obra e qual eu devo contratar? Veja a seguir as diferenças e as semelhanças entre esses dois profissionais e faça uma escolha acertada!

índice

ARQUITETURA

A formação acadêmica do arquiteto aborda mais a área “humana” da construção, de forma que esse profissional é responsável por conversar com o cliente, entender o que ele espera da edificação e, com isso, elaborar um projeto que contemple suas preferências. Na prática , geralmente é o arquiteto é quem dá início à obra, planejando-a conforme as vontades do cliente.

Nesta planta que o profissional elabora, é representada a melhor maneira de aproveitar os espaços, além de ideias ligadas ao paisagismo e design de ambientes. Note que o arquiteto não só leva em conta apenas as preferências da pessoa para esse projeto, mas também estuda as condições do ambiente, como iluminação e ventilação, para fornecer um desenho que garanta conforto e qualidade.

ENGENHARIA CIVIL

O engenheiro civil tem uma formação acadêmica mais voltada para a área das “exatas”, incluindo várias disciplinas ligadas à matemática e à física. Desse modo, este profissional está mais habituado a fazer os cálculos necessários para concretizar o trabalho do arquiteto com total segurança.

Geralmente o engenheiro se envolve mais com a parte estrutural da construção. Ele analisa as forças a que a edificação estará sujeita, como o tipo de solo e a intensidade de ventos na área. Assim, dimensiona o tamanho e a quantidade de colunas necessárias, faz a distribuição de cargas em cada ambiente e especifica os melhores materiais a serem utilizados na obra visando à economia e à estabilidade da construção. Normalmente é o engenheiro civil que indica as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, bem como acompanha o desenvolvimento da obra para que tudo seja feito conforme especificado e denrto das normas. Este profissional, por formação, também está habilitado para coordenar a construção de outras obras, como pontes, viadutos, barragens e estradas.

Diferenças:

Em termos legais, tanto o Arquiteto e o Engenheiro podem atuar na edificação, se responsabilizando pelos projetos, execução e fiscalização das obras. Porém, a diferença desses profissionais está principalmente na sua formação acadêmica, que tem focos diferenciados. E, por isso, cada um atua muito melhor em um aspecto específico da construção do que o outro.

Semelhanças:

Embora o Arquiteto e o Engenheiro Civil atuem com focos diferentes, legalmente ambos têm atribuições profissionais semelhantes, podendo atuar no projeto e na construção de edificações. Dessa forma, em função do custo envolvido na contratação de dois profissionais, acontece frequentemente de pessoas contratarem apenas um deles para a sua construção, tornando-o responsável por todas as partes do projeto e de sua aplicação.

A Arquitetura e a Engenharia Civil são áreas correlatas e, por isso, é relativamente comum que um engenheiro tenha noções sobre o trabalho do arquiteto e vice-versa. Contudo, é preciso lembrar que estas semelhanças, embora até possam fazer com que apenas um profissional atue na sua construção, não garantem um trabalho com qualidade total.

É sempre preferível que Arquiteto e Engenheiro Civil trabalhem juntos, pois o serviço especializado de cada um faz muita diferença no resultado final, bem como na qualidade dos projetos

Com a atuação desses dois profissionais em sua obra, você poderá ter a certeza de uma construção não apenas segura, mas também bela e confortável!

Horta em casa

Já imaginou saborear um prato num almoço de domingo preparado com ervas e temperos fresquinhos, colhidos na hora? Muito mais saboroso, não? Isso é possível de ser feito com uma horta em casa.

Escolher o local ideal para o plantio é só o primeiro passo da horta em casa.

      – Se o plantio for feito em canteiros, num primeiro momento deve-se preparar o solo, retirando todas as espécies presentes junto com suas raízes.
      – Depois é preciso revolver a camada superficial que compreende os primeiros 20 cm (em média), e em seguida corrigir a acidez do solo acrescentando calcário dolomítico.
      – Feito isso, misture qualquer fertilizante de solo para fins genéricos com a mesma quantidade de adubo e turfa.

Algumas espécies exigem tratos diferentes, como sono mais arenoso, por exemplo. Dessa forma, escolha ervas e temperos com necessidades compatíveis de solo água e luminosidade. Uma boa composição é: alecrim, sálvia e orégano, que recebem no máximo três regas semanais. Já o hortelã exige mais água e não poderia estar no mesmo vaso.

Plantar a mesma erva ou tempero seguidas vezes no mesmo canteiro não é o mais correto.

Isso porque determinada espécie exige do solo sempre os mesmo nutrientes, ‘empobrecendo’ o solo para seu cultivo. O ideal é trabalhar com o rodízio de espécies.

Se houver disponibilidade de espaço, tente cultivar suas ervas e temperos próximos da cozinha, para ter facilmente os temperos frescos à mão.

horta-em-casa-ervas2

As ervas e temperos dificilmente serão atacados por pragas, se os cuidados com irrigação, iluminação, adubação e rodízios forem corretos. A maior parte tem preferência por sol pleno. Mesmo o ataque de pragas sendo pouco provável, para prevenir é indicado o cultivo de manjericão, que repele moscas-brancas, ácaros e pulgões; a pimenta e o gerânio (Pelargonium), que afastam os insetos; e o cravo-de-defunto (Tagetes patula), que mantem distantes os nematoides, vermes microscópicos que atacam principalmente a cebola.

Os primeiros registros de temperos e ervas foram encontrados por arqueólogos em tumbas egípcias datadas de 3000 a.C. Acreditava-se que as propriedades de conservação de alguns temperos eram ideais para o embalsamamento. A partir do século 15, inúmeras embarcações europeias desbravadoras de novas terras voltavam ao Velho Continente recheadas de especiarias, vendidas como produtos de luxo, bastante caros.

Na época, o valor das especiarias chegou a tal ponto que elas se tornaram moeda. Cerca de 500g de gengibre era equivalente a uma ovelha. Um saco de pimenta em grão era suficiente para comprar a liberdade de um servo na França.

13502-decor-apartamento-vila-mariana-luciane-mota-viva-decora

Enfim, discorrer sobre cada uma delas, nos tomaria muito tempo, mas atualmente podemos ter todo esse luxo em casa. Alecrim, alho, cebolinha, coentro, erva-doce, hortelã, manjericão, orégano, pimentas, salsinha, tomilho.

horta-em-casa

Muitas dessas plantas apresentam ciclos anuais, ou seja, após a florada e a produção do fruto, elas perecem e novas devem ser plantadas. Se sua horta em casa de ervas e temperos ficar bonita como esperamos que fique, essa preocupação certamente não será necessária, uma vez que tudo será consumido antes do fim deste ciclo.

Além de ajudar no orçamento de casa, ter uma horta em casa pode ser uma terapia deliciosa! Mãos à obra?

 

Como limpar sua piscina

Em tempos de calor, ter uma piscina em casa parece uma boa ideia, certo? Mas para que a diversão não termine em pesadelo, o ideal é que você consiga manter ela sempre limpa e pronta para o uso no fim de semana. Isso requer alguns cuidados essenciais, mas muitas vezes a manutenção não requer a contratação de um profissional, veja dicas de como limpar sua piscina aqui no Ideia Decorar!

9limpeza-de-piscinas-2

1. Usar uma rede para tirar as sujeiras maiores é o primeiro passo para limpar piscina

borda-da-piscina

2. Preste atenção aos detalhes nas bordas

605-a3.Use uma escovinha apropriada para tirar as sujeiras ao redor da piscina

Low Speed_800x600

4. Use um aspirador apropriado para remover a sujeira do fundo da piscina

Para limpar piscina de um jeito fácil, você vai precisar ter em casa algumas ferramentas especiais, a rede de folhas é uma delas. Com ela você consegue retirar da água as sujeiras maiores e as folhas como o próprio nome sugere. Logo em seguida use as escovas para limpeza de bordas que devem ser escolhidas de acordo com o material do qual é feito a sua piscina, por fim um aspirador especial também pode ser uma boa pedida.

Como limpar sua piscina

Não se esqueça de limpar todo o entorno da sua piscina, além de deixar o ambiente com uma cara mais organizado e agradável, isso vai evitar que a sujeira depois vá para a sua piscina limpinha. Lembre-se sempre de esvaziar o filtro sua piscina e esvazia-lo com frequência, isso vai garantir que a manutenção seja sempre mais tranquila e que a água onde você e sua família nadam, mais limpa.

Por fim não se esqueça de colocar o cloro,de um modo geral, ele serve como desinfetante, e deve ser colocado no final da limpeza para garantir a qualidade da água, lembre-se de autorizar o uso da piscina apenas uma hora depois da aplicação do cloro.

E não se esqueça de limpar aos arredores da piscina para garantir a diversão!

 

Como economizar energia: 9 dicas

“É a crise!”… Se você já ouviu isso ou também está falando saiba que chegou a hora de economizar energia na sua casa! Confira aqui no Ideia Decorar Como economizar energia: 9 dicas!

como-economizar-energia-ar-condicionado

1. A luz natural é a sua melhor amiga, aproveite o horário de verão pra abusar das horas de claridade sem ligar a luz de casa.

2. As lâmpadas fluorescentes e de led duram mais e gastam menos energia. Podem ser mais caras, mas valem o custo benefício.

3. O ar condicionado pode ser responsável por 40% do consumo de energia de uma casa. Tente instalar numa parede sem incidência do sol e mantenha portas e janelas fechadas durante o seu uso.

como-economizar-energia-televisao

4. Pinte as paredes e o teto com cores claras, eles refletem mais a luz externa e você vai sentir menos necessidade de ligar as luzes artificiais.

5. Não como companhia, só ligue o aparelho se for assistir, e se quiser dormir com ela ligada não se esqueça de acionar o timmer.

como-economizar-energia-banho

6. Evite banhos muito longos ou no horário de pico e em meses quentes deixe a chave na posição verão.

como-economizar-energia-cozinha

7. A geladeira deve ficar longe do fogão e com pelo menos 20 cm de distância das paredes e armários em volta. Evite também forrar as prateleiras e abrir a porta muitas vezes.

como-economizar-energia-lavar-roupa

8. Procure lavar muitas peças de uma única vez e mantenha o filtro sempre limpo.

9. Para passar roupas vale a mesma regra. Só quando tiver muitas peças acumuladas, evite também o uso do ferro na mesma hora que outros aparelhos estiverem ligados.

E então? Aprendeu como economizar energia com essas dicas simples? Agora é só colocar em prática!!!

 

Tendência de decoração 2015

Assim como no universo da moda, o mercado da arquitetura, decoração e design se renova com tendências a cada ano. Entre as mudanças apresentadas em cada coleção, se destaca a alteração da paleta de cores. Além disso, a questão da cromoterapia, cada vez mais abordada pelas empresas de tinta, revela o poder e o significado que as tonalidades exercem sobre cada pessoa e ambiente. Pensando nisso, fabricantes investem em produtos não apenas sob o pronto de vista estético, mas também que causem sensações e evoquem sentimentos. Confira aqui no IdeiaDecorar a tedência de decoração 2015!

TENDÊNCIA DE DECORAÇÃO 2015:

As cores são capazes de elevar a autoestima e o bem-estar, bem como aliviar a angústia e o estresse. Por meio delas, ainda é possível equilibrar e harmonizar os ambientes com estratégias para cada espaço – de acordo com o tamanho e a proposta de decoração. A psicologia da cor é aplicada para que a escolha de cada tonalidade possa despertar diferentes experiências sensoriais, como transmitir calma, leveza, aumentar ou diminuir o tamanho dos ambientes.

Com proposta estética e terapêutica, uma empresa exibe 30 tonalidades que vão marcar a decoração de interiores no próximo ano. Focando nas cores neutras, a proposta de composição pode ser explorar um universo lúdico e criativo, no que diz respeitos aos ornamentos. E ao mesmo tempo, manter a neutralidade na paleta de cores das paredes. Os tons de cinza são o novo bege, sendo a grande aposta do setor para manter o ambiente clean. Do cinza claro ao expressivo cinza chumbo, a variedade de tons se mantém entre o branco e o preto, demonstrado a estabilidade e neutralidade da cor.

Do ponto de vista terapêutico, a cor aumenta a conexão com a Terra, sendo ideal para ambientes como home offices e mesmo áreas corporativas, onde é necessário tomar decisões e manter o pé no chão. Além de ser uma boa alternativa para manter ambientes organizados e explorar a independência.

Confira a seleção de fotos para se inspirar: 

Decoração da casa de praia

É calor, é verão e todo mundo quer mais é pegar o rumo ao litoral e aproveitar os prazeres praianos. Se você tem uma casa na praia e tem muitas dúvidas de como decorá-la e quais os revestimentos são a melhor opção, não se preocupe! Nós trazemos aqui algumas dicas para você acertar no piso da casa praiana. Escolher o piso certo é fundamental para que o tempo não o destrua ou danifique. Por isso, fique atento às dicas para decoração da casa de praia!

A casa na praia é usada, na maioria das vezes, nas épocas mais quentes do ano, por isso a escolha por pisos frios é a mais recomendada. As lajotas e revestimentos em pedras não retêm tanto calor quanto as madeiras e carpetes. Outra coisa que deve ser levada em conta na hora da escolha é a facilidade de limpeza, devido à maresia e a grande quantidade de areia que vai ficar espalhada pelos ambientes. Pisos lisos são perfeitos e de fácil manutenção.

A resistência também é fator importante. Os pisos rústicos, com textura e os acetinados tem um acabamento mais forte, por isso cumprem esse papel. Enquanto os esmaltados e brilhantes riscam com muita facilidade. Nesse mesmo quesito, você deve procurar por um piso resistente à umidade típica do litoral. É importante verificar o índice de absorção de água do mesmo. E para terminar, é interessante que o piso seja confortável para que todo mundo possa andar descalço por ele e aproveitar a praia.

Confira a galeria de fotos e inspire-se!

Ideias de decoração com washi tapes

Washi Tape não é nenhuma novidade no universo da decoração. As fitas são chamadas de “washi tapes” porque são feitas com papel de arroz, mais conhecido como washi. A ideia virou uma febre geral entre todo mundo que curte decoração e artesanato. Confira algumas ideias de decoração com washi tapes!

Com elas, qualquer coisa ganha ares charmosinho. Um abajur de cúpula pequeninha, por exemplo, fica mais colorido e interessante com apenas algumas faixas. A garrafa vira um lindo vasinho colorido!

Esse é um bom jeito de renovar aquela peça que ainda está boa, mas que você já enjoou da cara, sabe?

A pintura da porta está desgastada ou precisa apenas de um toque de cor? Washi tape it! Ou seja, cola uma fita ali! Você pode ir formando linhas desencontradas, molduras e até padronagens.

Agora a grande sacada é usá-las na parede. Com criatividade pode-se formar diversos desenhos e assim, elas viram cabeceiras de cama, molduras, brinquedo para as crianças. Uma ótima artimanha para evitar os furos na parede ou pintura, para quem mora de aluguel.

As Washi Tapes são vendidas por uma bagatela no Ebay. Mas, se tiver dificuldade em comprar, não desanime. Dá pra utilizar fita isolante, durex colorido, e até mesmo o velho vinil adesivo cortado em tiras. Gostou?

 

Dicas para acabar com as manchas de umidade

A sua casa ou apartamento possui aquelas indesejáveis manchas de umidade? Seja no banheiro, cozinha ou no piso, as infiltrações ocorrem pela falta de impermeabilização do local atingido. A primeira ação deve ser sempre retirar o revestimento do local atingido e higienizar a área com água sanitária para evitar que micro-organismos proliferem abaixo da impermeabilização. Agora  vamos dar dicas para acabar com as manchas de umidade cada caso específico:

Fachadas de tijolo aparente
As manchas aparecem nessa região porque a argamassa utilizada absorve facilmente a água. A única alternativa, nesse caso, é aplicar um novo reboque misturado com impermeabilizante à área afetada.

Pintura de paredes externas
Depois de higienizar a área, passe um impermeabilizante. Utilize uma tinta resistente à umidade, que apesar de ter um custo maior que a tinta comum, evita que você tenha que fazer uma nova reforma com o passar do tempo.

Áreas molhadas da casa
Se o ambiente vive molhado e não tem circulação de ar, a chance de ter manchas de umidade é enorme. Deixe, sempre que possível, a janela aberta e utilize tintas que tenham impermeabilizantes na fórmula.  Se os azulejos não tiveram rejuntes, providencie o quanto antes, pois a falta dele é a certeza que haverá infiltração no banheiro mais cedo ou mais tarde.

Paredes com portas e janelas
A região dos caixilhos, se não for bem vedada, é propícia para as infiltrações. Caso haja alguma infiltração, é preciso retirar o acabamento e apostar em uma nova vedação das estruturas.

Manchas em lajes e rodapés
Infiltrações no rodapé são indícios de que o solo está com problemas de excesso de umidade. É preciso analisar a estrutura da área como um todo, pois também pode ser falha nas tubulações da casa. Se forem lajes de concreto, o ideal é investir em manta asfáltica para toda a superfície.

 

Tijolos de vidro na decoração

Modernos, resistentes e sofisticados, os tijolos de vidro têm aparecido cada vez mais em projetos e construções. A preferencia entre decoradores e arquitetos se mostra frequente devido a capacidade que a peça tem de transformar o visual dos ambientes e criar efeitos com a sua transparência. Os tijolos de vidro na decoração aparecem como excelente opção para os espaços que precisam de luz solar, mas não comportam uma abertura maior, como uma janela.

Os tijolos de vidro na decoração tem função puramente estética. As peças não foram criadas para dar conta de uma carga estrutural, por isso, não conseguem sustentar uma casa. Apesar disso, são perfeitos para criar uma decoração diferenciada e moderna. Eles podem usar em diversos cômodos da casa, valorizando a luz natural ou o sistema de iluminação. Também é possível criar muretas ou bancadas dentro de casa, sem que isso interfira na percepção de espaço.

Apesar das grandes vantagens é importa ressaltar que o preço do tijolo de vidro nem sempre é acessível. Ele custa mais caro que o tijolo convencional, e pode não se encaixar no orçamento. Porém, com certeza, o custo/beneficio vale a pena. Para quem procura um revestimento versátil e moderno, essa é a opção certa. O que você acha do tijolo de vidro nos projetos da casa? Confira algumas ideias na galeria de fotos que nós do IdeiaDecorar preparamos e inspire-se!